O combate terrestre moderno, quando travado em terreno favorável e livre de grandes obstáculos, é invariavelmente dominado pelo elemento blindado. Forças blindadas caracterizam-se pelo combate ofensivo, onde se procura impor ao inimigo um ritmo intenso, com pouquíssimo tempo para reagir e pensar, protagonizados por carros de combate capazes de suportar um atrito extremo, manobrando com grande ímpeto em ações simultâneas em toda a extensão de uma área de combate.
Cobrindo grandes distâncias em pequenos espaços de tempo, as forças blindadas valem-se do altíssimo poder de fogo de seus carros de combate, proporcionado por seu armamento de tubo. Capazes de disparar projéteis a grandes pressões e consequente devastador poder de penetração, procuram pelos pontos mais vulneráveis do dispositivo inimigo a fim de penetrar em seus flancos e retaguarda sempre menos protegidos.
O carro de combate moderno é uma arma altamente letal, capaz de acertar seu objetivo tanto parado como em movimento, sempre no primeiro disparo e com pouquíssima probabilidade de erro, graças aos seus computadores balísticos e sensores que orientam o disparo preciso de projéteis devastadores capazes de penetrar blindagens espessas.
Caracterizado pelo conceito das armas combinadas, onde uma ponta de lança blindada avança apoiada por elementos multiplicadores de seu poder de combate, o carro de combate demanda contramedidas pesadas para ser detido. Assim se faz necessário a presença da engenharia de combate demovendo os obstáculos ao avanço, a cobertura proporcionada pela aviação de apoio e pela artilharia de campanha "amaciando" o terreno por onde os blindados passarão, a cobertura aérea proporcionada pela artilharia antiaérea que os acompanha em um nível mais próximo e pela aviação de superioridade aérea que procura formar um "guarda-chuvas" defensivo em torno deles, a infantaria blindada que lhes serve de guarda-costas impedindo que elementos pouco visíveis (infantaria inimiga) os aborde e ataquem seus pontos vulneráveis com armas anticarro portáteis. Toda esta atividade deverá ser convenientemente suprida e assistida por adequada capacidade logística, provendo combustível e munição onde forem necessários e nas quantidade requeridas, quantidades estas significativas.
Todo este sistema de combate é extremamente dependente de comunicações eficientes e seguras, proporcionando capacidade de comando e controle para direcionar estas forças combinadas para onde forem mais necessárias e de forma sinérgica. Não menos importantes são os serviços de inteligência militar e busca de alvos, que fornecem os subsídios a operação destas forças, provendo em tempo real as informações de onde está o inimigo e que tipo de ameaça se irá enfrentar.
Esta manobra deverá caracterizar-se pelo ímpeto e pela iniciativa, em ações conduzidas com audácia e flexibilidade, aplicando seu poder de fogo de forma violenta e precisa frente as ameaças que vão se configurando no decorrer da manobra, que deve ser coordenada e sincronizada no tempo e no espaço.
O contínuo movimento caracteriza uma condição de baixa vulnerabilidade e alto fator de incerteza as defesas inimigas, evitando que estas retomem a iniciativa das operações. A presença das ações de guerra eletrônica limitando as comunicações, exigem rapidez e uma evolução constante da situação tática, onde as capacidades de liderança dos comandantes de campo serão fundamentais, pois as ligações com o escalão superior poderão estar prejudicadas.
Cabe as forças blindadas a função de encontrar o inimigo e estabelecer o contato com ele, fixando-o, manobrando a fim de penetrar seu flanco, desordenando seu sistemas de comando e controle, apoio ao combate e logístico, deixando o seu dispositivo mais vulnerável a ação da infantaria que vem logo atrás para ocupar o terreno e estabelecer seu domínio.
O uso de forças blindadas está diretamente relacionado a presença e uso de malha rodoviária. Embora os veículos sejam concebidos para serem usados em condições "off-road", as condições meteorológicas podem restringir seriamente a mobilidade destes e dos imprescindíveis veículos de apoio logístico, normalmente deslocando-se sobre rodas. Outro fator fundamental a mobilidade blindada, além da rede de estradas, é o domínio dos pontos de travessia de cursos d´agua (pontes) em condições de suportarem o peso dos carros de combate, que em alguns modelos pode chegar a 70 toneladas. A indisponibilidade destes pontos de travessia demanda esforços de engenharia para tal, operação complexa e de alto risco.
As unidades operadoras de carros de combate normalmente são empregadas como ponta de lança de ataques de suas grandes unidades, utilizando-se das universais características destes que são o alto poder de fogo aliado a forte proteção blindada instalados sobre um chassi que permite ao conjunto altíssima mobilidade. São capazes de avançar sobre o dispositivo inimigo sob apoio, enfrentando outros carros de combate inimigos e penetrando em profundidade sobre seu dispositivo, desorganizando sua defesa e abrindo brechas para a infantaria aplicar seu poder de combate. Em outras situações as forças de carros de combate podem permanecer em reserva para emprego imediato a disposição do comando para aproveitar situações que se configurem, reforçar pontos sob pressão mais intensa e prover a segurança de flanco e retaguarda, sempre pronta a lançar contra-ataques e mudar seu perfil operacional.
O combate moderno ser caracteriza pela continuidade das operações, não mais existindo pausas pela chegada da noite. Manter pressão constante sobre o inimigo é necessário de forma a impedir que se reorganize ou entre em manobra de retirada, que deve sempre ser contida. Recursos tecnológicos que permitam o combate noturno são fundamentais para se habilitar a tal condição.
Forças blindadas operam com excelência, como já foi dito em terreno providos com malha viária, porém podem operar com eficiência fora dela em terrenos relativamente planos e que propiciem poucos obstáculos. Regiões de selva, de montanha, pantanosas e similares são totalmente inviáveis ao emprego deste tipo de força. Combates em ambientes urbanos são limitados devidos a pobreza dos campos de tiro e observação e a vulnerabilidade inerente que as ruas proporcionam aos carros de combate, que operam em apoio a infantaria.
Parabéns pelo blog, muito bom. Sou fã da area militar e gosto muito de ler artigos como esse, principalmente os relacionados aos blindados. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirObrigado pelo prestígio, Comentário de incentivo nos dão ânimo para seguir em frente. Continue conosco. um abraço.
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