FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Estabelecendo uma Posição Defensiva #019



O sucesso em combate envolve mais que apenas feitos audazes conseguidos através do deslocamento em um campo de batalha. Freqüentemente os soldados tem que parar para cavar a fim de construir posições seguras onde possam descansar e defender-se, de forma a sobreviver para ganhar a batalha seguinte. Nesta seção serão mostrado os princípios básicos na construção de  posições defensivas para pequenos grupos. Uma posição defensiva eficaz faz o melhor uso possível de sua potência de fogo. A nível de pelotão ou seção, serão necessário desdobrar trincheiras de modo que todos os acessos a sua posição sejam cobertos ao menos por dois arcos do fogo. Então, antes que possa alcança-lo, o inimigo terá que cruzar um terreno de matança em potencial. Uma defesa eficaz depende destes princípios básicos.


Defendendo o terreno de importância tática

Deve-se negar ao inimigo todo o terreno de importância tática, ou seja, todo o terreno de onde o inimigo possa executar qualquer tipo de manobra em seu proveito. Pode-se fazer isto defendendo o terreno propriamente dito, impedindo que o inimigo o ocupe e dele se utilize, ou bloqueando o acesso a ele.
O comandante do dispositivo deverá identificar, dentro de seu perímetro de defesa, os pontos de comandamento tanto do perímetro em sí, como os de suas rotas de acesso. Estes pontos servirão principalmente para a instalação de observadores e sentinelas que darão o alarme de qualquer atividade dentro de seu campo de observação. Também é possível desdobrar armamento defensivo a partir destas posições.

Defesa em profundidade

Uma defesa deve ser desdobrada levando em conta o fator profundidade, de forma que um ataque potente possa ser absorvido de forma lenta e gradual; primeiro enfraquecendo e desorganizando o atacante, para finalmente liquidá-lo ou faze-lo desistir.
Fazer o inimigo atravessar uma distância relativamente longa sob fogo é eficaz e em muitos casos pode até desencorajar a fazê-lo. Outro artifício a ser implementado pode ser o de criar corredores com curvas, aumentando a distância a ser percorrida e expondo-o ao fogo por mais tempo.

Posições Individuais e cobertura mútua

Trincheiras devem ser construídas de forma a prover cobertura mútua de fogo, proporcionando apoio a frente, nos flancos e à retaguarda. Dentro de um pelotão, cada seção deve poder cobrir a outra de tal maneira que os arcos das metralhadoras e das armas individuais se sobreponham. Deve-se tomar cuidado, no entanto para que uma seção não fique dentro do campo de tiro de outra, evitando o chamado fogo amigo.

Escondendo a posição

As trincheiras devem ser cuidadosamente escondidas da observação aérea e terrestre. Isto será conseguido construindo um eficaz sistema de camuflagem, além de uma localização cuidadosa. O terreno deve ser usado de modo que o inimigo não adentre a posição de forma desavisada. Uma maneira de se conseguir isto é situar suas posições defensivas em uma inclinação reversa, ou seja, atrás da crista de um monte de modo que o inimigo possa se aproximar somente através do arco de fogo das trincheiras ali instaladas, atacando de baixo para cima como óbvia desvantagem tática, sendo detectado muito antes de entrar no alcance das armas, dando chance a construção de pontarias bem estudadas, chamando para si o fogo direto quando estiver bem dentro de alcance.

Defendendo todos os acessos

Todas as posições defensivas devem ser situadas de forma a poderem fazer frente a ataques vindos de qualquer direção. Embora sejam distribuídos setores de defesa às diversas seções do pelotão, cada qual defendendo um sentido em particular concentrando ali seu fogo, suas linhas podem ser penetradas, especialmente à noite, e as seções devem estar preparadas para enfrentar um ataque de qualquer direção.

Mantendo as linhas de suprimento abertas

Como em todas as fases da guerra, uma campanha de sucesso depende da sustentação do necessário apoio logístico. Por melhor que seja uma posição defensiva, é improvável que se possa mantê-la se acabar a munição ou os defensores não tiverem o que comer.

Seguir sempre estes seis princípios ao construir uma posição defensiva é muito importante. Uma trincheira individual de fogo terá que ser situada seguindo estes princípios de forma a integrar uma planta maior de defesa.



A localização das trincheiras

Os seguintes fatores devem ser considerados ao se projetar trincheiras. Todo o projeto deverá levar em conta o desdobramento defensivo como um todo.
  • O uso das armas: A trincheira deve estar situada de forma a permitir um bom campo de fogo e de visão. Deve-se construí-la de forma que o fogo defensivo possa ser disparado sem obstáculos. Os campos de tiro devem ser limpos de desubstruídos de vegetação, sempre levando em conta as necessidades de camuflagem.
  • Proteção: A principal ameaça a infantaria em processo de escavação é o fogo de artilharia, em especial os projéteis de arrebentação aérea. Para uma proteção eficaz, as trincheiras não devem ser muito largas (cerca de 50 centímetros). A proteção aérea do abrigo deve ter ao menos 45 centímetros de espessura.
  • Velocidade da construção: No lugar de pás, machados e picaretas, deve-se sempre que possível lançar mão de ferramentas motorizadas. A preparação do terreno com explosivos também é uma opção. A melhor solução é um escavador móvel, que proporciona maior velocidade de escavação e poupa os defensores de esforço físico. Ele pode escavar rapidamente trincheiras de fogo, bunkers de comando ou para armas de emprego coletivo, como metralhadoras e morteiros.
  • Camuflagem: A trincheira deve, obviamente, também ser escondida o quanto possível.

A trincheira básica de fogo

A trincheira de fogo para dois homens, a trincheira de fogo para quatro homens e a trincheira de fogo de arma coletiva são os três tipos básicos de trincheira.

A trincheira de dois homens deve ser cavada com a profundidade das axilas dos defensores, cerca de 50 cm de largura, e cerca de 2,2 metros de comprimento. A profundidade pode ser variada, de acordo com a altura do homem mais alto da trincheira. As trincheiras de fogo devem ser construídas com proteção antiaérea. Esta não deve medir mais que um sexto da altura dos ocupantes acima do nível do terreno. Se a proteção antiaérea for adicionada a uma trincheira do fogo, uma abertura deve ser deixada descoberta para acesso, ter proteção contra o fogo das armas anti-tanque e sumidouro para defesa contra granadas de mão.

Fazendo exame do abrigo

Uma vez que a trincheira de fogo estiver completada, o passo seguinte é escavar a trincheira do abrigo. Esta é uma continuação da trincheira de fogo e deve ter a altura de cerca da metade da altura dos ocupantes, com uma cobertura de cerca de 45 cm de proteção. Esta cobertura deverá ser reforçada de forma a suportar o tráfego no terreno, seja tanto o de pessoal como o de veículos. Esta trincheira presta-se a servir como dormitório aos ocupantes. Uma trincheira de quatro homens deverá simplesmente ter duas vezes o comprimento de uma trincheira de dois homens e terá uma trincheira de abrigo em cada extremidade.

Para escavar uma trincheira de fogo de dois-homens em solo relativamente macio consome aproximadamente duas horas. Em solo mais difícil este tempo pode dobrar. Um hora adicional se fará necessária para proporcionar a proteção antiaérea, e de três a cinco horas adicionais para terminar a trincheira do abrigo em solo macio (até nove em solo duro).

Defesa Extra

Quando a trincheira for completada, necessitará ser guarnecida com defesas extras. Obstáculos de arame podem ser construídos em frente de sua posição, embora estes não sejam tão bons, a menos que estejam cobertos por arcos fogo.

As minas também podem ser usadas. Campos cuidadosamente ocultados, bem instalados e cobertos por fogo são altamente eficientes para deter veículos e tropas a pé.


Por último, deve-se ter um plano compreensivo de fogo, lançando-se mão de artilharia, tanques, morteiros, metralhadoras e armas anti-tanque, proporcionando cobertura mútua de forma a manter a posição coesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário