FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Formas de Resolução de Conflitos #009





Conflitos podem ser uma simples discordância comercial resolvida, por exemplo, por um tribunal na Organização Mundial do Comércio, ou uma guerra aberta e declarada com todas as suas consequências e desfechos possíveis.

Cada nível de conflito possui uma forma de resolução, pacífica ou não.

Os estados adotam três formas principais de resolução de conflitos:

  • Persuasão
    • Conseguidas através de negociações e mediações empreendidas pelos profissionais da área diplomática, onde se toma por base a legislação internacional, os tratados entre as nações e a prática de compensações a cada concessão. É a forma mais desejável e usual na resolução de conflitos e seus sucesso evita custos econömicos, sociais, humanos e políticos desnecessários sempre que o bom senso e a razão prevalece.
  • Dissuasão
    • É uma forma intermediária entre a persuasão e a coerção, onde se valem de ameaças e atividades militares não invasivas como demonstrações de forças através de manobras militares, deslocamento de tropas, testes de armas, a fim de desencorajar o oponente a uma escalada da crise. A própria existência de uma força-armada competente é a forma mais usual de dissuasão.
  • Coerção
    • É uma forma invasiva de solução de uma crise, através de medidas extremas de utilização do poder, com níveis variados. Como exemplo de coerção temos a expulsão de diplomatas, boicotes comerciais, bloqueios aéreos e navais, proibições diversas, congelamento de bens, ações militares limitadas e guerra aberta e declarada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário