FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Organização do Ambiente Operacional #024




Baseado no FM 3-0 Cap 4

O ambiente operacional é o conjunto de todos os fatores físicos, geográficos ou não, organizados no tempo e espaço, visando nortear o planejamento e execução das operações, levando em conta as forças aliadas, seus recursos, o inimigo e a situação.

Organização do Ambiente Operacional

  • Teatro de Guerra (TG): É o ambiente composto por todo o espaço aéreo, terrestre e aquático que está ou pode vir a estar envolvido diretamente na conduta das operações.  Ele engloba o conjunto dos vários teatros de operações, se estes existirem de forma plural. Na Segunda Grande Guerra o TG era o mundo inteiro, na operação Tempestade no Deserto era o Oriente Médio.
  • Teatro de Operações (TO): É uma sub-área específica dentro de um teatro de guerra, onde são administradas operações de apoio e combate específicas. Diferentes TO  dentro do mesmo TG normalmente estarão geograficamente separados e focalizarão forças inimigas diferentes. TO normalmente são de tamanho significativo, demandando operações por períodos de tempo estendidos. Na Segunda Grande Guerra haviam os TO do Pacífico, do Atlântico e da Europa, por exemplo.
  • Espaço de Batalha (EB): É o ambiente que reúne os fatores necessários para que os comandantes entendam suas responsabilidades e apliquem seu poder de combate  prosperamente, protegendo sua força e completando a missão. Ele inclui o ar, a terra, o mar,  o espaço, o inimigo, as forças aliadas, instalações, tempo, terreno, o espectro eletromagnético, e o ambiente de informação dentro das áreas operacionais e áreas de influência e interesse. O EB é conceitual e não definido pelo escalão superior. Comandantes usam sua experiência, conhecimento profissional, e entendimento da situação para visualizar e mudar seu espaço de batalha atual, e na transição de operações atuais para operações futuras. EB não é sinônimo de AO. Porém, pelo espaço de batalha ser conceitual,  as forças só empreendem suas operações dentro daquelas porção delineada de sua AO.
  • Áreas de Influência (AInf): São aquelas áreas geográficas dentro do EB na qual um comandante pode influenciar diretamente as operações por manobra ou sistemas de apoio de fogo sob controle superior. AInf cercam e incluem as AO associadas. A extensão das áreas subordinadas as unidades são regularmente ditadas pelo comandantes superiores em sua AOs subordinadas. Uma AO não deve ser substancialmente maior que a AInf de influência da unidade.
  • Áreas de Interesse (AInt): São aquelas áreas que contém fatores que podem influenciar as operações, e devem ser monitoradas pelo comandante, inclusive as AInf e áreas adjacentes a ela. Estende-se às áreas ocupadas por forças inimigas que poderiam influir na realização da missão.
  • Área de Operações (AO):   É uma área operacional designada a uma força específica para que esta realize suas missões e possa proteger-se. Devem ser grandes o bastante para que as unidades empreguem seu equipamento orgânico aos limites das suas capacidades. Podem ser contíguas ou não-contíguas. AO contíguas são  separadas por limites definidos, e no segundo caso este não existe; prevalecendo o conceito de ligações de operações entre os elementos da força. O escalão mais alto é responsável pela área de ninguém entre as áreas não-contíguas.

  • Zona de Combate (ZC): É aquela área requerida por forças de combate para conduta de suas operações, e se estende normalmente adiante e a retaguarda de uma força em particular. A ZC está inserida dentro da AO da força.
  •  Zona de Comunicações (ZCOM):  é a parte traseira do teatro de operações (contígua à ZC). Contém as LCs (linhas de comunicações), áreas de armazenagem e evacuação, e outras agências requeridas para o apoio imediato e manutenção das forças de campo.
  • Linhas de Comunicações (LCs): É o conjunto de todas as vias aéreas, terrestres, navais e lógicas presentes na ZCOM por onde se todo o tráfego de pessoal, material e informações, pertinentes às operações.
  • Ambiente de Informação (AInf): É a porção do EB de um comandante que cerca a atividade de informação que afeta a operação. O AInf contém a atividade de informação que coleciona, processa, e dissemina informação e está além da influência direta da força. Inclui sistemas baseados no espaço que provêem dados e  informações as forças. Para saber a parte do ambiente de informação que está dentro do seu espaço de batalha, comandantes determinam atividades de informação que afetam a suas operações e as capacidades C2 e sistemas  de informação do próprio adversário.

  • Bases de Projeção de Força: São as bases de onde as forças partem até a AO e recebem seu Apoio Logístico. Forças combatentes podem desdobrar-se diretamente de suas bases permanentes se estas forem adjacentes a AO, ou deslocar-se para bases de projeção de força em AO distantes, utilizando-se ou não de Bases de Apoio Intermediário. É fundamental ao sucesso de qualquer operação que suas bases de projeção de força sejam altamente seguras e livres da influência do inimigo.
  • Bases de Apoio Intermediário: São bases auxiliares constituídas no caminho para as bases de projeção de força. Possuem as mesmas características e importância das Bases de Projeção de Força, pois em última análise são uma extensão destas.
  • Bases Permanentes: São os locais onde as forças tem seus estacionamentos permanentes. Normalmente as forças se mobilizam e se desdobram a partir de instalações que servem como plataformas de projeção de poder. Embora as Bases Permanentes possam estar distantes da AO, o EB do comandante as inclui. Elas provêem apoio a forças desdobradas até que estas retornem. A habilidade para receber Apoio Logístico e C2 de suas Bases Permanentes reduz o tamanho da força a ser desdobrada. Em um nível significantivo, eventos que acontecem nas Bases Permanentes afetam o moral e desempenho de forças desdobradas. Assim, o espaço de batalha do comandante cerca todas ângulos destas bases, inclusive programas de prontidão familiares que geralmente lá residem.
  • Frentes, flancos e retaguarda são divisões do espaço de batalha quando se está operando em uma situação linear, e apesar da natureza não linear crescente das operações, sempre haverão  situações onde operações decisivas, de apoio e suporte se darão conforme as condições de espaço disponível. Tipicamente, operações lineares envolvem combate convencional e forças de manobra concentradas, ocupando o terreno em espaço delimitados, e orientando o esforço contra uma força inimiga semelhantemente organizada.
  • Áreas de contato são os locais onde se dá o engajamento direto com o inimigo, ou onde se estima que este vá acontecer.
  • Áreas fundas são as áreas a frente da área de contato, onde se possa lançar operações de apoio junto as forças inimigas antes que elas ocupem a área de contato. Seu limite não é eminentemente geográfico, mas também são considerados propósitos e tempo. A extensão da área funda é limitada pela área de influência da força.

  • Áreas de retaguarda são áreas onde se dão a maioria das operações de sustentação as forças combatentes. Podem ser contíguas ou não as áreas de contato, e vitais a viabilidade das operações de combate propriamente dito, devendo ser altamente protegidas. Lá acontece a maioria das atividades logísticas e de C2, e seu funcionamento assegura liberdade de ação e continuidade às operações. São muito visadas pelo inimigo, pois a interrupção de suas atividades pode resultar, em muitos casos, na paralisação ou fracasso do esforço de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário