FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 26 de dezembro de 2020

Conflitos *209




Conflitos

Introdução:

Conflito é a materialização de uma situação de antagonismo entre partes de expressão internacional, que podem ser duas ou mais nações ou grupos não governamentais na tentativa de conquista do poder, seja em relação a um estado estabelecido ou na defesa de seus interesses conflitantes com os do estado. Os conflitos podem ser resolvidos de diversas maneiras, sendo a guerra o grau máximo a que um conflito pode atingir.

Devido a pluralidade do mundo e aos desencontros de interesse constantes, com cada nação procurando suprir suas necessidades, seja por recursos, influência ou domínio; muitas vezes de forma totalmente ilegítima, os conflitos por vezes resultam em escaladas onde a violência pode se materializar, seja de forma moderada com alguns atritos localizados ou na forma de guerra aberta, e consequências mais graves. Evitar que nações se agridam quando as tensões chegam em níveis mais exacerbados é por vezes extremamente complexo, devido às características heterogêneas do “Status Quo” mundial. 

Algumas características políticas perenes quando se trata de relações internacionais nos ajudam a entender este cenário:

  • Os países são heterogêneos em sua construção cultural, com povos historicamente mais pendentes a resolução pacífica de questões complexas, e outros mais radicais em suas posições políticas, onde a habilidade diplomática tem que atingir níveis altíssimos e por vezes impossíveis, cuja solução passa por concessões improváveis.
  • Escassez de recursos naturais importantes e insumos em determinadas regiões e abundância em outras, que resultem na ameaça a manutenção dos interesses políticos ou econômicos de determinados grupos.
  • O advento de armas de poder superior, como os artefatos de tecnologia nuclear, exerce um peso que desequilibra a balança nas mesas de negociações, favorecendo os países que as possuem.
  • Nações detentoras de conhecimentos e tecnologia mais avançadas, bem como parques industriais mais sofisticados detêm maiores argumentos nas mesas de negociação e maior poder efetivo em ações ondem prevalecem as vias de fato.
  • Desejo de potências emergentes de estabelecer influência em áreas outrora exclusivas de outra potência, seja ameaçando os interesses desta ou diretamente seu território.
  • Surgimento de organizações não governamentais motivadas por motivos religiosos ou ideológicos ou outros, que tentam desestabilizar estados constituídos e ameaçam a existência destes.
  • Elevado nível de interdependência entre as diversas regiões do planeta por recursos diversos na manutenção de seus modos de vida.
  • Desejo de determinadas nações de ascenderem a um nível de poder não desejado por outras nações que se sintam ameaçadas com a materialização desta situação.


Conflito Armado

Um conflito armado é um enfrentamento intencional entre duas partes antagônicas, predispostas a lançarem mão de meios violentos para sua resolução. Ocorre entre estados ou estados e grupos armados com algum poder militar. Dificilmente acontece de repente, sendo na esmagadora maioria das vezes resultado de uma escalada de tensões não resolvidas.


Paz

A paz é a situação onde as nações convivem dentro de uma condição de normalidade, mantendo suas relações comerciais, humanas, políticas, científicas e outras; de forma contínua e desejável por todos, obedecendo a legislações e tratados internacionais. Pequenos conflitos internos e externos não comprometem os interesses nacionais e são resolvidos pelos tribunais e pela negociação direta.


Crise

As situações de crise são um agravamento de possíveis tensões entre as partes, originadas em problemas complexos e de difícil resolução. São tratadas no campo diplomático, muitas vezes com a mediação de outros atores de índole neutra na situação. Estas situações podem se intensificar e resultar em consequências mais graves e pouco previsíveis.


Guerra

A guerra é um confronto armado entre dois ou mais grupos que disputam interesses em comum. Resulta do fracasso da resolução pacífica de uma crise e sua escalada às vias de fato. Pode ocorrer entre países ou não, e seu desfecho é imprevisível. Invariavelmente o mais forte causa o maior estrago, seja em vidas humanas e destruição material, porém este nem sempre acaba como vencedo. Vence uma guerra quem alcança seus objetivos estratégicos, e não necessariamente quem mata ou destrói mais.

“O melhor general é aquele que vence a guerra sem disparar nenhum tiro”

A guerra causa toda a ordem de desgraças e prejuízos, sempre dependendo de sua escala. Interfere diretamente na vida da população, causando mortes, separação entre afins, destruição da infraestrutura econômica e civil, fome, facilita a propagação de doenças e oportuniza às pessoas de moral mais frágil a mostrarem seu lado mais obscuro, que frequentemente cometem abusos de toda ordem sob uma sensação de impunidade. Algumas guerras, principalmente aquelas mais prolongadas, geram a migração de parte da população para outras áreas, configurando problemas para os habitantes e governos locais e caos social entre os migrantes, com crises humanitárias e grande números de refugiados.

O envolvimento em uma guerra deve ser minuciosamente analisado e evitado a todo custo. Se for inevitável, no entanto, deve-se canalizar todos os esforços para uma vitória rápida, pois os recursos necessários são gigantescos e as consequências terríveis, e quanto mais longa se mostrar, mais traumática será, seja tanto sob o aspecto econômico como humano.


Cenários de Guerra

A guerra pode se dar em dois locais distintos: Dentro do próprio território ou em território estrangeiro.


Dentro do próprio território

A guerra dentro do próprio território ou guerra de defesa. conta com a infraestrutura militar do país para pronto emprego, facilitando em muito os esforços de mobilização. As forças defensoras poderão contar com bases operacionais e recursos relativamente abundantes para fazer frente a situação. Todo o pessoal militar e de apoio tenderá a envolver-se imediatamente na situação e uma situação de pronto emprego se configurará rapidamente. Como ponto negativo podemos citar a vulnerabilidade desta infraestrutura às ações inimigas, que se eficazmente atingida poderá comprometer rapidamente a capacidade de combate das forças defensoras. Outro ponto negativo são os efeitos da situação na população civil, que invariavelmente é afetada pela atividade militar dos atacantes. A facilidade logística desta campanha é contraposta pela vulnerabilidade da infraestrutura que a sustentará e ações bem articuladas podem garantir superioridade estratégica irreversível.


Em território estrangeiro

Também conhecida como guerra expedicionária, as operações em território estrangeiro possuem as características inversas àquelas dentro do próprio território. Bases de operações deverão ser estabelecidas próximas ao teatro de operações, nem sempre disponíveis por fatores geográficos ou políticos. Bases intermediárias podem se fazer necessárias se as operações se derem em locais muito distantes. Forças tem que ser mobilizadas especialmente e um grande esforço logístico se fará necessário, envolvendo portos e aeródromos, navios e aeronaves civis, auxílio de países amigos, além de que parte das forças de defesa do país terão que ausentar-se, debilitando as que permanecerem. Como ponto positivo temos que as estruturas militares e produtivas do país estarão relativamente seguras pela distância que as separa das áreas de operações, além de que os efeitos na população civil são reduzidos. Mesmo operando além fronteiras, a segurança deverá ser reforçada no território pátrio, pois ações subterrâneas contra estas poderão acontecer, bem como manifestações de insatisfação da população quanto ao conflito.


Causas da guerra

A causa de uma guerra é quase sempre pela disputa de um território, podendo esta se mostrar de formas variadas. Os motivos podem ser religiosos, étnicos, econômicos, ideológicos, pessoais, etc..; mas a disputa territorial está sempre presente e sua solução tende a finalizar o conflito, pois uma vez que se obtenha pleno domínio do terreno, as questões que deflagraram a contenda tendem a ser equalizadas, podendo é claro, gerar situações não resolvidas e serem estopim para conflitos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário