Guerra de Minas, no ambiente naval, é toda e qualquer faina ou procedimento que vise tanto a instalação de obstáculos baseados em minas ou artefatos explosivos em águas costeiras ou não, bem como as ações empenhadas em sua remoção ou neutralização (contramedidas de minas). As minas podem ser usadas tanto ofensiva como defensivamente, e uma vez lançadas são discretas e difíceis de serem percebidas. Não é o objetivo principal de uma mina naval, a destruição das embarcações, mas sim impedir a utilização de uma determinada área por estas. As contramedidas de minas têm o objetivo de permitir a exploração de uma área marítima ou permitir a passagem segura por ela. Assim temos que a guerra de minas ofensiva é a instalação de campos minados e a manutenção destes, enquanto que a guerra de minas defensiva consiste na destruição ou neutralização destes campos, prevenindo sua manutenção ou desdobramento. Cabe a ação de iniciativa as forças em guerra ofensiva e ação reativa a forças de guerra defensiva.
Estas técnicas de lançamento e neutralização de minas navais são desenvolvidas por todas as marinhas de guerra de maior gabarito , e a eficiência destas armas em cumprir a missão de negação do uso de uma determinada área ficou amplamente demonstrada nas duas guerras mundiais, quando uma sistemática de desdobramento bem elaborada trouxe resultados muito interessantes.
O emprego de minas navais, sejam em águas restritas onde são mais comuns, ou em mar aberto onde são menos eficientes e mais difíceis de instalar apresentam muitas semelhanças. As áreas minadas podem ser “cobertas” (por fogo supressivo) ou expostas, e os artefatos de ativação iniciados pelo alvo ou controlados remotamente.
Uma mina naval é um artefato explosivo autônomo colocado na água e capaz de destruir submarinos e navios de superfície. São também são usadas para impedir o acesso do inimigo a áreas determinadas e colocá-los em quarentena em locais específicos. Até a Segunda Guerra Mundial, as minas eram geralmente consideradas de natureza defensiva, para evitar que o inimigo adentrasse certas áreas, mas durante a guerra, milhares foram colocadas em águas inimigas como arma ofensiva.
Se tornou no século XX um dos mais versáteis artefatos de guerra naval da atualidade por ser barata, simples de construir e operar, e muito versátil em comparação com os demais tipos de armas navais utilizados nos dias de hoje. Com o advento da minagem de águas, principalmente em suas locações mais restritas como no acesso a canais e portos, também surgiram os meios para neutralizá-las. Seu desdobramento pode ser feito a partir de quase todos os meios disponíveis como navios de superfície, submarinos ou aeronaves; porém sua neutralização requer embarcações especializadas denominadas navios-varredores e caça-minas.
Os campos minados são amplamente usados para proteger portos e outras instalações contra incursões hostis e não autorizadas em tempos de guerra, fechando todos seus acessos com exceção de corredores de serviço. Também são usados para defender as rotas de navegação costeiras, evitando que naves inimigas acessem estas. Com o desenvolvimento das contramedidas de minas, tais defesas só são eficazes quando usadas em combinação com outros meios costeiros. Assim, para derrotá-las, uma força-tarefa naval equilibrada deve ser comprometida. Os mineiros devem ser extremamente capazes e possuir alguma capacidade de autodefesa e navios de escolta devem ser alocados a fim de protegê-los.
Sua flexibilidade e custo-benefício tornam as minas armas atraentes para os menos poderosos na guerra assimétrica. O custo de produção e colocação de uma mina é geralmente de 0,5% a 10% do custo de sua remoção, e pode levar até 200 vezes mais tempo para limpar um campo minado do que para desdobrá-lo. Partes de alguns campos minados navais da Segunda Guerra Mundial ainda existem, porque são muito extensos e caros para limpar; algumas dessas minas podem permanecer perigosas por centenas de anos.
Tendo sido usada pela primeira vez na guerra da independência dos EUA entre 1775 e 1783, por David Bushnell, que era estudante em Yale, foi somente com a evolução tecnológica que esta arma passou a integrar de forma mais definitiva os arsenais das marinhas de guerra. Ele descobriu que a pólvora podia explodir debaixo d'água. Em 1777, uma parte da frota britânica estava estacionada no rio Delaware ao largo da Filadélfia. Bushnell foi autorizado pelo general George Washington a tentar destruir alguns dos navios usando a recém-inventada mina naval. Consistia em uma carga de pólvora em um barril, que era sustentada por um flutuador na superfície. No barril com a pólvora havia uma arma de fogo engatilhada, de modo que um leve impacto liberasse o martelo da arma e explodisse a pólvora. Embora o dispositivo não tenha causado danos a nenhum navio britânico, a invenção gerou um grande entusiasmo na marinha continental e nos britânicos.
O precursor das minas navais foi descrito pela primeira vez pelo oficial de artilharia chinesa do início da Dinastia Ming Jiao Yu, em seu tratado militar do século 14 conhecido como Huolongjing. Registros chineses falam de explosivos navais no século 16, usados ??para lutar contra piratas japoneses (Wokou). Esse tipo de mina naval era carregada em uma caixa de madeira lacrada com massa de vidraceiro. O general Qi Jiguang fez vários explosivos de deriva cronometrados para assediar os navios piratas japoneses.
O primeiro plano para uso deu ma mina naval no Ocidente foi de Ralph Rabbards, que apresentou seu projeto à Rainha Elizabeth I da Inglaterra em 1574. O inventor holandês Cornelius Drebbel foi empregado no Gabinete de Artilharia pelo Rei Carlos I da Inglaterra para fazer armas, incluindo um "petardo flutuante" que se revelou um fracasso. Armas desse tipo foram aparentemente experimentadas pelos ingleses no Cerco de La Rochelle em 1627.
Durante a Guerra Civil Americana , os Confederados usaram minas que afundaram um bom número de navios da União. O primeiro navio afundado por uma mina foi o USS Cairo em 1862 no rio Yazoo. A famosa declaração do contra-almirante David Farragut, "Malditos torpedos, a toda velocidade à frente!" refere-se a um campo minado colocado em Mobile, Alabama. Na Primeira Guerra Mundial , foram usadas para restringir submarinos alemães no Mar do Norte. Na Segunda Guerra Mundial , as minas foram amplamente utilizadas para sufocar a economia japonesa. Aeronaves dos EUA colocaram mais de 12.000 minas em rotas de navegação e portos japoneses, afundando cerca de 650 navios e interrompendo todo o transporte marítimo.
Em 1812, o engenheiro russo Pavel Shilling explodiu uma mina subaquática usando um circuito elétrico. Em 1854, durante a tentativa mal sucedida da frota anglo-francesa de tomar a fortaleza de Kronshtadt, os navios a vapor britânicos HMS Merlin, HMS Vulture e HMS Firefly foram danificados por explosões subaquáticas de minas navais russas. Mais de 1.500 minas navais, projetadas por Moritz von Jacobi foram colocadas por especialistas navais russos no Golfo da Finlândia durante a Guerra da Crimeia.
No século 19, as minas eram chamadas de torpedos, nome provavelmente dado por Dennis Fletcher em homenagem ao peixe torpedo, que dá poderosos choques elétricos. Um torpedo spar era uma mina presa a um longo mastro e detonava quando o navio que a carregava colidia com outra embarcação. O HL Hunley usou um para afundar o USS Housatonic em 17 de fevereiro de 1864. Um Harvey Torpedo era um tipo de mina flutuante rebocada ao lado de um navio e esteve brevemente em serviço na Royal Navy na década de 1870. Outros "torpedos" se prendiam a navios ou se propulsionavam. Uma dessas armas, chamada de Whitehead Torpedo em homenagem a seu inventor, fez com que a palavra "torpedo" fosse usada para mísseis subaquáticos autopropelidos em vez de dispositivos estáticos. O próximo uso importante de minas foi na Guerra Russo-Japonesa em 1904, afundando o encouraçado russo Petropavlovsk, matando o comandante da frota, Almirante Makaroff, e a maior parte da tripulação. Por outro lado, 2 navios japoneses foram afundados por minas russas em um dia.
Muitas das primeiras minas eram frágeis e perigosas de manusear, com recipientes de vidro cheios de nitroglicerina ou dispositivos mecânicos que acionavam durante a instalação. Vários navios de colocação de minas foram destruídos quando sua carga explodiu.
A frota de submarinos, que dominou grande parte da batalha do Atlântico, era pequena no início da guerra e grande parte da ação inicial das forças alemãs envolveu rotas de comboios de mineração e portos ao redor da Grã-Bretanha. Os submarinos alemães também operaram no Mar Mediterrâneo, no Mar do Caribe e ao longo da costa dos Estados Unidos. Inicialmente, foram empregadas minas de contato - o que significa que um navio tinha que atingir fisicamente uma mina para detoná-la - geralmente amarradas na extremidade de um cabo logo abaixo da superfície da água. No início da Segunda Guerra Mundial, a maioria das nações havia desenvolvido minas que podiam ser lançadas de aeronaves e flutuadas na superfície, tornando possível colocá-las em portos inimigos. O uso de dragagem e redes foi eficaz contra esse tipo de mina, mas consumiu tempo e recursos, e exigiu o fechamento de portos. As minas de contato geralmente perfuram os cascos dos navios
Mais tarde, alguns navios sofreram às explosões de minas ao entrar no porto com placas deformadas e quilhas quebradas. Isso parecia ser devido a um novo tipo de mina, detectando naves magneticamente e detonando à distância, causando danos com a onda de choque da explosão. Os navios que haviam passado com sucesso o desafio da travessia do Atlântico às vezes eram destruídos ao entrar em portos britânicos recém-limpos. Mais navios estavam sendo perdidos do que podiam ser substituídos, e Churchill ordenou que a recuperação intacta de uma dessas novas minas fosse da mais alta prioridade.
Os britânicos tiveram um golpe de sorte em novembro de 1939. Uma mina alemã foi lançada de uma aeronave nas planícies lamacentas do estuário do Tamisa durante a maré baixa. Como se isso não fosse uma boa sorte, o terreno pertencia ao exército e uma base com homens e oficinas estava disponível. Especialistas foram enviados de Londres para investigar a mina. Eles tinham alguma ideia de que as minas usavam sensores magnéticos, então todos removeram todo o metal, incluindo seus botões, e fizeram ferramentas de latão não magnético. Eles desarmaram a mina e a levaram às pressas para os laboratórios em Portsmouth, onde os cientistas descobriram um novo tipo de mecanismo de armamento. Um grande objeto ferroso passando pelo campo magnético da Terra concentrará o campo através dele; o detector da mina foi projetado para ser acionado no ponto médio de um navio com casco de aço passando por cima.
A partir desses dados, foram desenvolvidos métodos para limpar as minas. Os primeiros métodos incluíam o uso de grandes eletroímãs arrastados por trás de navios ou por baixo de aeronaves de voo baixo (vários bombardeiros mais antigos, como o Vickers Wellington, foram usados ??para isso). Ambos os métodos tinham a desvantagem de "varrer" apenas uma pequena faixa. Uma solução melhor foi encontrada no "Double-L Sweep" usando cabos elétricos arrastados por navios que passavam grandes pulsos de corrente através da água do mar. Isso induziu um grande campo magnético e varreu toda a área entre as duas naves. Os métodos mais antigos continuaram a ser usados ??em áreas menores. O Canal de Suez continuou a ser varrido por aeronaves, por exemplo. Embora esses métodos fossem úteis para limpar minas de portos locais, eram de pouca ou nenhuma utilidade em áreas controladas pelo inimigo.
Inicialmente, grandes navios de guerra e grandes navios de tropas tinham uma bobina de desmagnetização de cobre instalada em torno do perímetro do casco, energizada pelo sistema elétrico do navio sempre que em águas suspeitas de minas magnéticas. Alguns dos primeiros a serem equipados foram o porta-aviões HMS Ark Royal e os navios RMS Queen Mary e RMS Queen Elizabeth, que eram usados como navios de guerra. Isso era considerado impraticável para a miríade de navios de guerra e navios mercantes menores, principalmente devido à quantidade de cobre que seria necessária. Foi descoberto que "limpar" um cabo que carrega corrente para cima e para baixo no casco de um navio cancelava temporariamente a assinatura magnética do navio o suficiente para anular a ameaça. Isso começou no final de 1939, e por volta de 1940, os navios mercantes e os navios de guerra britânicos menores ficavam imunes por algum tempo. Muitos dos barcos que navegaram para Dunquerque foram desmagnetizados em uma maratona de quatro dias de esforço por estações de desmagnetização.
Os alemães também desenvolveram uma mina ativada por pressão e planejaram implantá-la, mas a guardaram para uso posterior, quando ficou claro que os britânicos haviam derrotado o sistema magnético. Desde a Segunda Guerra Mundial, as minas danificaram ou afundaram 14 navios da US Navy, enquanto os ataques aéreos e com mísseis danificaram 4. Durante a Guerra da Coréia, as minas colocadas pelas forças norte-coreanas danificaram 11 navios da US Navy.
Durante a Guerra Irã-Iraque de 1980 a 1988, minaram-se várias áreas do Golfo Pérsico e águas próximas. Em 14 de abril de 1988, o USS Samuel B. Roberts (FFG-58) atingiu uma mina iraniana M-08/39 na rota de navegação central do Golfo.
Durante a Guerra do Golfo, as minas navais iraquianas danificaram gravemente o USS Princeton (CG-59) e o USS Tripoli (LPH-10).
Emprego Tático
Existem 3 formas principais de usar minas navais: ofensiva, defensiva e psicológica. As minas ofensivas são colocadas em águas inimigas, fora dos portos e em importantes rotas de navegação para afundar navios civis e militares. Os campos minados defensivos protegem a costa de navios e submarinos inimigos e os forçam a áreas mais fáceis de defender e em que são mais vulneráveis. Os campos minados projetados para efeito psicológico são geralmente colocados em rotas comerciais e são usados ??para interromper o transporte para uma nação inimiga. Eles também estão espalhados, para criar uma sensação de campos minados aleatórios em grandes áreas. Uma única mina ao longo de uma rota de transporte pode interromper o transporte por dias até que toda a área seja varrida.
Proteção de Instalações
Para que sejam eficazes nas tarefas de proteção, os campos minados precisam ser densos e extensos. Qualquer ataque provavelmente será determinado e seu eixo de ameaça não pode ser previsto com segurança. Como resultado, o número de minas necessárias é imenso. O simples esforço necessário para colocar minas nessa magnitude não passará desapercebido pelo inimigo, sendo as áreas minadas bem conhecidas e definidas. Seria possível valer-se de técnicas para frustrar essa percepção, mas os resultados não valeriam o esforço. Como os campos minados precisam ser mantidos e apoiados continuamente, atacar e destruir os navios que fazem esta manutenção pode ser tão eficaz quanto tentar limpar as minas em si. Por outro lado, a simples suspeita de sua presença, mesmo não estando lá, tem um efeito psicológico semelhante ao dos submarinos, pois, pode interromper rotas marítimas e causar atrasos e prejuízos para sua desativação ou simplesmente constatação de que não existem. O simples anúncio de sua presença, mesmo sem um desdobramento real, pode ser usado como forma de utilização destas armas, causando incertezas aos comandantes inimigos e frustrando seus movimentos.
Interdição
A interdição envolve a obstrução de rotas de navegação e pontos de trânsito através de campos minados bem posicionados, destinados a restringir a capacidade das forças hostis de montar ataques do mar, para evitar a infiltração de submarinos em áreas críticas ou para inibir o fluxo livre de comércio. A interdição difere da proteção porque as minas não são colocadas nas proximidades de suas próprias instalações e podem estar longe de forças de apoio. Em muitos casos de interdição, os campos minados serão instalados próximos a portos ou instalações inimigas. O problema neste caso, se resume a fazer com que as minas atinjam seu alvo. Como a área a ser minada geralmente é coberta por defesas inimigas, o esforço de lançamento deve ser dissimulado. O número de minas é menor que nas ações de proteção, mas a densidade do dispositivo deve ser mantida para ser eficaz; os campos minados resultantes são muito pequenos e devem ser colocados com maior critério. Campos minados de interdição podem ser usados dentro de campos de proteção. Se puder ser mapeado com presteza, os campos de interdição podem ser colocados nos canais seguros dos campos de proteção. Isso evita de que se suspeite da presença do campo minado e evita perdas de navios amigos atribuídas às minas que saem dos campos defensivos ou que são colocadas de forma descuidada.
Do ponto de vista das contramedidas, os problemas se invertem. A ameaça agora são campos pequenos e densos que surgem em lugares inesperados sem aviso prévio. Uma vez que tal campo minado seja descoberto, o porto ou outra instalação em questão é inegavelmente fechado até que as minas sejam varridas. Os navios varredores não correm sério risco, exceto, é claro, das próprias minas. O problema se resume ao enorme esforço necessário para a vigilância de rotina em cada porto, em todas as rotas de navegação, o tempo todo. A solução usada na Segunda Guerra Mundial de usar traineiras de pesca convertidas em varredores, não é mais viável devido à eficiência das minas modernas. Ainda assim, construir navios dedicados à contramedidas de minas em número suficiente é oneroso.
Minagem de Atrito
É a forma de guerra de minas que visa alvos de alto valor em uma área selecionada. Normalmente, o esforço visa impedir que uma unidade naval como um porta-aviões ou um submarino de mísseis balísticos chegue ao mar aberto e desapareça. Em um conflito de grandes proporções, a minagem de atrito pode ser uma parte crucial do equilíbrio de poder naval - as consequências de destruir até mesmo um único SSBN ou outro alvo valioso são incalculáveis. Normalmente, o objetivo é obtido selecionando um ponto de estrangulamento de rota adequado, pelo qual o alvo deve passar, minando-o.
Contramedidas para esta prática são a princípio uma tarefa simples. É necessário abrir um único caminho, uma vez, pelo ponto minado ou suspeito. O problema é que, uma vez que o alvo é, por definição, de alto valor, as minas ali plantadas serão mais sofisticadas e perigosas. O inimigo também fará todos os esforços para colocá-las nas maiores quantidades possíveis. A situação se complica pelo fato de que os navios de contramedidas de minas não podem se dar ao luxo de cometer um único erro. Para piorar as coisas, enviar esses navios-alvo valiosos para o mar antes da hora costuma ser crítico. Como no caso de fazê-lo suspender antes que sua base seja incinerada por um ataque. Em tais casos, navios de baixo valor provavelmente serão usados ??como parachoques de minas, aceitando sua perda para salvar a unidade principal.
O fato de os principais exemplos de contramedidas de atrito citarem porta-aviões e SSBNs como os principais ativos a serem protegidos não significa que essa tarefa se restrinja a marinhas de superpotências. Uma vez que o tamanho geral da frota diminui, ativos menores tornam-se igualmente importantes. Em uma guerra entre duas potências marítimas emergentes, uma única fragata ou navio de guerra anfíbio pode ser um elemento crucial no equilíbrio de poder naval. Por exemplo, muitas nações têm uma frota de submarinos de 2 ou 3 unidades. Se não conseguirem sair do porto, todo o investimento feito na aquisição, suporte e manutenção dessa força será perdido.
Terrorismo
O uso terrorista de minas pode ser considerado um subconjunto da interdição, mas tem suas características. Um "campo minado" terrorista pode consistir em apenas uma única mina disfarçada. O objetivo não é tanto a destruição do navio que toca a mina, mas o dano econômico causado pela interrupção do comércio, as penalidades financeiras resultantes do aumento das taxas de seguro de transporte, tempos de viagem prolongados e o impacto político de "demonstrar" a incapacidade de um governo para defender seus cidadãos da indignação. O resultado pretendido é pressionar o governo por parte do público e da comunidade empresarial para que mude a política na direção desejada pelos terroristas. O combate à guerra de minas de cunho terrorista é muito difícil. Essencialmente, envolve provar que nenhuma mina está presente para uma comunidade empresarial que não tem nada a ganhar e tudo a perder, aceitando a validade de qualquer prova oferecida. Eles têm toda a razão em adotar tal posição; o fato de uma determinada área estar livre de minas à noite não significa que estará livre de minas na manhã seguinte. Essa situação se resume a um problema de comando e controle; é necessário ser capaz de demonstrar, de forma rápida e discreta, que nada apareceu no fundo do mar ou, se algo apareceu, pode ser investigado e, se necessário, neutralizado.
Multiplicadores de Força
Campos minados podem acentuar a eficácia de outras armas e fornecer um ambiente adequado para seu uso, em vez de se colocarem como armas primárias. Isso pode ser alcançado os usando para canalizar a navegação inimiga para áreas de matança selecionadas ou para restringir sua capacidade de manobra e, assim, aumentar sua vulnerabilidade. Um bom exemplo foi o ataque ao USS Missouri durante a Segunda Guerra do Golfo. Aqui, os iraquianos colocaram campos minados ao largo da costa com uma bateria de mísseis de defesa costeira com a intenção de que os navios de guerra da Coalizão atingissem as minas enquanto manobravam para evitar o ataque ou permanecessem em seu curso restrito e fossem atingidos. Este plano foi derrotado pela combinação de sonares de prevenção de minas e sistemas de comando integrados no contratorpedeiro britânico HMS Gloucester em escolta. Outros usos potenciais dos campos minados do multiplicador de força incluem atrair submarinos para ataques a "alvos de alto valor" (na verdade, simulacros cercados por minas) ou conduzir navios de superfície para posições adequadas para emboscadas de submarinos. Outro papel é atrair os escassos e insubstituíveis navios de contramedidas de minas para posições onde eles possam ser destruídos. O único contra-ataque real a essas estratégias é o uso de equipamento de detecção de minas em combinação com sistemas de comando totalmente integrados para criar uma imagem tática multidimensional.
Minas em Águas Interiores
Frequentemente negligenciadas na abordagem da guerra de minas, hidrovias representam um meio importante de movimento de comércio e, em muitos países asiáticos, são o principal meio de comunicação nas áreas rurais. Minar estas vias também podem afetar a produção de alimentos, por exemplo, em áreas de cultivo de arroz. O ambiente dos rios não é fácil para operações de guerra de minas, seja ofensiva ou defensiva. A combinação de águas de fluxo rápido e leitos cobertos de lodo torna estas atividades complicadas. Normalmente, se usam minas flutuantes que são lançadas a montante do alvo e deslocam-se até o atingir. Esta prática é proibida pelo direito internacional, mas nunca pareceu impedir ninguém. Outras técnicas incluem minas fora de rota, lançadores de foguetes, minas claymore que são instaladas nas margens de rios ou canais e detonadas quando o alvo passa. Todas essas são, basicamente, técnicas terroristas e não costumam fazer parte de operações realizadas por forças militares regulares (mais por falta de oportunidade do que por reticência em relação às táticas). As contramedidas de minas em tais ambientes são facilitadas pela ausência de minas acústicas ou de pressão, pois seriam detonadas pelas condições da água e do fluxo. Uma vez que a maioria das embarcações é construída de madeira e muitas são movidas a remos ou velas, as minas magnéticas não são uma grande ameaça. Minas flutuantes geralmente podem ser localizadas visualmente. No entanto, as minas de contato e fora de rota são problemas e as últimas são quase tão insolúveis quanto as minas de pressão em alto mar. A maior dificuldade é que o ambiente ribeirinho obriga a adoção de embarcações muito pequenas com capacidade correspondentemente limitada. A solução mais atraente para este ambiente é o uso de embarcações de controle remoto que podem ser usadas para varrer à frente de embarcações tripuladas. Os chineses projetaram o drone tipo 312 para essa função e venderam 8 para a Tailândia com o mesmo propósito. O problema com eles é que o link de comando é vulnerável e isso pode resultar em séria imprevisibilidade operacional. O Exército da Tailândia não usa mais o Tipo 312 como drones. Em vez disso, eles agora estendem uma rede apoiada em um tambor de óleo através do rio, acima da ponte a ser protegida. Isso então prende qualquer mina que flutue no rio.
As Minas Navais
As minas mais usadas são as de contato ou de influência (veja Dispositivos de iniciação). As de contato são acionadas pelo contato físico da embarcação com as minas, suas hastes ou cabos acionadores. As minas de influência são ativadas através de sensibilização acústica, magnética, de pressão. Estas técnicas já são bem conhecidas desde um bom tempo e os dispositivos de acionamento mais modernos, dotados de microprocessadores, as conferem uma certo grau de inteligência, permitindo uma capacidade de discriminação mais apurada para identificar alvos falsos e verdadeiros, resistência a contramedidas de varredura ou seleção de alvos mais interessantes.
Tipos de Minas Navais e Formas de Utilização
Existem 2 tipos básicos de minas: as minas de contato e minas de influência. As minas de contato flutuam em uma determinada profundidade e são mantidas no lugar por uma âncora. São a forma menos sofisticada e mais barata de minas navais. O problema com elas é que elas causam explosões de contato menos destrutivas, em vez de impactos mais devastadores sob a quilha. As minas de influência detectam o alvo pelas assinaturas acústica, magnética ou de variação de pressão hidrostática de uma embarcação, ou uma combinação delas. Depois que o alvo foi detectado e está dentro do alcance, a mina explode a uma distância definida. Isso garante que a explosão se dê abaixo da quilha e maximize os danos. Podem ser deixadas à deriva e moverem-se com a corrente, neste caso prejudicando fainas de controle das mesmas. As minas ancoradas são livres para se mover dentro dos limites de ancoragem, restritas por um cabo e âncora preso à mina. Modelos mais sofisticados podem responder apenas a sensibilizações específicas, podendo escolher uma classe de embarcação em particular.
Efeitos provocados pela detonação de minas navais
Efeito de jato de bolha
O efeito do jato de bolha ocorre quando uma mina detona na água a alguma distância do navio. A explosão cria um "buraco" na água e, devido à diferença de pressão, essa esfera desabará do fundo. Isso cria um "pilar" de água que pode subir mais de cem metros no ar. Os danos ao navio são pesados. A água provoca um buraco no casco, inundando um ou mais compartimentos e pode fraturar o navio. A tripulação nas áreas atingidas pelo pilar geralmente é morta instantaneamente. Outros danos geralmente são limitados.
Efeito de agitação
Se a mina detonar à distância do navio, a mudança na pressão da água faz com que o navio ressoe. Este é freqüentemente o tipo mais mortal de explosão, se for forte o suficiente. O navio inteiro é perigosamente sacudido e tudo a bordo é lançado ao redor. Motores rasgam seus berços, cabos saem de seus suportes, etc. Um navio exposto a estes efeitos geralmente afunda rapidamente, com centenas, ou mesmo milhares de pequenos vazamentos por todo o navio e nenhuma maneira de alimentar as bombas.
As armas frequentemente estão alguns passos à frente das contramedidas, e as minas não são exceção. Nesse campo, os britânicos, com sua grande marinha de alto mar, tiveram a maior parte da experiência mundial, e a maioria dos desenvolvimentos antiminas, como a degaussing e a varredura duplo L, foram invenções britânicas. Quando em missões operacionais, como a recente invasão do Iraque, os EUA ainda contam com serviços de remoção de minas britânicos e canadenses. Os EUA trabalharam em algumas contramedidas inovadoras para a caça às minas, como o uso de golfinhos militares para detectar e marcar minas. No entanto, eles são de eficácia questionável.
Minas de Contato
As primeiras minas geralmente eram desse tipo. Ainda hoje são usadas, pois têm um custo extremamente baixo em comparação com qualquer outra arma antinavio e são eficazes, tanto como arma de terror quanto para afundar navios inimigos. As minas de contato precisam fazer contato com o alvo para detonarem, limitando o dano aos efeitos diretos da explosão e geralmente afetando apenas o alvo que as aciona. O contato provoca o acionamento de gatilhos do lado de fora da mina, fazendo com que cilindros de vidro de ácido dentro dos mesmos se quebrem. Outros tipos de gatilhos de contato usam a inércia, mas provaram ser muito vulneráveis a explosões prematuras.
A metade superior da mina é cravejada de protuberâncias ocas de chumbo, cada uma contendo um frasco de vidro cheio de ácido sulfúrico. Quando o casco de um navio atinge a protuberância de metal, ele quebra o frasco dentro dela, permitindo que o ácido escorra por um tubo e em uma bateria de chumbo-ácido que até então não contém nenhum eletrólito ácido. Isso energiza a bateria, que detona o explosivo.
As formas anteriores do detonador usavam um frasco cheio de ácido sulfúrico, cercado por uma mistura de perclorato de potássio e açúcar. Quando o frasco é esmagado, o ácido acende a mistura de perclorato-açúcar e a chama resultante acende a carga de pólvora.
As minas de contato foram equipadas com muitos dispositivos antivarredura engenhosos, incluindo cargas explosivas para cortar os fios de varredura e dispositivos de catraca que permitem que um fio de varredura passe pelo cabo de amarração sem cortá-lo. As minas de contato estão praticamente restritas à função antinavio. Já que o casco do alvo tem que tocar a mina. O uso de minas de contato para ASW significa que devem ser colocadas em todas as profundidades que um submarino pode adotar, exigindo um grande número de unidades.
Minas de Contato à Deriva
Foram usadas ocasionalmente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas eram mais temidas do que eficazes. Às vezes, minas flutuantes se soltam de suas ancoragens e se tornam minas à deriva. Minas modernas são construídas para desativar-se neste caso. Depois de vários anos no mar, o mecanismo de desativação pode não funcionar como pretendido. A frota britânica do almirante Jellicoe não perseguiu e destruiu a frota alemã de alto mar, em menor número, quando ela se afastou na Batalha da Jutlândia porque ele pensou que o estava levando para uma armadilha: ele acreditava ser possível que os alemães estivessem deixando minas flutuantes em seu caminho , ou o estavam atraindo para submarinos, embora nenhum desses fosse o caso.
Churchill promoveu a "Operação Royal Marine" em 1940 e novamente em 1944, onde minas flutuantes foram colocadas no Reno, na França, para flutuar rio abaixo, tornando-se ativas após um tempo calculado o suficiente para atingir o território alemão.
Após a Primeira Guerra Mundial, a mina de contato à deriva foi proibida, mas foi ocasionalmente usada durante a Segunda Guerra. As minas à deriva eram muito mais difíceis de remover do que as ancoradas depois da guerra e causaram quase o mesmo dano a ambos os lados.
Minas de Contato Inferior
É a forma mais simples de mina naval. É apenas uma carga explosiva com algum tipo de detonador instalada no fundo do mar. Elas têm sido usadas ??contra submarinos, já que eles ocasionalmente ficam no fundo do mar para reduzir sua assinatura acústica. Elas também foram usadas para evitar que as embarcações de desembarque cheguem à costa e foram um grande obstáculo durante os desembarques do Dia D. Os alemães usaram minas antitanque aqui com pequenas modificações para torná-las mais confiáveis debaixo d'água, prendendo as minas à frente de muitos dos obstáculos de praia.
Minas-Antena
Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos minaram pesadamente o Canal da Mancha e, mais tarde, grandes áreas do Mar do Norte para evitar que submarinos alemães o usassem. Como o submarino poderia estar em qualquer profundidade, uma invenção americana, a mina-antena, foi amplamente utilizada. A conveniência de explodir uma carga sob um navio em vez de esperar o contato direto com ele foi reconhecida há muito tempo. A primeira tentativa prática foi pelos Estados Unidos em 1919.
A antena da mina é ancorada em um cabo curto, a uma distância definida sob a superfície. Um longo fio de cobre é esticado para cima, terminando em um flutuador. Se algum objeto de aço tocar o fio, em qualquer ponto de seu comprimento, é gerado um potencial elétrico que detona a mina. As minas-antena são particularmente valiosas no trabalho antisubmarino, uma vez que podem ser configuradas para ficarem profundamente na água com suas antenas de detonação terminando em uma determinada profundidade sob a superfície. Assim, os navios de superfície podem navegar pelos cabos com relativa segurança, mas os submarinos correm perigo mortal.
Minas Limpet
As minas de Limpet são uma forma especial de mina de contato que são fixadas ao alvo por ímãs e deixadas, e são assim chamadas por causa da semelhança com o molusco. Um nadador ou mergulhador pode prender a mina, que geralmente é projetada com compartimentos ocos para dar uma leve flutuabilidade negativa, tornando-a mais fácil de manusear embaixo d'água. Normalmente elas são conectadas diretamente pelos operadores e acionadas por retardo.
Elas também podem ter um sistema antirremoção que faz a mina explodir se for removida do casco por mergulhadores inimigos ou por explosões. Pode ser equipada com uma pequena hélice que detona a mina depois que o navio navegar uma certa distância, de modo que possa afundar em canais navegáveis ??ou águas profundas fora do alcance do salvamento e tornando mais difícil determinar a causa do naufrágio.
Um exemplo do uso de minas de limpet pelas forças especiais britânicas foi na Operação Frankton, que tinha o objetivo de desativar e afundar os navios mercantes atracados em Bordeaux, França, em 1942. A operação foi tema do filme “The Cockleshell Heroes”. As Limpets usadas pelos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial continham apenas 4 kg de explosivo, mas colocadas 2 metros abaixo da linha d'água causavam uma abertura de um metro de largura em um navio sem armadura.
Minas em Margarida
O problema com as minas-antena é que a carga explosiva deve estar a cerca de 30 metros do casco do submarino para que danos significativos sejam alcançados. A chance de conseguir isso aumentou muito com a introdução das minas em margarida. Essas camadas de recursos de cargas que podem ser de contato ou de antena fundida. A explosão de uma significa necessariamente acionamento das outras devido à detonação simpática. A montagem inteira é incrivelmente desajeitada, parece uma árvore de Natal invertida e pode bloquear a água com eficiência até 250 metros de profundidade. É, portanto, exclusivamente um sistema de proteção patrimonial, mas muito eficaz.
Minas Ancoradas
Esse tipo de mina é instalada para flutuar logo abaixo da superfície ou a uma profundidade de aproximadamente 5 metros. Um cabo de aço que conecta a mina a uma âncora no fundo do mar, impede que ela se afaste. O mecanismo de explosão e detonação está contido em um invólucro flutuante de metal ou plástico. A profundidade abaixo da superfície em que a mina flutua pode ser definida de forma que apenas navios de grande calado, como porta-aviões, navios de guerra ou grandes navios de carga estejam em risco, evitando que a mina seja usada em um alvo menos valioso.
Nas águas litorâneas, é importante garantir que a mina não se torne visível na maré baixa, portanto, o comprimento do cabo predefinido é ajustado para levar em conta as marés. Mesmo na época da Segunda Guerra Mundial, havia minas que podiam ser ancoradas em águas de 300 metros de profundidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, armadilhas para minas foram usadas para bloquear as entradas dos portos. 2 minas flutuantes estavam ancoradas a alguma distância uma da outra em cada lado de um canal de transporte, ligadas por uma corrente. Quando um navio de grande calado passava pela armadilha, puxava a corrente junto com ele, arrastando as minas para os lados do navio; a explosão dupla resultante frequentemente o afundava. Este sistema não foi usado extensivamente, mas provou ser eficaz no bloqueio de portos.
As minas ancoradas são de longe as mais comuns e qualquer campo minado encontrado provavelmente conterá principalmente minas de contato de vários tipos. Seu uso está longe de ser tão fácil quanto parece. A opção de lançamento aéreo de minas ancoradas também não é mais usada, já que poucas aeronaves têm a capacidade de carga e compartimentos de bombas amplos e acessíveis pelo ar necessários para a função. As nações que possuem tais aeronaves têm melhores funções para elas. Todas essas considerações significam que a colocação de campos minados atracados provavelmente será realizada apenas por navios de superfície. Se eles puderem ser identificados e eliminados, a ameaça das minas de contato será bastante atenuada. Esta é basicamente uma função C3I e que precisa ser integrada com outras operações de guerra contra minas. A instalação pouco criteriosa de minas ancoradas também pode ser perigosa. Os iraquianos decidiram "melhorar" a mina Pattern 1908 aumentando sua carga explosiva. Para preservar a flutuabilidade, um cabo mais leve foi instalado no lugar da corrente mais pesada usada no original russo. Como resultado, a inércia da mina mais pesada com o movimento do mar fez com que o cabo menos robusto se rompesse e resultasse na perda de controle das minas.
Minas Controladas Remotamente
Frequentemente usadas em combinação com artilharia costeira e hidrofones, as minas controladas remotamente (ou por comando de detonação) podem ser instaladas em tempos de paz, o que é uma grande vantagem no bloqueio de importantes rotas de navegação. As minas geralmente podem ser transformadas em minas "normais" com um interruptor (que evita que o inimigo simplesmente capture a estação de controle e desative as minas), detonadas por um sinal ou detonadas por conta própria. As primeiras foram desenvolvidas por volta de 1812 por Robert Fulton e usadas na Guerra Civil Americana. Elas eram consideradas superiores às minas de contato porque não colocavam em risco o transporte amigável.
Minas de influência
Estas minas são acionadas pela influência de um navio ou submarino, ao invés do contato direto. Incorporam sensores eletrônicos projetados para detectar a presença de um navio e detonar quando estiver dentro do alcance de explosão da ogiva. Os espoletas em tais minas podem incorporar um ou mais dos seguintes sensores: magnético, acústico passivo ou deslocamento de pressão da água causado pela proximidade de uma embarcação.
Usadas pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, a sofisticação dos detonadores de minas de influência aumentou consideravelmente ao longo dos anos, à medida que os primeiros transistores e depois os microprocessadores foram incorporados aos projetos. Sensores magnéticos simples foram substituídos por magnetômetros de campo total. Enquanto os primeiros fusíveis magnéticos de mina respondiam apenas a mudanças em um único componente do campo magnético de uma embarcação alvo, um magnetômetro de campo total responde a mudanças na magnitude do campo de fundo total. Da mesma forma, os hidrofones de banda larga originais das minas acústicas dos anos 1940 (que operam no volume integrado de todas as frequências) foram substituídos por sensores de banda estreita que são muito mais sensíveis e seletivos. Minas agora podem ser programadas para ouvir assinaturas acústicas altamente específicas (por exemplo um motor de turbina a gás e / ou sons de cavitação de um projeto específico de hélice) e ignorar todos os outros. A sofisticação dos detonadores eletrônicos modernos que incorporam esses recursos de Processamento de Sinal Digital torna muito mais difícil detonar a mina com contramedidas eletrônicas porque vários sensores trabalhando juntos (por exemplo, magnético, acústico passivo e pressão da água) permitem ignorar sinais que não são reconhecidos como sendo a assinatura de um navio-alvo pretendido.
As minas de influência modernas são computadorizadas, com toda a programabilidade que isso implica, por exemplo, a capacidade de carregar rapidamente novas assinaturas acústicas em detonadores ou programá-los para detectar uma única assinatura de alvo altamente distinta. Desta forma, uma mina com um detonador acústico passivo pode ser programada para ignorar todas as embarcações amigas e pequenas embarcações inimigas, apenas detonando quando um alvo inimigo muito grande passar por cima dela. Alternativamente, a mina pode ser programada especificamente para ignorar todos os navios de superfície, independentemente do tamanho, e visar exclusivamente aos submarinos.
Minas computadorizadas podem ser programadas para atrasar a sua ativação por dias ou semanas após a instalação. Da mesma forma, elas podem ser programadas para se autodestruir ou tornar-se inertes após um período de tempo predefinido, por exemplo, 12 dias ou 12 meses. Quanto mais sofisticado for o projeto da mina, mais provável é que haja algum tipo de dispositivo antimanuseio instalado para impedir a liberação por mergulhadores ou submersíveis pilotados remotamente.
Minas Magnéticas
As minas magnéticas foram desenvolvidas pelos britânicos que queriam uma mina de fundo, limitada a águas relativamente rasas. Usavam o componente vertical do campo magnético do navio para acioná-la quando uma determinada densidade de campo era atingida. Elas permanecem em uma condição de neutralidade em relação ao campo magnético terrestre, e uma embarcação metálica ao atravessar o campo de influência de seus sensores distorce este campo. e altera o contato entre bobinas que formam o gatilho da mina, provocando sua detonação. Na Segunda Guerra Mundial esta forma de acionamento era contraposta por meio de um cinturão de “degaussificação” que consistia num cabo de alta tensão envolvendo o casco e ligado a um gerador a bordo. Um processo de desmagnetização do casco efetuado periodicamente também podia assegurar um certo grau de imunidade.
Minas deste tipo foram usadas pela primeira vez em 1918 ao largo da costa belga como dispositivos antisubmarinos e foram usadas no papel antinavio na Rússia em 1919. Exemplares foram capturados pelos russos na época, e foram encaminhados para a Alemanha, que os copiou. Um pequeno número de minas magnéticas colocadas pela Alemanha em 1939, praticamente paralisou estes portos até que técnicas de varredura pudessem ser desenvolvidas. Os britânicos desenvolveram também um derivado superior das suas minas de 1919, que funcionava a partir da componente horizontal do navio. Essa mudança aparentemente insignificante tornou possível projetar um detonador que respondesse à taxa de variação da intensidade do campo, em vez da intensidade absoluta do campo. Isso tornou a defesa contra minas magnéticas por procedimentos de desmagnetização e varredura magnética muito menos eficazes. Mais tarde, as minas foram melhoradas com a introdução de espoletas de duplo estágio. Nesse caso, a mina seria ativada pelo aumento da força do campo magnético, mas apenas detonada pela sua diminuição. Assim, a mina explodiria quando o navio passasse, sob os hélices em vez de sob a proa. A combinação de componente horizontal e acionamento em duplo estágio era mais eficaz e também muito mais difícil de simular durante a varredura. Tornou obsoleta toda a geração de varredores da Segunda Guerra Mundial. As minas de fundo magnéticas foram provavelmente as últimas minas navais que poderiam ser construídas de forma simples, barata e em grandes quantidades por mão de obra não qualificada.
As contramedidas contra a minas magnéticas consistem em reduzir ao máximo a assinatura magnética dos alvos. Deve-se evitar o uso de componentes de aço sempre que possível. Os cascos devem ser feitos de material não magnético bem como os acessórios, como correntes de âncora e guinchos de bronze. Todos os materiais com baixo valor magnético são extremamente caros, mas o uso de aço em algumas áreas permanece inevitável. Assim, a desmagnetização ainda é essencial para corrigir o campo magnético resultante. Um aspecto frequentemente negligenciado desse problema é que as assinaturas magnéticas drasticamente reduzidas têm uma tendência perturbadora de aumentar de maneira imprevisível. Isso é em parte o resultado de processos naturais e em parte o efeito de modificações aparentemente menores no navio.
Minas Acústicas
As minas acústicas são construídas para reagir a um grande número de ruídos. O sinal captado pode ser processado internamente para que sejam acionadas apenas por alvos específicos, evitando-se, por exemplo, que o sonar de uma baleia ou golfinho a detone. O ruído subaquático de uma embarcação provém de 3 fontes principais: os hélices que vibram e provocam cavitação (energia de propulsão não utilizada e que provoca sua perda de eficiência devido a vaporização do fluido, formação de vácuo entre as pás e consequente geração de ruído por projetos não perfeitos ou regimes de rotação ineficientes), turbulência hidrodinâmica provocada pelo casco, motores,trens de força e outras máquinas de bordo. As duas últimas irradiam em várias amplitudes e frequências (altas), que raramente caracterizam uma embarcação em particular, e podem ser amenizadas por projetos cuidadosos, com o uso de coxins de borracha ou similares, e outras medidas de isolamento acústico. Porém o ruído dos hélices são de baixa frequência e caracterizam cada embarcação em particular.
As minas acústicas foram introduzidas pela primeira vez pela Alemanha em 1940 e exploram o princípio de que todos os navios e submarinos têm uma assinatura acústica específica. Mecanismos de retardo podem ser incluídos para deixar a mina inerte, e portanto não vulnerável à varredura, por dias após ter sido colocada, enquanto a incorporação de contadores permite que a mina só seja detonada após um certo número de impulsos (geralmente até 16). Isso significa que um varredor teria que fazer um grande número de passagens sobre um campo suspeito antes de ter certeza de que todas as minas dentro do campo foram explodidas.
As minas acústicas podem ser configuradas para funcionar nos modos de banda larga ou de banda estreita. As minas de banda larga originais foram aquelas introduzidas pela Alemanha e trabalham no volume integral de emissões de ruído em todas as frequências. Como tal, o sistema de espoletas é relativamente simples (tudo o que poderia ser conseguido pela tecnologia eletrônica disponível na época) e minas desse tipo podem ser varridas usando geradores de ruído rudimentares. Minas deste tipo são muito difundidas e produzidas extensivamente. No entanto, eles exigem um grau de sofisticação eletrônica nos detonadores, tornando-os mais caros e demorados para serem produzidos. Durante as décadas de 1970 e 1980, o avanço da tecnologia eletrônica tornou possível aumentar o grau de sofisticação eletrônica com a miniaturização de componentes. Isso teve uma grande influência em todos os aspectos da tecnologia militar e tornou possível o desenvolvimento de armas relativamente inteligentes. Na guerra de minas, o resultado foi o desenvolvimento de software de processamento de sinais de banda estreita para detonadores. Isso revolucionou as perspectivas do acionamento acústico e teve um efeito importante na tecnologia de contramedidas.
O processamento de ruído de banda estreita explora frequências distintas centradas em atividades específicas a bordo. Pode ser o barulho de um motor diesel, a cavitação causada por hélices na água ou o zumbido característico das turbinas a gás. O ruído de fluxo geralmente não é usado, pois é insuficientemente preciso para o tipo de espoleta aqui em uso. As implicações do processamento de banda estreita são que os perfis de som usados ??são tão precisos que a mina pode ser programada para ouvir tipos específicos de navios e ignorar outros. Uma mina acústica de banda estreita russa, por exemplo, pode ser configurada para ouvir especificamente a turbina a gás LM-2500 e ignorar as outras.
Isso torna a varredura excepcionalmente difícil. Com efeito, os dispositivos de varredura devem emular o perfil de som de um alvo para detonar a mina. A capacidade de processamento das minas modernas significa que a correspondência deve ser bastante exata, pois os erros serão detectados e usados ??para filtrar a varredura. Essas varreduras acústicas estão em serviço, mas seu uso enfrenta muitos problemas. Uma é que a varredura pode não estar simulando o alvo pretendido; ou pode estar simulando os aspectos (ou combinação deles) errados para a mina em questão. Assim, muitas varreduras serão necessárias para cobrir as combinações de aspecto disponíveis (e então repetidas até 16 vezes para saturar dispositivos contadores). O consumo de tempo resultante é tão alto que se acredita que o desenvolvimento de detonadores acústicos de banda estreita para minas tornou as técnicas de varredura ineficazes diante dessa ameaça.
A boa notícia para os varredores é que essas minas são muito caras, muito difíceis de fazer e requerem grande experiência hidroacústica para que o sistema funcione. Essas minas são normalmente encontradas apenas nos inventários de grandes potências, como EUA, Rússia, França, etc. Mesmo onde minas desse tipo são exportadas, seus detonadores são muito simplificados. Por exemplo, os italianos produzem a mina acústica de banda estreita MR-80 para uso próprio e da OTAN. Um cliente de exportação pode comprar um MR-80 (como fizeram os iraquianos), mas a versão entregue será o MRP somente para exportação (que os iraquianos obtiveram, mas ainda rotulado como MR-80!), que tem um detonador acústico de banda larga. Poucos clientes de exportação têm sofisticação para saber a diferença. Os russos têm a mesma política. Produtores de minas não tradicionais (por exemplo, Iraque, Irã, Coréia do Norte e Chile) que tentaram produzir minas acústicas de banda estreita falharam. O Chile tentou duplicar uma mina britânica Stonefish em meados da década de 1980 e falhou. Eles contornaram o problema duplicando o revestimento externo (incluindo marcações) e a aparência geral do Stonefish, enquanto lançavam folhas de dados que duplicavam o estilo corporativo da GEC-Marconi. Eles também deram a entender que haviam recebido uma licença secreta para produzir Stonefish. Na verdade, a mina chilena tinha um detonador de banda larga simples.
Minas Magneto-Acústicas
Uma vulnerabilidade observada nas minas acústicas é que o mecanismo de detonação deve estar ligado o tempo todo em que a mina estiver ativa. Ligar um detonador requer energia elétrica, embora em pequenas quantidades. O fornecimento de tal energia elétrica é restrito a bancos de baterias que devem ser limitados em volume. Isso limita a vida útil da mina à energia da bateria fornecida, normalmente apenas 12 dias. Uma vez que as minas não podem ser recuperadas e reabastecidas, é óbvio que os campos minados que consistem inteiramente de minas acústicas terão vida curta. Outro problema potencial é que qualquer sistema elétrico que funcione constantemente emite energia elétrica que pode ser detectada.
Esses problemas são superados por um sistema de detonadores magnético-acústico. Neste arranjo, um interruptor magnético muito simples (comparável aos usados ??nas minas magnéticas originais) é usado como iniciador. Isso não precisa ser sofisticado ou complexo, pois não detona diretamente a mina. O que ele faz é ativar a parte acústica da espoleta. Se constatar que vale a pena engajar o alvo, ele o fará, caso contrário, desligará automaticamente após alguns minutos. Esses sistemas têm muitas vantagens. O interruptor magnético muito simples não requer energia, por isso tem vida quase infinita. O detonador acústico é desligado na maior parte do tempo (conservando assim a energia da bateria e limitando qualquer sugestão de detectabilidade). Ainda mais útil é o fato de que qualquer varredura deve não apenas combinar geradores magnéticos e acústicos, mas deve fazê-lo em proporções e sequências cuidadosamente integradas e em fases. Com efeito, a combinação de detonadores magnéticos e acústicos não só integra os benefícios de ambos, mas também tem um efeito sinérgico que adiciona uma ordem de magnitude à letalidade do sistema e aos problemas envolvidos em combatê-la.
Minas de Pressão
As minas de pressão reagem a um campo de pressão tridimensional que envolve o navio. Em pequenas profundidades a água se comprime entre o casco e o fundo,e ao ser forçada para os lados o aumento de sua velocidade reduz sua pressão num nível suficiente para causar a deformação de um diafragma que aciona a mina. Este dispositivo é de difícil varredura e navegar em baixa velocidade em águas suspeitas é a melhor defesa. São invariavelmente minas de fundo, pois medem a queda absoluta na pressão associada à diferença entre a pressão conhecida devido à profundidade da água e a profundidade da água sob o casco de um navio que passa. Esse diferencial está diretamente relacionado à profundidade em que a mina está situada, sendo a razão envolvida aproximadamente proporcional à raiz quadrada da queda de pressão. Em outras palavras, se a profundidade na qual a mina está localizada for aumentada em um fator de 1,414, a queda de pressão da linha de base necessária para detonar essa mina deve ser duplicada. Além disso, há um mínimo necessário abaixo do qual uma queda de pressão não explodirá a mina; este é um requisito absoluto, uma vez que o movimento das ondas causaria quedas de pressão suficientes para explodi-las. Por essas razões, as minas de pressão são inevitavelmente armas costeiras em águas rasas. Assim como as minas acústicas, as minas de pressão possuem defletores seletivos de retardo de tempo, permitindo que a mina se torne ativa após um determinado dia e, se nenhum alvo passar por ela após um determinado período, tornando-a inoperante novamente. Elas também têm dispositivos de contagem de navios-alvo múltiplos semelhantes, permitindo que um número predeterminado de navios passe antes da detonação.
As minas de pressão são completamente impossíveis de varrer por qualquer meio conhecido. Uma variedade de métodos experimentais foi tentada, incluindo o uso de parachoques de minas. Eles foram adotados em 1945 pela US Navy para limpar as minas de pressão lançadas na costa japonesa pela USAAF. Esses parachoques de minas consistiam em antigos cargueiros com seus porões cheios de tambores lacrados (para preservar a flutuabilidade) e com todas as funções do navio automatizadas para que a tripulação pudesse se concentrar acima do convés. Na verdade, os navios eram operados inteiramente a partir da ponte onde a tripulação se sentava em 12 camadas de colchões convencionais. Essas precauções se mostraram inadequadas, uma vez que as explosões da mina desativaram os parachoques e a tripulação foi seriamente prejudicada, embora não realmente ferida, pelas ondas de choque. As minas de pressão têm sérias limitações operacionais. Uma vez que a queda de pressão necessária para detoná-las está diretamente relacionada ao calado do navio em questão, os navios de calado raso podem atravessar a maioria dos campos minados de pressão impunemente. Calado raso implica deslocamento restrito e esta consideração é a razão pela qual o tamanho máximo dos navios de guerra contra minas costeiras da OTAN é restrito a 800 toneladas (e significa que os caçadores de minas da classe Avenger dos EUA nunca devem chegar perto de um campo minado de pressão suspeito). Hovercrafts são capazes de atravessar um campo minado de pressão com relativa segurança. Por outro lado, muitos tipos de embarcações de guerra anfíbias (por exemplo, o AAV-7) têm assinaturas de alta pressão e são muito vulneráveis ??a tais minas.
Estas características significam que as minas de pressão são normalmente consideradas armas de defesa costeira e, especificamente, para operações antianfíbias. Nessas funções, elas estariam localizadas em águas rasas (até mesmo na zona de surfe) onde mesmo assinaturas de pressão mínimas as detonariam. Em tais operações, mesmo os níveis mínimos de pressão definidos pela ação das ondas são baixos, uma vez que os rolos profundos serão atenuados à medida que chegam à costa. Assim, detonadores de pressão foram adotados para toda uma geração de pequenas minas anti-invasão, especificamente destinadas a destruir naves anfíbias.
Minas de Elevação
Este tipo de mina é particularmente útil em águas muito profundas, que de outra forma não poderiam ser ancoradas, ou onde o fundo do mar é muito macio. A mina de elevação fica estacionada no leito oceânico. Normalmente é equipada com um sensor acústico passivo para ouvir a passagem de um navio ou submarino dentro do alcance. Quando o contato é feito, ela muda para um modo ativo e lança seu lastro para mudar sua flutuabilidade de negativa para positiva. Isso faz com que flutue e exploda no momento apropriado. Essas armas são particularmente perigosas, uma vez que nenhum meio confiável foi desenvolvido para detecta-las. Uma versão muito mais perigosa da mina de elevação dispara um projétil em vez de apenas flutuar para cima. A profundidade de ancoragem é provavelmente fixada pelas profundidades de esmagamento do mecanismo e da armadura. Em águas realmente profundas, então, a mina deve ser ancorada e deve ter flutuabilidade para suportar um peso considerável de cabo. Consequentemente, a mina deve ser grande. Em águas mais rasas, até 300 m ou mais, o lastro mina pode muito bem ficar no fundo, impossível de ser varrida por meios mecânicos (ou seja, por qualquer dispositivo que corte o cabo de amarração).
O efeito da existência de minas de elevação em águas profundas é estender significativamente a área explorável do mundo. As contramedidas são muito caras porque a mina pode cobrir uma área letal substancial (o corpo da mina pode manobrar para um lado ou outro) e porque qualquer tentativa de destruir minas ou amarração requer operações muito profundas. Embora não sejam tecnicamente minas de elevação (o projétil atira para os lados em vez de para cima), a mesma filosofia básica foi adotada para uma série de minas anti-invasão de zona de arrebentação. Elas usam sensores acústicos semelhantes para detectar embarcações de desembarque e veículos blindados anfíbios se aproximando e, em seguida, disparam seus projéteis contra eles. Os italianos lançaram uma mina desse tipo no final dos anos 1980, enquanto os russos ofereceram a mina anti-invasão KPM que usa o mesmo princípio. Esses são impedimentos particularmente sérios para uma invasão, uma vez que sua grande área de aquisição de alvo significa que as táticas antiminas convencionais de limpar caminhos estreitos para a praia não são mais adequadas - as minas anti-invasão cobririam esses caminhos pelos flancos.
As minas de fundo são fáceis e seguras de colocar em comparação com as ancoradas. O fornecimento de detonadores de retardo significa que podem ser manuseados com segurança a bordo de plataformas não especializadas por tripulações não qualificadas. Efetivamente, o procedimento de é simplesmente navegar até um ponto especificado e jogar os pacotes de lado. Uma vez na água, elas criarão o caos desproporcional ao seu número e efeito real. Isso significa que as minas de fundo são ideais para colocação secreta e, portanto, para o uso ofensivo de campos minados. Elas podem ser entregues por submarinos (no lugar de torpedos), por aeronaves (especialmente se o conceito de destruidor foi adotado – em desuso) ou por navio convertido. A técnica poderia ser tão simples quanto enviar minas para apoiadores em um país hostil que as levaria até a ponte mais próxima sobre o rio a ser minado (ou em uma balsa) e os jogaria sobre o lateral.
Mina de foguete
Uma invenção russa, a mina de foguete é uma mina de fundo que dispara um foguete teleguiado de alta velocidade (não um torpedo) para cima em direção ao alvo. Destina-se a permitir que uma mina de fundo ataque navios de superfície, bem como submarinos de uma profundidade maior.
Engodos
Nem todo objeto semelhante a uma mina é uma mina. Um objeto no fundo do mar pode ser lixo doméstico, boias afundadas, rochas de formato estranho, destroços de navios naufragados ou mesmo uma mina. O problema em eliminá-los é o grande número de objetos semelhantes a minas que devem ser verificados e, se perigosos, eliminados. Uma equipe de minagem habilidosa (o que os iraquianos não eram) colocará milhares de simulacros baratos para cada mina genuína e retardará o processo de remoção. Na verdade, é muito fácil fazer uma imitação de plástico barato de um invólucro de mina, pintá-lo com as marcações corretas e preenchê-lo com concreto. O custo estimado é em torno de US $ 10,00. Cada um deve ser tratado como uma mina viva até prova em contrário. O inverso também é verdadeiro, e a instalação de pacotes modernos e muito perigosos de forma que aparentem engenhos simples pode ser feita.
O máximo em minas falsas são as que não existem. Por exemplo, em uma futura intervenção semelhante à Segunda Guerra do Golfo, o líder do país ameaçado simplesmente teria que declarar solenemente que seu país não iria colocar minas em uma determinada área e se alguma fosse encontrada, ela teria sido colocada por seus inimigos tentando desacreditá-lo. Ao mesmo tempo, seus submarinos são vistos saindo furtivamente do porto à noite com seus berços de minagem externos no lugar. Qualquer declaração de que nenhuma mina foi encontrada é recebida com um sorriso maroto e "sem comentários". O resultado teria que ser uma operação massiva de remoção de minas em andamento que não pudesse ser interrompida (apesar de seus resultados negativos) e representaria um desvio significativo de ativos muito escassos em outros setores. Os esforços atuais para combater simulacros e iscas trabalham na tese de que melhorar a discriminação do sonar de classificação usado para identificar o objeto semelhante a uma mina é o melhor caminho. Isso significa que é necessário um sonar de frequência mais alta. Uma abordagem relacionada usa um sonar de banda larga para determinar se a mina é um simulacro (a técnica exata é classificada). No entanto, frequências mais altas têm intervalos mais curtos na água. Isso significa que um ROV que carrega o sonar terá que se aproximar da mina suspeita, ficando mais vulnerável a armadilhas explosivas.
Armadilhas
Outra linha de ação é tentar a destruição dos veículos subaquáticos não tripulados ou mergulhadores usados ??pelos caçadores de minas para inspecionar e destruir os alvos. Cada caçador de minas normalmente carrega 2 veículos de observação remota com o número total mantido em estoque sendo pequeno. É muito improvável que haja muitas unidades de “backup” em relação às unidades em uso. Portanto, se os mergulhadores qualificados ou seus substitutos mecânicos forem postos fora de ação, o esforço de caça às minas será severamente prejudicado.
Armadilhas podem ser plantadas de várias maneiras; a instalação de dispositivos antimanuseio para matar mergulhadores que tentam neutralizá-las, a localização de pequenas cargas antimergulhador ao redor das minas e equipadas com várias opções de detonadores ou o desenvolvimento de minas especificamente destinadas a detectar e neutralizar os submersíveis. Esses desenvolvimentos podem tornar inaceitável a taxa de neutralização de minas versus aos ROVs destruídos. Um programa de pesquisa, lançado pela British Defense Research Agency, atacou esse problema de 2 maneiras. Uma é produzir um ROV de baixa observação, no qual todas as estruturas metálicas são removidas e todo o maquinário é sonorizado. A outra é manipular com as emissões do sonar de classificação para que o ROV possa se posicionar a uma distância segura e simular uma abordagem.
Mina antivarredura
A mina antivarredura é uma mina muito pequena (ogiva de 40 kg) com o menor dispositivo flutuante possível. Quando o fio de uma varredura atinge a mina, ele "afunda", deixando o fio de varredura arrastar-se ao longo do fio de ancoragem da mina até que a varredura atinja a mina. Isso detona a mina e corta o fio. Elas são muito baratas e geralmente usadas ??em combinação com outras minas em um campo minado para tornar a varredura mais difícil.
Mina de torpedo
A mina de torpedo é uma variedade autopropelida, capaz de ficar à espera de um alvo e depois persegui-lo, por exemplo, a mina CAPTOR. Outros projetos, como a Mina Móvel Lançada Submarino Mk 67 (que é baseada em um torpedo Mark 37) são capazes de transpor até 10 milhas através ou em um canal, porto, área de água rasa e outras zonas que normalmente seriam inacessíveis para embarcação que coloca o dispositivo. Depois de atingir a área alvo, eles assentam no fundo do mar e agem como minas de influência convencionalmente instaladas. Como regra geral, as minas de torpedo incorporam detonadores acústicos e magnéticos computadorizados. A "mina" americana Mark 24, de codinome FIDO, era na verdade um torpedo ASW. A designação da mina era uma desinformação para ocultar sua função.
Colocação de minas
Lançar um campo minado é um processo relativamente rápido com navios especializados, que ainda hoje é o método mais comum. Porém pode-se utilizar submarinos, aeronaves, mergulhadores e outros. As minas são lançadas em um intervalo predefinido atrás do navio. Cada mina é mapeada para possibilitar a limpeza posterior, mas não é incomum que essas marcações se percam junto com os navios. Portanto, muitos países exigem que todas as operações de mineração sejam planejadas em terra e os registros sejam mantidos para que as minas possam ser recuperadas mais tarde com mais facilidade.
Na década de 1930, a Alemanha fez experiências com o lançamento de minas por aeronaves; que tornou-se um elemento crucial em sua estratégia geral. As aeronaves tinham a vantagem da velocidade e nunca seriam apanhadas em seus próprios campos minados. As minas alemãs continham uma grande carga explosiva de 450 kg. De abril a junho de 1940, a Luftwaffe colocou 1.000 minas em águas britânicas. Portos soviéticos foram minados, assim como a rota do comboio do Ártico para Murmansk.
A URSS foi relativamente ineficaz no uso de minas navais na Segunda Guerra Mundial em comparação com seu recorde em guerras anteriores. Pequenas minas foram desenvolvidas para uso em rios e lagos, e minas especiais para águas rasas. Uma grande mina química foi projetada para afundar no gelo com a ajuda de um composto de fusão. Vários torpedeiros da Aviação Naval Soviética foram incumbidos para o papel de mineração aérea no Mar Báltico e no Mar Negro.
Em setembro de 1939, o Reino Unido anunciou a colocação de extensos campos de minas defensivos em águas ao redor das ilhas. As operações de mineração aérea ofensiva começaram em abril de 1940, quando 38 minas foram colocadas em cada um desses locais: o rio Elba, o porto de Lübeck e a base naval alemã em Kiel. Nos próximos 20 meses, as minas entregues por aeronaves afundaram ou danificaram 164 navios, com a perda de 94 aeronaves. Em comparação, ataques aéreos diretos a navios do Eixo afundaram ou danificaram 105 embarcações a um custo de 373 aeronaves perdidas. A vantagem da mineração aérea ficou clara. No Reino Unido um total de 48.000 minas aéreas foram colocadas pela Royal Air Force (RAF) no Teatro Europeu durante a Segunda Guerra Mundial.
Os primeiros esforços de minagem aérea dos Estados Unidos usaram aeronaves menores, incapazes de transportar muitas minas. Usando torpedeiros TBF Avenger, a US Navy montou um ataque de minagem aérea direto contra navios inimigos em Palau em 30 de março de 1944, em conjunto com bombardeios convencionais. O lançamento de 78 minas impediu 32 navios japoneses de escapar do porto de Koror; a operação combinada afundou ou danificou 36 navios. Dois Avengers foram perdidos; suas tripulações foram recuperadas. As minas paralisaram o uso do porto por 20 dias; mais a colocação de minas na área contribuiu para que os japoneses abandonassem Palau como base.
Já em 1942, especialistas americanos, como o cientista do Laboratório de Artilharia Naval Dr. Ellis A. Johnson, Comandante da Reserva Naval, sugeriram operações de minagem aérea maciça contra a "zona externa" do Japão (Coréia e norte da China), bem como a "zona interna ", suas ilhas de origem. Primeiro, as minas aéreas teriam que ser desenvolvidas e fabricadas em grande número. Em segundo lugar, lançar minas exigiria um grupo aéreo de tamanho considerável. A USAAF tinha capacidade de lançamento, mas considerava a minagem um trabalho da Marinha. A US Navy não tinha aeronaves adequadas. Johnson começou a convencer o General Curtis LeMay da eficácia de bombardeiros muito pesados lançando minas aéreas.
Nesse ínterim, B-24 Liberator, PBY Catalina e outros bombardeiros disponíveis participaram de operações de minagem localizadas no sudoeste do Pacífico e nos teatros China, Burma e India (CBI), começando com um ataque muito bem-sucedido ao rio Yangon em fevereiro de 1943. As operações de minagem aérea envolveram uma coalizão de tripulações britânicas, australianas e americanas, com a RAF e a Royal Australian Air Force (RAAF) realizando 60% das surtidas e a USAAF e a Marinha dos EUA cobrindo 40%. Foram utilizadas minas britânicas e americanas. Os navios mercantes japoneses sofreram perdas tremendas, enquanto as forças de varredura de minas japonesas estavam dispersas demais, atendendo a portos longínquos e extensos litorais.
Finalmente, em março de 1945, a Operação Starvation começou para valer, usando 160 bombardeiros B-29 Superfortress de LeMay para atacar a zona interna do Japão. Quase metade das minas eram do modelo Mark 25 construído nos EUA, carregando 1.250 libras de explosivos e pesando cerca de 2.000 libras. Outras minas usadas incluíam os menores 1.000 libras Mark 26. 15 B-29s foram perdidos enquanto 293 navios mercantes inimigos foram afundados ou danificados. 12.000 minas aéreas foram colocadas, uma barreira significativa ao acesso do Japão a recursos externos. Uma Pesquisa de Bombardeio Estratégico dos EUA (Guerra do Pacífico) concluiu que teria sido mais eficiente combinar o esforço submarino antimarítimo eficaz dos EUA com o poder aéreo baseado em terra e navios aeródromos para atacar com mais força contra os navios mercantes e iniciar uma operação aérea mais extensa de minagem no início da guerra. Os analistas da pesquisa projetaram que isso teria deixado o Japão faminto, forçando o fim da guerra mais cedo. Após a guerra, o Dr. Johnson analisou os resultados do transporte marítimo da zona interna do Japão, comparando o custo econômico total das minas lançadas por submarino versus as lançadas por ar e descobriu que a operação de minagem aérea era cerca de 10 vezes mais barata por tonelada inimiga afundada.
Entre 600.000 e 1.000.000 de minas navais de todos os tipos foram lançadas na Segunda Guerra Mundial. O avanço das forças contribuiu para limpar as minas de áreas ocupadas, mas extensos campos minados permaneceram no local após a guerra. As minas lançadas por ar tinham um problema adicional para as operações de varredura: elas não eram mapeadas meticulosamente. No Japão, grande parte do trabalho de colocação de minas por B-29 foi realizado em grandes altitudes, e com o deslocamento do vento e as minas liberadas por paraquedas adicionou um fator aleatório à sua localização. Foram identificadas áreas de perigo generalizado, apenas com a quantidade de minas fornecida em detalhes. Algumas minas deveriam ser autodestrutíveis, mas os circuitos nem sempre funcionavam. A limpeza das minas levou tantos anos que a tarefa acabou sendo atribuída à Força de Autodefesa Marítima do Japão.
Para fins de remoção de minas, a Marinha Real empregou tripulações e varredores de minas alemães de junho de 1945 a janeiro de 1948, organizados na Administração Alemã de Remoção de Minas, a GMSA, que consistia em 27.000 membros da antiga Kriegsmarine e 300 navios.
Contra-Medidas de Minas
Operações de varredura de minas são árduas e potencialmente perigosas, mas simples em conceito. O navio varredor reboca um cabo submarino dotado de cortadores, desancorando as minas e fazendo virem a superfície. Uma vez expostas pode ser destruídas por vários meios, como tiros de canhão ou explosivos. As minas de influência requerem abordagens específicas: as magnéticas são detonadas por um cabo flutuante eletrificado em forma de arco. As acústicas são detonadas por um gerador de ruídos flutuante que simula as embarcações. Minas mais modernas podem ser mais inteligentes e ignorar estes engodos. Uma pequena modificação em seu detonador pode ser suficiente para que não responda a uma série de estímulos. Uma mina assim configurada pode ser varrida 20 vezes e só detonar no 21º estímulo. Minas mais modernas levaram ao desenvolvimento do Caça-Minas (MCMV – mines countermeasure vessel). Estas embarcações mais modernas utilizam um sonar para identificar objetos suspeitos e as destroem com cargas específicas para guerra antiminas. A identificação do objeto pode ser feita por mergulhadores a partir de botes infláveis ou por veículos remotamente pilotados através de câmeras de TV, que pode após a identificação já “plantar” uma carga de demolição.
Contramedidas Passivas
Navios podem ser projetados para evitarem o acionamento dos sensores das minas, evitando sua detonação. Isso é especialmente verdadeiro para navio de contramedidas de minas (varredores e caça-minas), onde uma assinatura mínima supera a necessidade de armadura e velocidade. Esses navios têm cascos de fibra de vidro ou madeira em vez de aço para evitar assinaturas magnéticas, usam sistemas de propulsão especiais para limitar a assinatura acústica e possuem cascos que produzem uma assinatura de pressão mínima. Essas medidas criam outros problemas. Eles são caros, lentos e vulneráveis ??ao fogo inimigo. Portanto, eles precisam de proteção. Muitos navios modernos têm um sonar de alerta de minas - um sonar simples olhando para frente e avisando a tripulação se detectar possíveis minas à frente e só é eficaz quando o navio se move lentamente.
Um navio com casco de aço pode ser desmagnetizado usando uma estação especial de desmagnetização que contém muitas bobinas grandes e induz um campo magnético no casco com corrente alternada para desmagnetizar o casco. Esta é uma solução bastante problemática, pois as bússolas magnéticas precisam ser recalibradas e todos os objetos de metal devem ser mantidos exatamente no mesmo lugar. Os navios recuperam lentamente o seu campo magnético à medida que viajam através do campo magnético da Terra, por isso o processo tem de ser repetido a cada 6 meses.
Entre 1941 e 1943, a fábrica de armas navais dos EUA em Washington DC construiu modelos físicos de todos os navios da Marinha dos EUA. 3 tipos de aço foram usados ??na construção naval: aço-carbono para anteparas, uma mistura de aço-carbono e aço de alta resistência para o casco e aço de tratamento especial para placas de blindagem. Os modelos foram colocados dentro de bobinas que podem simular o campo magnético da Terra em qualquer local. As assinaturas magnéticas foram medidas com bobinas de desmagnetização. O objetivo era reduzir a componente vertical da combinação do campo da Terra e do campo da nave na profundidade usual das minas alemãs. A partir das medições, as bobinas foram colocadas e as correntes das bobinas determinadas para minimizar a chance de detonação de qualquer navio em qualquer posição e latitude.
Algumas naves são construídas com indutores magnéticos, grandes bobinas colocadas ao longo da nave para combater o campo magnético da nave. Usando sondas magnéticas em partes estratégicas do navio, a intensidade da corrente nas bobinas pode ser ajustada para minimizar o campo magnético total. Esta é uma solução pesada e desajeitada, adequada apenas para navios menores.
Contramedidas Ativas
As contramedidas ativas são maneiras de limpar um caminho através de um campo minado ou removê-lo completamente. Esta é uma das tarefas mais importantes de qualquer flotilha de guerra contra minas.
Varredura de Minas
As varreduras são feitas por cabos arrastados por caça-minas, sejam navios militares construídos para esse fim ou traineiras convertidas. Cada perna cobre entre 100 e 200 metros, e os navios devem se mover lentamente em linha reta, tornando-se vulneráveis ??ao fogo inimigo. Isso foi explorado pelo exército turco na Batalha de Gallipoli em 1915, quando baterias de obuseiros móveis impediram que britânicos e franceses abrissem caminho em campos minados.
Se uma varredura de contato atinge uma mina, o fio da varredura estressa o fio de amarração até que ele seja cortado. Às vezes, "cortadores", dispositivos explosivos para cortar o fio da mina, são usados ??para diminuir a tensão no fio de varredura. Minas liberadas são registradas e coletadas para pesquisa ou detonadas com uma arma de convés.
Os varredores de minas se protegem com dispositivos rebocados em forma de torpedo, semelhantes em formato a um Torpedo Harvey, que são transportados na embarcação de varredura, mantendo assim a varredura em uma determinada profundidade e posição. Alguns grandes navios de guerra eram rotineiramente equipados com estes dispositivos perto da proa, caso eles inadvertidamente navegassem em campos minados. Mais recentemente, helicópteros de carga pesada arrastaram trenós de varredura de minas, como na Guerra do Golfo Pérsico de 1991.
Varredura à distância imitam o som e o magnetismo de um navio e são puxadas por trás do varredor. Possui bobinas flutuantes e grandes tambores subaquáticos. É a única varredura eficaz contra minas de fundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Comando Costeiro da RAF usou bombardeiros Vickers Wellington equipados com bobinas de desmagnetização para acionar minas magnéticas.
As minas de influência modernas são projetadas para discriminar entradas falsas e, portanto, são muito mais difíceis de varrer. Elas geralmente contêm mecanismos antivarredura orgânicos. Por exemplo, elas podem ser programadas para responder ao ruído único de um determinado tipo de navio, sua assinatura magnética associada e o deslocamento de pressão típico. Como resultado, um varredor de minas deve adivinhar com precisão e imitar a assinatura do alvo necessária para disparar a detonação. A tarefa é complicada pelo fato de que uma mina de influência pode ter uma ou mais de uma centena de assinaturas de alvo em potencial diferentes programadas nela.
Outro mecanismo antivarredura é o contador de navios. Quando ativado, isso só permite a detonação depois que o detonador da mina foi disparado um número predefinido de vezes. Para complicar ainda mais as coisas, as minas de influência podem ser programadas para se armarem (ou se desarmarem automaticamente – processo conhecido como autoesterilização) após um tempo predefinido. Obviamente, durante o atraso de armamento predefinido (que pode durar dias ou até semanas), a mina permanecerá adormecida e ignorará qualquer estímulo alvo, seja genuíno ou falso.
Destruição de minas
Uma forma atualizada de neutralização de minas é o uso de pequenos ROVs não tripulados que simulam as assinaturas acústicas e magnéticas de navios maiores e são construídos para sobreviver à explosão de minas. Varreduras repetidas seriam necessárias no caso de uma ou mais das minas estarem com seu "contador de navios" habilitado, ou seja, foram programadas para ignorar as primeiras 2, 3 ou até 6 ativações de alvo. Várias combinações de configurações de detonador podem ser configuradas. Por exemplo, algumas minas (com o sensor acústico habilitado) podem se tornar ativas dentro de 3 horas após serem colocadas, outras (com os sensores acústicos e magnéticos habilitados) podem se tornar ativas depois de 2 semanas, mas têm o mecanismo de contagem do navio configurado para ignorar os primeiro 2 eventos de gatilho, e ainda outros no mesmo campo minado (com os sensores magnético e de pressão habilitados) não serão armados até que 3 semanas tenham se passado. Naturalmente, grupos de minas dentro deste campo minado podem ter diferentes assinaturas de alvo programadas neles, que podem ou não ter um certo grau de sobreposição. Basta dizer que os detonadores nas minas de influência permitem muitas permutações diferentes, o que complica o processo de varredura.
Minas com contadores de navios, retardos e assinaturas de alvo altamente específicas podem falsamente convencer o inimigo de que uma área particular está livre de minas ou foi varrida com eficácia porque uma sucessão de navios já passou com segurança.
Caçar minas é diferente de varrer, embora alguns caçadores de minas possam fazer as duas tarefas. As minas são caçadas por sonar, depois inspecionadas e destruídas por mergulhadores ou ROVs (mini submarinos não tripulados controlados remotamente). É lento, mas também a maneira mais confiável de remover minas. A caça às minas começou durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi somente depois da guerra que ela se tornou verdadeiramente eficaz.
Mamíferos marinhos (principalmente o golfinho-nariz-de-garrafa) foram treinados para caçar e marcar minas, principalmente pelo Programa de Mamíferos Marinhos da Marinha dos EUA. Golfinhos de remoção de minas foram usados no Golfo Pérsico durante a Guerra do Iraque em 2003. A Marinha afirma que esses golfinhos foram eficazes em ajudar a limpar mais de 100 minas antinavio e armadilhas subaquáticas do porto de Umm Qasr. Desnecessário dizer que os ativistas dos direitos dos animais rejeitaram a prática, alguns reclamando que os golfinhos não deveriam ser arriscados para salvar vidas humanas, particularmente humanos que fazem guerra e conscientemente assumem os riscos da guerra.
Um método mais drástico é simplesmente pegar um cargueiro, carregá-lo com cargas que o tornem menos vulnerável ao naufrágio (madeira por exemplo) e conduzi-lo pelo campo minado, deixando o navio a ser protegido seguir o mesmo caminho. Este método foi empregado pela Kriegsmarine durante a Segunda Guerra Mundial, usando navios convertidos conhecidos como Sperrbrecher ("quebra-barragem"). Alternativamente, um navio de calado raso pode ser enviado através do campo minado em alta velocidade para gerar uma onda de pressão suficiente para acionar as minas, com o caça-minas se movendo rápido o suficiente para ficar suficientemente longe da onda de pressão para que as minas detonadas não destruam o próprio navio. Essas técnicas são a única maneira de varrer minas de pressão. A técnica pode ser simplesmente neutralizada pelo uso de um contador de navios, configurado para permitir um certo número de passagens antes que a mina seja realmente acionada. Uma forma de neutralização de minas é o uso de pequenos ROVs não tripulados que simulam as assinaturas acústicas e magnéticas de navios maiores e são construídos para sobreviver à explosão de minas. Varreduras repetidas seriam necessárias no caso de uma ou mais das minas estarem com seu "contador de navios" habilitado.
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