FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Ambiente Operacional #023



O ambiente operacional é o conjunto de todos os fatores físicos, geográficos ou não, organizados no tempo e espaço, visando nortear o planejamento e execução das operações, levando em conta as forças aliadas, seus recursos, o inimigo e a situação. 

Nele estão incluídos as bases de operações permanentes em território nacional de onde partem as unidades operadoras, suas rotas e bases intermediárias até o teatro de operações, aí incluídos terminais aéreos e marítimos, estradas de ferro e de rodagem, corredores aéreos e marítimos de superfície e submarinos; áreas de concentração estratégica e áreas de operações, áreas de apoio logístico e parques industriais de interesse, e todas as outras áreas  físicas que tenham influência sobre estas. Também fazem parte do Ambiente Operacional o espaço eletromagnético, cibernético e de mídia de interesse das operações. 

A identificação deste espaço, sua  delimitação e seu plano de utilização (Veja PPM - Processo de Planejamento Militar) são a primeira ação prática a ser consolidada na condução de uma campanha.


Espaço Aéreo: 

É vital em qualquer campanha moderna o domínio total ou parcial, dependendo da situação, do espaço aéreo de interesse das operações, domínio este conhecido também como Superioridade e Supremacia Aérea. Por ele serão estabelecidos os corredores logísticos aéreos, os corredores da aviação de combate ar-superfície, da aviação do exército em apoio as operações terrestres e da aviação naval na defesa das frotas, apoio a operações e patrulha marítima. 

Cabe a Força Aérea estabelecer este domínio através de sua aviação de caça e interceptação e sistemas de vigilância de defesa aérea. Para consecução deste domínio, medidas como viabilizar a utilização de bases aéreas pelas nossas forças, efetuar patrulhas de combate aéreo, suprimir sistemas antiaéreos e bases inimigas, neutralizar sistemas de vigilância, de comando e controle (C2), de suporte logístico e outras necessárias devem ser implementadas.

O espaço aéreo deverá ser compartimentado e sua utilização disciplinada em plano específico, sempre a cargo da Força Aérea. Deve-se levar em conta as necessidades e limitações das diversas aviações, como a de defesa aérea, de transporte estratégico, da aviação de ação ar-terra, da de suporte logístico, do Exército, da Marinha, civil, do inimigo, artilharia de campanha e antiaérea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário