FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

domingo, 24 de janeiro de 2016

Operações Singulares, Conjuntas e Combinadas #119


Operações militares são únicas, cada qual com suas características, não se repetindo outras vezes. Mesmo que a situação política venha a se repetir no mesmo local onde já foi solucionada através das armas, fato improvável, e outra vez se faça necessário repetir o intento, não será, de forma nenhuma, de novo a mesma operação.

Além de únicas, operações militares variam muito em escala, algumas demandando um único atirador de elite, enquanto outras envolvendo forças armadas de vários países. Qualquer que seja ela, deve ser executada com profissionalismo e competência.

Os conflitos modernos não admitem mais o emprego de ramos das forças armadas de forma isolada, podendo isto acontecer em operações de pequena escala e baixa intensidade, as estas denominamos operações singulares e são conduzidas, geralmente, no nível tático e com pouco planejamento, de forma inopinada e urgente. Operações normalmente conduzidas com o planejamento adequado, raramente são singulares e desenvolvem-se de modo mais previsível e adequado. Situações que envolvem forças singulares de forma isolada eram mais frequentes em tempos passados em países menos evoluídos militarmente, cuja mentalidade de seus comandantes muitas vezes tomava ares de competição.

O conflitos da atualidade são melhor operados quando aproveitamos as melhores caraterísticas de cada força singular e de cada agência governamental, cujo resultado tende a ser maior que a soma das potencialidades de todas. Pode ter o predomínio de uma das forças dependendo da natureza da operação em si, ou a participação intensa de todas elas, naqueles de maior escala.

Operações conjuntas são caracterizadas pelo emprego de um grande número de meios, de 2 ou mais forças singulares, que são conduzidas sob comando único e representam a evolução do pensamento militar. Para que operações conjuntas se deem de forma natural, é necessário que as forças adotem doutrinas integradas, buscando a padronização de procedimentos e se possível de meios naquilo que for possível, doutrina esta afinada por um constante treinamento em conjunto, desde as fases iniciais onde se geram as capacidades individuais até o emprego dos escalões maiores.

Normalmente se dão no nível operacional e contam com um estado maior operacional conjunto permanente, que desenvolvem constantemente planos e procedimentos padrão que devem ser conhecidos por todos, de forma que quando uma operação real se configurar a transição para ela se dê naturalmente, sem que treinamentos de compatibilidade sejam necessários.  

As operações combinadas são aquelas realizadas por forças e 2 ou mais nações, na esfera de uma aliança ou coalizão. São operações de implementação mais complexa, uma vez que barreiras de língua e cultura podem dar diferentes enfoques a mesma situação. Eles requerem um compromisso inequívoco com a missão e uma boa vontade mútua entre as forças que participam da missão, deixando de lado rixas e rivalidades porventura existentes. É necessário ainda que se estabeleça uma língua comum entre os operadores, conhecimento da doutrina e capacidades um do outro e tempo suficiente para que se realize a integração necessária. 


Sejam conjuntas ou só combinadas, as operações militares modernas requerem de todos o estabelecimento de cadeias de comando e responsabilidades bem definidas, sistemas de C2 integrados e estruturas logísticas que contemplem as necessidades de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário