domingo, 16 de setembro de 2012

Logística Militar #041




Logística militar é o conjunto de atividades que visam a provisão de recursos e serviços necessários ao cumprimento da missão das forças armadas. Cabe a logística militar prover às forças em operação todos os serviços de que estas necessitem para se manterem em ação contínua e sempre operacionais, como suprimento, manutenção e suporte médico; entre outros. É graças ao serviço logístico que os comandantes tático-operacionais tem sua ampla liberdade de manobra e flexibilidade em suas decisões, permitindo operações amplas e continuadas. A privação do serviço logístico pode levar a derrota se não revertida em tempo hábil, como é o caso, por exemplo, da tropa que é cercada pelo inimigo e fica incomunicável sem poder receber combustível ou munição e consequentemente inoperante, como aconteceu com o general alemão Paulus em Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em uma análise rápida da história militar, podemos constatar que todas as batalhas travadas nos últimos 100 anos foram vencidas pela inviabilização da logística inimiga e consequente enfraquecimento das forças opositoras, quando então o fogo e o movimento entram em ação para subjugar um inimigo desprovido de recursos essenciais. Foi assim na II grande guerra onde os aliados empreenderam uma intensa campanha de bombardeio às bases industriais nazistas, e estes por sua vez lançaram uma campanha submarina de grandes proporções contra o vital suprimento que trafegava através do atlântico desde os EUA até o RU. A recente Guerra das Falklands/Malvinas iniciou-se com um bloqueio naval ao suprimento vindo do continente, impedindo que as forças argentinas nas ilhas fossem reforçadas. Esta estratégia de privar o inimigo de seu suporte logístico é menos eficiente quando se opera contra forças irregulares.

O serviço de apoio logístico inicia-se no nível estratégico com as fábricas de equipamento e suprimento, indústria de base, hospitais permanentes e outros integrantes da cadeia logística; passa pelas bases intermediárias e depósitos de suprimento e acaba pela atividade de distribuição em campo de tudo o que é necessário. Funciona em tempos de paz ou de guerra, sendo os tempos de paz mais vocacionados ao estudo e organização destes serviços, porém com suporte continuado as diversas unidades militares, seja em suas bases ou nas atividades de adestramento e operações diversas. Engloba atividades de administração diversas como gestão financeira e de pessoal, gestão orçamentária, mobilização, gestão de estoques e meios de transporte, incluindo todos os modais mesmo os sob controle civil.

Cabe ao gestor logístico, seja no nível em que atuar, procurar antecipar as demandas que poderão se materializar, de forma a ter sempre um suprimento imediato para demandas urgentes e que não possam aguardar as fainas de mobilização usuais, de forma que as unidades possam atender em tempo mínimo quando acionadas. Devem ser observados os princípios de racionalidade na formação destes suprimentos de emergência, evitando-se desperdícios e gastos desnecessários. O ciclo logístico compreende a determinação das necessidades, a obtenção dos meios e sua distribuição; que deve ser cumprido com rapidez e precisão. Um ataque de infantaria, por exemplo, programado para acontecer em uma data e hora determinadas e que não puder acontecer por erro na distribuição da munição que foi levada para outro local, pode comprometer toda uma manobra subsequente.

A atividade logística se subdivide em 7 funções distintas e devido a natureza de cada uma delas são executadas por tropas especialmente constituídas para tal, ou que tenham afinidade com a função. São elas:

  1. Provimento de recursos humanos
  2. Provimento de serviços de saúde
  3. Suprimento
  4. Transporte
  5. Manutenção do equipamento
  6. Provimento de serviços de engenharia
  7. Salvamento
Faz parte da atividade logística a determinação das necessidades das forças em operação, baseadas na estatística, nos planos operacionais e na requisição das mesmas, a obtenção dos insumos juntos a suas fontes de suprimento, e a distribuição destes junto aos seus usuários finais. A inadequação, inviabilização ou ineficiência do serviço logístico pode comprometer operações inteiras, paralizar exércitos e mesmo decidir uma campanha.







Determinação das Necessidades

As necessidades de recursos são determinadas inicialmente através da análise pormenorizada dos planos de operação, definindo o que, quando, em que quantidade e onde cada tipo de recurso deverá estar disponível. Uma vez iniciadas as ações parte-se para as atividades de recompletamento e manutenção dos recursos, a fim de recompô-los aos estoque iniciais. Devem ser previstas ainda reservas de recursos para atividades não previstas ou criação de novas unidades.

Obtenção de Recursos

Os recursos requeridos devem ser obtidos junto a suas fontes de suprimento, previamente identificadas e catalogadas. Se a fonte for a indústria, esta deverá ser mobilizada a fim de atender a uma demanda que provavelmente é maior que sua produção cotidiana. Em tempos de paz, o planejamento junto a industria deverá prever as necessidades dos tempos de guerra e a adequação destas deverá ser planejada. Os recursos materiais ou animais poderão ser obtidos através de doação, compra, contratação, confisco, solicitação, desenvolvimento, transferência ou outro método. Os recursos humanos são obtidos através de movimentação, recrutamento, mobilização e treinamento.

Deve-se levar ainda em consideração o material salvado ou capturado em campanha, que deverá ser catalogado e distribuído, se viável e adequado. 

Distribuição dos Recursos

No processo de distribuição são exercidas as atividades de recebimento, armazenamento, transporte e entrega nos locais e prazos determinados, assim como nas quantidades requeridas e qualidade desejada. Para tal o operador da logística deverá mobilizar depósitos e terminais como portos e aeroportos, assim como bases aéreas, terminais ferroviários e suas linhas, operadores civis de linhas ferroviárias e aéreas, operadores de meios navais e rodoviários, a fim de bem constituir uma eficiente cadeia de distribuição. Deverá também ser estabelecido um plano de responsabilidades sobre quem é responsável pelo que, além dos respectivos limites de atuação, pois definições ambíguas poderão minar a eficiência da distribuição, prejudicando as operações. Bases logísticas em locais especialmente definidos serão estabelecidas e convenientemente defendidas, pois sua segurança é fundamental.






FUNÇÕES LOGÍSTICAS





Provimento de Recursos Humanos

Esta função visa a busca e obtenção de pessoal para suprir as necessidades já levantadas, sua preparação e a manutenção de seu moral e bem-estar, bem como a administração de RH necessária.

A preparação dos efetivos se dá através do treinamento militar geral e específico no pessoal designado, desenvolvendos em cada um as habilidades desejadas. Funções complexas exigem preparação complexa, o que torna estes indivíduos especialmente valiosos  e mais difíceis de treinar como por exemplo oficiais e pilotos de caça. Médicos e engenheiros podem ser recrutados diretamente do meio civil e exigem preparação mínima, por exemplo.

A manutenção do moral e bem-estar visam atenuar a situação de estresse que o combate impõem, e é focada na manutenção de serviços que visem proporcionar as tropas um certo nível de conforto em campanha, na medida em que isso é possível. São comumente oferecidos serviços de permuta de tropas permitindo períodos de descanso, atividades de recreação e lazer, serviços reembolsáveis, assistência religiosa e social, serviços postais e de contato com familiares, banho, lavanderia, prisioneiros de guerra e sepultamento.







Provimento de Serviços de Saúde

Esta função visa proporcionar a tropa assistência médica e odontológica, seja em suas demandas convencionais presentes em tempos de paz, seja naquelas específicas do combate como o tratamento de ferimentos.

A assistência de saúde atua de modo preventivo através da educação sanitária e de higiene pessoal, vacinação e prevenção de doenças endêmicas, requisição a engenharia quanto ao saneamento básico, prevenção de acidentes e precaução quando atuando em ambientes adversos, como área contaminadas com radiação e agentes químicos.

Também atua no modo curativo através de tratamento ambulatorial e odontológico, tratamento psiquiátrico, primeiros socorros em campo, evacuação médica para hospitais de retaguarda melhor equipados, desdobramento de hospitais de campanha para tratamento de feridos que podem voltar rapidamente ao combate e tratamento preeliminar daqueles que serão evacuados, assistência veterinária aos animais incorporados.

Também pode competir ou não ao serviço de saúde a administração da cadeia de suprimento do material e pessoal de saúde, inteligência de saúde e atividades de biossegurança.





Suprimento

Esta função visa fazer chegar até as forças em campanha suprimento de todas as classes, conforme as necessidades de cada uma. Cabe a função suprimento as tarefas de recebimento, controle, armazenagem, transporte e entrega.

Os suprimentos militares são categorizados em 10 classes distintas. São elas:


  • Classe I - Material de subsistência (alimentos)
  • Classe II - Material de intendência (fardamento, barracas, utensílios, material de escritório, etc...)
  • Classe III - Combustíveis e lubrificantes
  • Classe IV - Material de construção
  • Classe V - Armamento e munição
  • Classe VI - Material de engenharia e cartografia
  • Classe VII - Material de comunicações, eletrônica e informática
  • Classe VIII - Suprimento médico
  • Classe IX - Material mecanizado, naval e de aviação (produtos prontos e peças de reposição)
  • Classe X - Outros materiais não citados anteriormente

Deve-se tomar cuidados especiais com materiais perecíveis (Classe I e VIII especialmente), Os suprimentos Classe III são inflamáveis e requerem manuseio cuidadoso, bem como veículos especialmente destinados. Os suprimentos Classe V (munição) também requerem cuidados especiais de manuseio a transporte.

Cabe as unidades operadoras da função suprimento a alocação de bases de armazenamento e expedição próximas a rodovias e terminais intermodais, e do registro e controle minucioso de suas operações e movimentações.





Transporte

Esta função visa proporcionar as forças em campanha o deslocamento de material e pessoal dos locais onde se encontram até onde forem requeridos, a fim de atenderem às necessidades das operações. Podem se utilizar de todos os meios disponíveis (rodoviários, ferroviários, aquaviários, aéreos e dutoviários).

As funções de transporte mais utilizadas são o deslocamento de material e pessoal de suas origens (bases e depósitos) até as áreas de operações (suprimento), deslocamento de pessoal das áreas de operações de volta a suas bases ou até áreas de descanso, evacuação de feridos até áreas de tratamento hospitalar, deslocamento de meios e tropas através da área de operações a fim de atender as demandas operacionais, evacuação de corpos e outros.

Cabe ao operador da função transporte e manutenção da disciplina de trânsito terrestre, ficando o tráfego aéreo e naval a cargo dos operadores especializados.

Cabe as unidades operadoras da função transporte a operação de uma grande quantidade de viaturas de transporte terrestre, aéreos e aquaviários, de natureza diversa como graneleiros e tanques, entre outros, a operação dos terminais intermodais como portos, aeroportos e parques ferroviários, a mobilização de meios civis de transporte de toda a natureza quando os orgânicos não forem suficientes, o registro de suas operações e a requisição da logística de seus meios, como o provimento de combustível, por exemplo.




Manutenção

Esta função visa proporcionar a operacionalidade dos equipamentos de qualquer natureza, são as oficinas de campanha. Engloba a manutenção preventiva, corretiva e de modificação que se fizer necessária. Este serviço é dividido em escalões de acordo com sua complexidade, e executado primeiramente pelo usuário, passando pelo mecânico de campo, oficinas de campanha, parques de manutenção até chegar a industria se necessário.

Cabe ao operador dos serviços de manutenção a administração da cadeia de suprimento de peças de reposição e ferramentas, e de muitas tarefas da funcao salvamento.



Provimento de Serviços de Engenharia

Cabe as unidades de engenharia o provimento deste tipo de serviço, que engloba a transposição de cursos d'agua e construção de pontes temporárias e permanentes, construção e manutenção de estradas, execução de obras de construção civil de toda natureza, obstrução e desobstrução de vias, construção de fortificações, viabilização do abastecimento d'agua, todos  os tipos de instalações e infraestruturas, etc...

Cabe aos operadores da função de engenharia a administração da cadeia de suprimento de materiais da classe VI.




Salvamento

Esta função visa proporcionar a salvaguarda e o resgate de de ítens materiais que estejam temporariamente indisponíveis ou vulneráveis, ou ainda que devam ser estocados ou protegidos como salvados de guerra, equipamentos avariados, suprimento acidentado, etc...

Através da função salvamentos são desempenhadas as tarefas de combate a incêndios, controle de avarias, controle de danos, reboque e remoção de meios impossibilitados de se autodeslocarem, desencalhe e reflutuação de meios aquaviários, resgate de material acidentado, resgate de cargas e outros ítens, bem como a triagem e encaminhamento de salvados (equipamentos).

Esta função é desempenhada por todas as unidades em ítens específicos. A maioria delas, pelo operador da função manutenção, o qual é afim.





Artigos sobre logística neste blog


  1. Guerra das Falklands/Malvinas
    1. Falklands/Malvinas - Aspectos Logísticos
    2. O Desastre de Bluff Cove
    3. Operação Black Buck
  2. Primeira Guerra do Golfo (Desert Storm Operation)
    1. Apoio Logístico na Guerra do Golfo
  3. Segunda Guerra Mundial
    1. A Logística e a Batalha da Inglaterra
    2. Africa Korps - Logística no deserto

8 comentários:

  1. johnnie, ótimo texto, mas seria interessante que você colocasse seu nome completo, para que as pessoas pudessem citar sua publicação. abraços

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  2. Nome completo Johnnie??? Quero usar seu texto.

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  3. Em relação a classe X vemos pouco exemplos

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    1. A Classe X é de materiais diversos, menos importantes.

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    2. Material reembolsavel por exemplo como cigarro.

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  4. Estou CFO Curso deFormação de Oficiais e aprendi muito com o texto, minhas saudações 🫡🇲🇿

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