FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 8 de setembro de 2012

Mergulhadores de Combate 038


Mergulhadores de Combate são soldados integrantes das forças especiais, geralmente vinculados a suas respectivas marinhas de guerra. Com doutrina semelhante às outras forças especiais, porém voltados a uma atuação a partir do mar, sua função é a de se infiltrar, sem serem percebidos, em áreas litorâneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento e destruição de alvos de valor estratégico. 

Também são especialistas em guerra irregular (guerrilha) o que também caracteriza a sua doutrina das forças especiais. Atuam principalmente a partir de submarinos que os levam até suas áreas de atuação e depois os recolhem. Podem sair nadando, em caiaques, barcos ou em veículos especialmente construídos como minisubmersíveis, que podem ser lançados dos submarinos ainda sob a água. Também podem alcançar o alvo saltando de paraquedas ou desembarcando de helicópteros.

Como exemplo destas tropas temos os US Seals da US Navy, o SBS britânico e o nosso Grumec da Marinha do Brasil, entre outros.






Possibilidades de atuação dos mergulhadores de Combate:


  • Limpeza de Portos e Canais de acesso, minas e destroços; 
  • Detecção e desativação de engenhos explosivos convencionais e improvisados; 
  • Ataques de sabotagem, Interdição e diversionários contra navios (com minas imantadas, de retardo, que são presas aos cascos), instalações portuárias, diques, defesas costeiras, plataformas petrolíferas, refinarias e terminais de petróleo Reconhecimento e vigilância de praias, rios, canais e portos; 
  • Apoio a operações de guerra anfíbia. As complexas operações anfíbias têm, nos MECs, elementos virtualmente indispensáveis. Cabe a eles obter informações vitais ao desembarque como o gradiente (inclinação) da praia escolhida, dados sobre o tipo de solo (areia, pedra, lama, etc.) obstáculos naturais e artificiais, minas e a existência de" edificações e habitantes da área. Igualmente importante será a avaliação das forças de oposição, o que deve ser feito sem contato com o inimigo, se possível;
  • Apoio a operações C-SAR;
  • Recuperação pessoal aliado;
  • Seqüestro de pessoal selecionado; 
  • Buscas Subaquáticas; 
  • Patrulhas de segurança e contraterrorismo. 


Pra saber mais: 
http://www.tropasdeelite.xpg.com.br/mergulhadores_de_combate.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário