FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Escolhendo uma Posição de Observação #007



Observadores norte-americanos no Afeganistão

Uma das várias atividades em combate é obter informações. Saber o quanto possível sobre a força inimiga, seus movimentos, suas posições e intenções. O guerra moderna é altamente móvel e tecnologicamente sofisticada, mas os comandantes sempre tem algo a acrescentar instalando postos de observação estáticos (PO's) em locais cuidadosamente escolhidos, escondidos do inimigo e guarnecido pela infantaria com seus olhos afiados.

Selecionando um local para o PO:
  1. Deve-se poder observar todo o terreno sob sua responsabilidade
  2. O campo de visão deve ser o mais abrangente possível
  3. Deve existir acesso bem como rotas de fuga cobertas
  4. A posição escolhida deverá estar alheia a observação inimiga e protegida do seu fogo
  5. Deverá ser mantido contato constante entre o PO e o PC (Posto de Comando)
  6. Posições de troca deverão ser previstas caso o inimigo force a troca
  7. Deve-se lembrar sempre: A melhor proteção que existe é o anonimato.
Ocupando o PO:

Uma vez escolhido o local, este terá que ser ocupado. Primeiramente o terreno deverá ser checado para certificar-se de que não existem inimigos próximos, e que não existe nenhuma armadilha ao redor. Em seguida, deve-se certificar-se de que a comunicação não será afetada pela posição. Isto só pode ser feito chamando-se o PC do próprio PO. Poderá ser necessário escavar trincheiras, que possibilitam turnos de até 24 horas, dependendo do terreno. Se não for possível escavar durante a luz do dia, deve-se valer-se da escuridão em quantas noites forem necessárias para estabelecer a posição.


Rotina de observação:

O fator mais importante que afetará a rotina no PO é o número de pessoal disponível para ocupar os turnos de observação. Quando não for possível manter mais que dois observadores ao mesmo tempo, há um limite de quanto tempo alguém pode observar a mesma parte do terreno sem prejuízos da concentração. A concentração da maioria das pessoas começa a ficar prejudicada após 30 minutos em média. Se dois homens estiverem na observação por duas horas, deve-se alterná-los a cada 15 minutos.
Se o PO for descoberto por um contingente inimigo muito mais poderoso, colocando a vida de seus ocupantes em perigo iminente, uma fuga rápida é aconselhável. Desta forma deve-se estar pronto para mover-se imediatamente.

O que procurar:

Deve-se fragmentar a área a ser observada, em área próxima, área intermediária e área afastada.. Dessa maneira pode-se fazer a varredura de cada parte metodicamente e com cuidado, com os binóculos de um lado para outro. Descanse seus olhos periodicamente. Ao fazer a varredura da área, deve-se procurar qualquer coisa que destoe do cenário. Não deve-se procurar um tanque ou um sistema de trincheiras, mas erros de camuflagem, folhagem fora     do lugar ou detalhes sem razão de ser. Deve-se procurar marcas de trilhas ou áreas de terreno adulteradas. Pássaros e animais perturbados são um sinal de atividade incomum. Procure reflexos do sol, fumaça de escapamento de veículos ou de um fogo de acampamento. Áreas escuras devem ser observadas com atenção redobrada. Sobretudo, procure o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário