FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

terça-feira, 19 de outubro de 2021

O Bombardeio à Ploesti - A Doutrina dos EUA *223



Força Aérea - A luta pelo reconhecimento

A maioria dos historiadores concorda que a Segunda Guerra Mundial representou a parte inacabada da Grande Guerra anterior. O resultado foi um fracasso em esmagar as potências militares que buscavam conquistar o mundo, e haviam desenvolvido uma mentalidade de super-raça. Tudo começou com a invasão alemã da Polônia, aparentemente um conflito local, em 1 de setembro de 1939, que se expandiu até o ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, para formar uma guerra global de proporções imensas. Os combates se deram entre os Poderes do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contra os Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética). As apostas – a dominação mundial pelo Eixo por um lado, e a preservação da liberdade para os Aliados. Assim, no amanhecer de 1942, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos empenharam-se para elaborar um plano para derrotar a Alemanha; que incluiria um novo conceito – o bombardeio estratégico.

Conceito Estratégico e Doutrina

O bombardeio estratégico pode ser visto como uma prática relativamente autônoma. Sua intenção é ser decisivo em sua capacidade de destruir as capacidades centrais de guerra de um inimigo. A sua vantagem única reside no seu alto grau de flexibilidade, pois não tem uma posição fixa em batalha que possa ser explorada contra ele. As forças estratégicas, em vez disso, podem atacar, reagrupar e rearmar em suas bases, e em seguida, atacar novamente, de forma repetida e ilimitada (mesmo que teoricamente). Isso pressupõe que variáveis ​​como as ações inimigas, o clima e seu suporte logístico necessário são favoráveis ​​e/ou estão sob controle.

Durante as décadas de 1920 e 1930, o General Douhet, Mitchell e Lord Trenchard emergiram como oa maiores expoentes mundiais do poder aéreo. Seus conceitos em relação ao uso do bombardeiro, a vontade civil como centro de gravidade, a seleção de alvos e o bombardeio de precisão, definiram a estrutura para o planejamento estratégico e aplicação do poder aéreo na Segunda Guerra Mundial.

Douhet fixou seus olhos diretamente no papel estratégico das aeronaves de bombardeio. Ele argumentou que uma pequena força de bombardeiros poderia abrir caminho através de qualquer defesa, e por lançar bombas de gás, virtualmente exterminar uma população inimiga. Ele acreditava que a defesa contra os bombardeiros era inútil e os alvos mais importantes eram os centros urbanos onde a vontade do povo poderia ser esmagada.

Mitchell acreditava que uma força aérea devia derrotar a força aérea adversária para ganhar o controle do ar (obter a superioridade aérea); então ela deveria atingir os centros de produção e transporte. Bombardeiro era o principal instrumento do poder aéreo, e Mitchell preconizava que bombas lançadas com precisão bombas causariam efeitos devastadores. Ele sentiu que as pessoas não podiam enfrentar o estresse do bombardeio e que a indústria não poderia se recuperar dos ataques.

Trenchard propôs que o coração do poder aéreo estava no bombardeio estratégico como uma função independente. Todas as operações de apoio direto ao exército e a marinha eram consideradas diversivas por ele. Qualquer defesa pela caça contra os bombardeiros seria infrutífera. Trenchard acreditava que os efeitos psicológicos dos bombardeios superavam os efeitos materiais em uma proporção de 20:1.

Embora cada uma das filosofias desses 3 aviadores variassem ligeiramente, o tema principal era o mesmo. O bombardeio estratégico dominaria a guerra no futuro. Nos EUA, suas crenças foram refinadas ainda mais na Escola Tática do Corpo Aéreo e se tornaram a Doutrina americana como Documento de Planejamento de Guerra Aérea AWPD-1 antes da guerra e AWPD-42 logo após entrar na guerra. Ambos os planos tinham uma grande semelhança ao plano conjunto British/American Combined Bomber Offensive (CBO) que ajudou a levar os Aliados à vitória final na Europa.




Liderança Política e Militar

O presidente Roosevelt e o primeiro-ministro Churchill realmente não entenderam o aspectos científicos e técnicos do poder aéreo, nem apreciaram que o bombardeio também estava sujeito às mesmas consequências da guerra que o da guerra naval e terrestre operações. Portanto, o bombardeio estratégico não gozou de reconhecimento oficial nos planos aliados de guerra, exceto na preparação para a invasão da Europa Ocidental, ou como uma atividade empreendida para fornecer suporte de tipo semelhante.

O apoio morno para o bombardeio estratégico nos altos níveis de decisão logo se tornou evidente quando os EUA entraram na guerra. O Brigadeiro-General Eaker apresentou-se à Inglaterra em março 1942 para iniciar o estabelecimento do VIII Comando de Bombardeiros, o principal componente da a 8ª Força Aérea. O Major General Spaatz chegou em maio, como General Comandante da 8ª Força Aérea, ao mesmo tempo que o novo Comandante Geral do Teatro Europeu de Operações, Major General Eisenhower. As ordens de marcha do General Eisenhower foram assinadas pelo General Marshall, Chefe do Estado-Maior do Exército, e foram preparados pelas Operações. Na Divisão do Estado-Maior do Departamento de Guerra - o bombardeio estratégico não foi abordado. Por outro lado, o General Spaatz recebeu suas instruções do General Arnold, Comandando as Forças Aéreas Gerais do Exército - suas instruções também não traziam detalhes específicos por conduzir uma ofensiva de bombardeio estratégico.

A busca pelo reconhecimento terminou na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943 com a diretiva para uma ofensiva aérea estratégica contra a Alemanha. Para os americanos, operar em alta altitude, a luz do dia e com bombardeio de precisão ocuparam o centro do palco na guerra como o mais direto meios de atacar a máquina de guerra nazista. O primeiro e mais difícil teste do poder aéreo americano o chegou em agosto de 1943 com o ataque a Ploesti, na Romênia, por 178 B-24 Liberators baseados no Norte da África. Este ataque se destacou do resto da guerra no ar. A ideia e as táticas incomuns empregadas vieram de cima, gerado a partir da sede do General Arnold e foram aprovadas pelo Presidente Roosevelt. Winston Churchill qualificou Ploesti de "O cerne do poderio alemão". Ela não fazia parte de nenhuma campanha em particular, mas era considerada vital em si mesma. Foi meticulosamente planejada e executada com relativa rapidez pelos mais bem preparados e a mais experimentada força disponível na época. Também foi lutada com bravura sem paralelo, a única ação da guerra pela qual 5 medalhas de honra do Congresso foram concedidas.

Ploesti

Muitos consideram o nascimento significativo de Ploesti em 1856, quando a primeira refinaria de petróleo foi construída. Uma pequena cidade ao norte de Bucareste, Ploesti era o alvo ideal. Frágil, concentrado e vital. Era a fonte de 60% do suprimento de petróleo bruto dos nazistas. A Alemanha tinha pouco óleo natural, mas na Romênia ele era abundante e de alta qualidade, e alimentado a alta demanda do esforço de guerra nazista por óleo combustível, lubrificantes e gasolina de alta octanagem. As refinarias de Ploesti produziam 10 milhões de toneladas de petróleo a cada ano, o que incluía combustível de aviação de 90 octanas, considerada a de mais alta qualidade na Europa. Para enfatizar a importância colocada em Ploesti pelos alemães, o Chefe do Estado-Maior de Hitler, General Jodl, sentiu que o sucesso que os russos poderiam alcançar na frente oriental, não seria igual aos efeitos desastrosos se os campos de petróleo da Romênia foram capturados; O próprio Hitler acreditava que se as refinarias de Ploesti foram destruídas, o dano seria irreparável. Portanto, não admira que os comandantes aéreos aliados olhassem para Ploesti e desejassem destruí-la.

Objetivo e Intenção

Examinaremos o bombardeio de 1º de agosto de 1943 contra o complexo de Ploesti com suas refinarias por uma força-tarefa americana composta por grupos de bombardeio do 8ª e 9 ª Forças Aéreas. O objetivo de examinar Ploesti é, primeiro, obter uma avaliação completa com compreensão dos eventos que levaram ao planejamento da campanha, do bombardeio em si e, finalmente, o impacto sobre os alemães em suas consequências. Com isso estabelecido, a intenção é avaliar o ataque, mantendo uma questão fascinante em mente - depois de construir uma doutrina para 20 anos baseados em alta altitude, luz do dia e bombardeio de precisão, em seu primeiro grande esforço de bombardeio, os EUA "afastaram-se da doutrina" e conduziram uma missão de baixo nível de bombardeio em Ploesti, a única missão de bombardeio de baixo nível realizada na guerra. No entanto, para investigar com eficácia esta questão, é primeiro importante compreender o esforço geral de bombardeio estratégico durante a guerra.




Bombardeio Estratégico - ajudando a vencer a guerra

Para os oficiais superiores mais perceptivos da Luftwaffe, seus rumos estratégicos estavam claros, sua principal tarefa em breve seria defender o Reich contra ataques aéreos devastadores que nem mesmo Adolf Hitler poderia ignorá-los. Esta era a principal preocupação do Luftwaffe em uma reunião em Berlim realizada quase ao mesmo tempo que as deliberações de Casablanca em janeiro de 1943. Em 16 de abril de 1945, na Sede das Forças Aéreas Estratégicas dos Estados Unidos (USSTAF), quando emitiram uma ordem encerrando a guerra aérea estratégica em Europa, seus piores temores haviam se confirmado. Quase todos os especialistas concordavam que em março de 1945, a Alemanha havia sofrido tanta destruição que estava à beira de um colapso total. Os nazistas não podiam exercer as funções essenciais da vida corporativa, muito menos continuar a guerra. Tanto a capacidade industrial alemã quanto sua estrutura econômica nacional foram dizimadas.

O Caminho para um CBO

O desenvolvimento do CBO foi o resultado de um processo evolutivo cujo seu genesis tomou a forma do AWPD-1, posteriormente refinado pelo AWPD-42. AWPD-1 e AWPD-42 eram planos de requisitos para bombardeios estratégicos projetados para descrever o que deve ser realizado e com quais recursos. No verão de 1941, fortemente apoiado pelo General Arnold, foi que o presidente Roosevelt foi à procura de um plano estratégico de ofensiva aérea, caso os EUA se envolvessem na guerra da Europa. Este plano, AWPD-1, propunha uma ofensiva de bombardeio estratégico destinada a enfraquecer a capacidade de guerra da Alemanha, permitindo assim uma invasão da Europa pelo Ocidente, se necessário.

Em 25 de agosto de 1942, um ano após o desenvolvimento do AWPD-1, o Presidente Roosevelt novamente solicitou uma estimativa dos requisitos aéreos necessários para realizar um ofensiva aérea contra a Alemanha. Este plano revisado, designado AWPD-42, exigia o esforço combinado das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (USAAF) e da Real Força Aérea Britânica (RAF). A USAAF se concentraria no bombardeio diurno de precisão, enquanto a RAF se concentraria no bombardeio noturno de área. Como com o AWPD-1, o objetivo principal do AWPD-42 era destruir a capacidade da Alemanha de sustentar-se e continuar a luta destruindo suas indústrias de apoio à guerra e sistemas econômicos relacionados, através dos quais sua máquina de guerra funcionava e sua população civil florescia.

A Diretiva de Casablanca

Quando o presidente Roosevelt e o primeiro-ministro Churchill se reuniram com seus Chefes de Estado-Maior em Casablanca em janeiro de 1943, claramente a manchete de sua conferência foi a exigência dos Aliados para a rendição incondicional da Alemanha. Para os aviadores, no entanto, houve um desdobramento muito mais importante - A Diretiva de Casablanca. Segundo esta diretriz, o objetivo da ofensiva aérea contra a Alemanha era "para provocar a destruição progressiva e o deslocamento das forças armadas, industriais, e sistema econômico, e o enfraquecimento do moral do povo alemão a um ponto onde sua capacidade de resistência armada seja fatalmente enfraquecida. Dentro desta diretriz, ficou entendido que, em momento oportuno, as Forças Aéreas Estratégicas seriam temporariamente usadas pelo Comandante Supremo, como Forças Expedicionárias Aliadas, em preparação para a invasão da Europa Ocidental planejada para a primavera de 1944. Assim, com a Diretiva de Casablanca que define o objetivo geral da ofensiva aérea, um novo um plano aéreo estratégico combinado precisava ser desenvolvido, e esse plano seria o CBO.

O CBO Nasce

Após a Conferência de Casablanca, a equipe de planejamento CBO iniciou a tarefa de desenvolver um plano de capacidade, ao contrário do AWPD-1 e AWPD-42 que eram planos de requisitos, para descrever o que deveria ser feito para satisfazer os objetivos com as forças já identificadas. O CBO não começou oficialmente até 10 de junho de 1943 com o emissão da Diretiva POINTBLANK, um guia de operações para as frotas de bombardeio da USAAF e RAF. Para a ofensiva aérea americana, construída sobre o bombardeio de precisão a princípio, a diretiva listava grupos-alvo específicos em ordem de prioridade. No entanto, para a RAF o compromisso com o programa POINTBLANK foi, na melhor das hipóteses, provisório. Enquanto a USAAF bombardearia objetivos industriais específicos durante o dia, o Comando de Bombardeiros da RAF atingiria as cidades associadas a esses objetivos à noite; no entanto, os britânicos atacariam as categorias-alvo POINTBLANK apenas na medida em que forem consideradas viáveis. Em qualquer caso, essas cidades associadas foram muitas vezes alvo de destruição como parte de um objetivo de qualquer maneira. Mais importante, ambas as forças aéreas estavam de acordo que os alemães eram seu inimigo mais perigoso e este objetivo merecia a mais alta prioridade. Assim, com uma concordância mútua de interesses, em vez de uma campanha coordenada de perto, o O CBO começou em meados de 1943.




Estratégia Política e Militar

O presidente Roosevelt e o primeiro-ministro Churchill viram o objetivo principal do CBO de maneira muito diferente do que seus aviadores. Eles viram o verdadeiro objetivo da ofensiva de bombardeio como uma forma de preparar o caminho para uma possível invasão da Europa Ocidental, levando assim à derrota final da Alemanha. Este objetivo era uma grande preocupação para eles já que seu aliado soviético, o marechal Stalin, recusou-se a participar da Conferência de Casablanca. Ele afirmou que havia recebido a promessa de uma segunda frente europeia na primavera de 1942. A situação na frente russa era crítica, e Stalin habilmente manipulou os temores dos Aliados em exigindo que uma segunda frente seja iniciada para aliviar a pressão contra seus exércitos. Assim, o presidente Roosevelt e o primeiro-ministro Churchill viram o enfraquecimento fatal da referência na Diretiva de Casablanca como significando a interrupção/destruição do Sistema militar alemão que se oporia à invasão aliada e final combinada operações no continente.

O alto comando da Força Aérea Aliada acreditava firmemente que a capacidade de decisão potencial do bombardeio estratégico atenderia melhor ao objetivo principal; a derrota da Alemanha. Eles viam a capacidade do poder aéreo estratégico de atacar o coração da Alemanha, por meio de massivos bombardeios de alvos industriais importantes, como a forma mais eficaz de acabar com a guerra. Portanto, eles consideraram qualquer redirecionamento das forças aéreas estratégicas em apoio às operações de invasão como no Norte da África e no Mediterrâneo, como prejudiciais a capacidade de efetivamente manter a ofensiva aérea contra a indústria alemã. Para os comandantes e Planejadores do CBO, o efeito dessa dispersão foi desmoralizante. Para as tripulações aliadas que agora lutavam regularmente contra os nazistas pela Europa ocupada e pelo espaço aéreo alemão, isso significava que eles estavam em nítida desvantagem numérica contra uma oposição efetiva dos caças da Luftwaffe. No entanto, a necessidade política provou ser mais forte do que a estratégia militar. O povo americano entendeu a invasão, mas eles não entenderam o potencial decisivo do bombardeio estratégico.

A Campanha CBO

Missão

A missão CBO prescrita em Casablanca foi implementada em meados de 1943 como o plano de operações para as forças aéreas estratégicas da RAF e USAAF contra o coração da Alemanha. Agora que as invasões militares do continente estavam se tornando possibilidades, acordou-se mais ou menos que o objetivo do bombardeio estratégico deveria ser pavimentar o caminho para eles, enfraquecendo o coração do inimigo. Como tal, a Diretiva de Casablanca deixou claro que não se esperava que o bombardeio estratégico vencesse a guerra por si própria, mas que se destinava a produzir uma situação em que a vitória pudesse ser conquistada pelos exércitos.

Objetivos / Metas

Em apoio ao objetivo geral da guerra - a derrota da Alemanha - os objetivos prioritários incluíam: (1) a indústria aeronáutica alemã, (2) a construção de submarinos pátios e bases, (3) rolamentos de esferas, (4) refinarias de petróleo e plantas sintéticas, (5) plantas sintéticas de borracha e (6) transporte militar. Outro objetivo de alta prioridade dentro era o esgotamento da caça alemã, a principal ameaça à longevidade de uma tripulação de bombardeiro. Os objetivos do CBO assemelham-se aos do AWPD-1 e AWPD-42. Todos os 3 planos eram essencialmente o mesmo no contexto estratégico. Uma mudança perceptível de AWPD-1 para o plano final do CBO era o número total de alvos identificados para destruição; o total de 191 alvos identificados no AWPD-1 foram refinados para 76 alvos básicos no CBO devido à experiência crescente dos Aliados na avaliação de seus objetivos. O objetivo listado no tocante a produção de energia elétrica produziu a maior dúvida; estava em segundo lugar em AWPD-1 e caiu completamente das 6 principais prioridades do CBO. Em retrospectiva, quase todas as autoridades concordaram que a interrupção efetiva do sistema de energia elétrica alemão teria contribuído muito para o caos que então crescia na Alemanha. Concernente aos alvos aliados em geral, o Marechal Speer comentou ... "naquela época, ansiosamente nos perguntamos quando o inimigo perceberia que poderia paralisar a produção de milhares de fábricas de armamentos simplesmente destruindo 5 ou 6 alvos relativamente pequenos. Assim, o plano CBO em si era relativamente simples; como os participantes optaram por cumprir objetivos variados de acordo com sua própria doutrina.

Forças e Capacidades

O CBO envolveu as capacidades combinadas de bombardeiros do RAF e do USAAF em um esforço sustentado para fornecer bombardeio estratégico 24 horas por dia contra Alemanha. Isso aconteceu para se encaixar bem na doutrina existente, uma vez que a RAF preferia operar à noite enquanto os americanos apoiavam os esforços diurnos. A incursão anterior da RAF em um bombardeio diurno de alvos selecionados provou ser desastroso. Os bombardeiros pesados ​​britânicos (Lancasters e Sterlings) estavam levemente armados, para proporcionar uma maior capacidade de carga paga e, como tal, a RAF acreditava que sua sobrevivência dependia das operações noturnas. Com os ataques noturnos também ocorreram bombardeios de área com a intenção de atingir o moral e a vontade do povo alemão. Os americanos, por sua vez, seguiram uma doutrina de precisão, alta altitude, bombardeio diurno, empenhado na destruição de alvos industriais vitais selecionados. Eles também enfrentaram o mesmo ataque implacável da Luftwaffe. Eles acreditavam que seus bombardeiros fortemente armados (Fortaleza Voadora e Liberators), voando em formações compactas e concentradas, poderiam sobreviver ao ataque e de forma eficaz acertar seus alvos.

Recursos Disponíveis

Para os americanos, o acúmulo de força foi planejado em 4 fases, a fim de completar o enfraquecimento fatal em preparação para a invasão de meados de 1944: Fase I - 800 pesados bombardeiros disponíveis em julho de 1943; Fase II - 1.192 bombardeiros pesados ​​disponíveis até outubro 1943; Fase III - 1.746 bombardeiros pesados ​​disponíveis em janeiro de 1944; Fase IV - 2.702 bombardeiros pesados no total. Em junho de 1944, a força total Aliada era de mais de 4.000 bombardeiros pesados. Na RAF o comando de nombardeiros tinha 1.000 aviões, a 8ª Força Aérea tinha 2.000 com 2 tripulações para cada bombardeiro e a 15ª força aérea tinha 1.200 bombardeiros, também com 2 tripulações por aeronave.

Destaques; 1942-1945

O esforço aliado como uma força de bombardeio combinada demorou a se acumular seguindo o Conferência de Casablanca. A RAF surgiu em 1942 com vários grandes bombardeios sob seu cinto: Colônia foi bombardeada por 1.046 aeronaves, Bremen por 1.006, Essen por 956, e Dusseldorf em 630. Os americanos, no entanto, estavam sofrendo de dispersãom pois o General Eisenhower desviou bombardeiros pesados ​​da ofensiva aérea europeia para apoiar operações terrestres no Mediterrâneo. Como resultado, em novembro de 1943, havia apenas 800 bombardeiros pesados ​​ou 66 por cento do acúmulo programado dedicado ao CBO. Além disso, quando no ar, os americanos empreenderam missões diurnas sem escolta profundas na Alemanha, o que custou caro - as defesas aéreas nazistas eram ferozes - as baoxas eram muito mais altas do que o projetado. O segundo ataque de 14 de outubro de 1943 às fábricas de rolamentos de esferas em Schweinfurt foi o pior desastre da história do poder aéreo. Dos 291 B17 que partiram naquele dia, 198 foram perdidos ou danificados; 60 tripulações nunca voltaram para casa. A preocupação dos Aliados com a superioridade aérea alemã sobre seu território foi além do problemas experimentados por ataques de bombardeiros americanos durante o dia; eles também estavam preocupados com a invasão iminente da Normandia pelos exércitos anglo-americanos projetada para maio de 1944.

Com o caça de longo alcance P-51 Mustang chegando em dezembro de 1943 para escoltar os bombardeiros, juntamente pela a aceleração da produção de aeronaves, e o poder aéreo americano de fato foi recuperando-se. À medida que a campanha crescia, a Alemanha se via apanhada em um aperto estratégico.

Em 20 de fevereiro de 1944 começou a ”The Big Week”, um ataque de 6 dias às fábricas de estruturas de aeronaves e montadoras alemãs que paralisou as capacidades da Luftwaffe – a ponto de permitir aos Aliados superioridade aérea pelo resto da guerra. Atacando do norte (Inglaterra) e do sul (Itália), de dia (USAAF) e de noite (RAF), os contínuos bombardeios dos Aliados fizeram com que a produção de aeronaves alemãs caísse em 20%. Talvez mais importante, um total de 225 aviadores alemães foram mortos, com outros 141 feridos, representando 10 por cento de seus aviadores mais experientes.

Com a aproximação do Dia D, a tão esperada invasão da Europa Ocidental, o bombardeiro contra a Alemanha foi em grande parte desviada por 2 meses para atacar os sistemas ferroviários franceses. Naquela época, este esforço representava os mais bem sucedidos ataques de bombardeio produtivos em escala sustentada já realizados.

Após a invasão da Normandia e o rompimento em St. Lo, todos as missões estratégicas foram retomadas novamente. Ataques bem-sucedidos agora contra o sistema de transporte alemão reduziu os níveis de estoques de carvão para as ferrovias para 18 dias em outubro de 1944, 4,5 dias em fevereiro de 1945, e menos de um dia em março de 1945. Em 16 de abril 1945, a guerra aérea estratégica na Europa chegou ao fim. 21 dias depois, no dia 7 Maio de 1945, todas as hostilidades na Europa terminaram.

Quando tudo acabou, as perdas foram pesadas (um bombardeiro americano perdido em cada 76 surtidas, um bombardeiro RAF perdido em cada 56,5 surtidas) e eficácia da estratégia conceito parecia estar sob escrutínio constante. No entanto, o efeito geral do CBO provavelmente pode ser melhor apreciado quando visto pelos olhos do inimigo. Em seus 15 Relatórios de março de 1945 a Hitler, Albert Speer, Ministro do Reich para Armamentos e Produção, declarada categoricamente; “A economia alemã caminha para um colapso inevitável dentro de 4 a 8 semanas.

O impacto do CBO não pode ser ignorado - forçou a Alemanha a uma postura defensiva, utilizando assim recursos escassos que, de outra forma, teriam sido aplicados ao ataque. Por exemplo: 2 milhões de soldados alemães foram retirados da linha de frente para ajudar a prover defesa aérea de sua pátria; A produção de aeronaves alemãs mudou para caças projetados para defesa aérea em vez de suporte ofensivo no campo de batalha; e, com o colapso da produção de combustível alemã, tanto a Wehrmacht no solo quanto a Luftwaffe no ar deixaram de funcionar como forças de combate eficazes.

Uma última observação de Albert Speer será usada para ilustrar o sucesso do Campanha CBO. "O Reichmarshal disse a seus captores em 1945 que a razão estratégica dos bombardeios não conseguirem tirar a Alemanha da guerra foi o fracasso em acompanha-los. Independentemente disso, esses bombardeios fizeram com que a Alemanha desviasse enormes recursos de outras áreas vitais para reparar os danos do bombardeio estratégico e para se defender contra ele. Speer estimou que a Alemanha perdeu 10.000 armas pesadas, 6.000 tanques e 20.000 armas antiaéreas somente em 1943, devido à campanha de bombardeio. Foi, disse ele, para a Alemanha a maior batalha perdida.

O Plano para Bombardear Ploesti - um afastamento da doutrina

A gênese de um ataque a Ploesti pode realmente ser rastreada até junho de 1941. Durante esse tempo, os russos tentaram 3 vezes bombardear as refinarias de petróleo com pequenos ataques e pouco sucesso. Quando os EUA entraram na guerra no final daquele ano, o bombardeio de Ploesti apelou ao presidente Roosevelt não só por sua importância como alvo, mas também como um meio de atacar duramente os alemães. Nesta época (início de 1942), a guerra não ia indo bem e o moral estava baixo. Os EUA receberam um impulso quando O tenente-coronel Doolittle foi capaz de surpreender os japoneses bombardeando Tóquio (abril 1942) com dezesseis B-25s decolando a duras penas do porta-aviões Hornet.

No mês seguinte, os EUA tentaram outra ação elevadora de moral contra o Japão, com um ataque de bombardeio novamente planejado para Tóquio, desta vez por vinte e três B-24s. Nomeado Halverson Projeto Número 63 (HALPRO), este missão cobriria 13 mil milhas, deixando a Flórida e finalmente chegando a Chekiang, China, de onde o ataque seria encenado. Infelizmente, no momento em que essa força chegou a Cartum, no norte da África, a missão teve de ser abortada, pois a queda de Chekiang para os japoneses era iminente.Com a campanha indo mal no Norte da África, General Marshall procurou desesperadamente uma maneira de desacelerar os tanques do Marechal de Campo Rommel -O presidente Roosevelt concordou em usar a força HALPRO contra Ploesti em uma tentativa de retardar a fonte de combustível do Afrikakorps.

Em 12 de junho de 1942, Ploesti se tornou a primeira missão de bombardeio americana contra um alvo europeu quando treze HALPRO B-24s foram enviados para atacar a refinaria de Astra Romana. Danos reais aos campos de petróleo foram insignificante e nenhum dos B-24s foi perdido para a ação inimiga. A missão era significativa em vários aspectos - foi a primeira missão americana de bombardeiro pesado a qualquer alvo dentro da Europa ocupada pela Alemanha, e também foi a mais longa (uma jornada de 2.600 milhas). Ironicamente, a história não reconhece esta missão secreta em Ploesti como a primeira - em vez disso, os livros didáticos reconhecem o ataque da 8ª Força Aérea de 17 de agosto de 1942 ao estaleiros de empacotamento em Rouen, França, como início oficial para os bombardeios dos EUA. Em qualquer caso, este pequeno ataque em Ploesti serviu como um alerta para a Luftwaffe. Coronel Gerstenberg ("O Protetor") que era o responsável pela defesa do petróleo campos, sabia que isso era apenas o começo.

Os Desafios do Planejamento

A decisão de realizar um ataque maciço a Ploesti foi tomada na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943. As ordens de Casablanca para as missões a Ploesti foram então entregue ao General Arnold, Comandante da USAAF, e sua equipe de planejamento em março de 1943 - o Coronel Smart foi nomeado responsável pelo desenvolvimento de um plano para atacar os campos de petróleo. Vários estudos realizadas determinaram que seriam necessários 1.370 aviões para ter 90% de chance de atingir Ploesti de grandes altitudes. Também seriam necessários 4 a 5 semanas para voar as 120 missões de avião para realizá-lo - simplesmente não havia o suficiente aeronaves disponíveis para destruir Ploesti de grande altitude. Além disso, em consulta com especialista que já havia trabalhado em campos de petróleo, o Coronel Smart descobriu que a maioria das refinarias estavam situadas em um círculo de 6 milhas ao redor de Ploesti. Ao tentar bombardear este anel, parecia que o Coronel Smart tinha recebido um desafio estratégico sem solução tática viável. 19

A Solução em Baixo Nível de Voo

A solução do Coronel Smart foi fazer com que os B-24 conduzissem sua missão em baixa altitude - significando "no nível do topo da árvore" . Ele raciocinou que as vantagens seriam: (1) permitiria a maior seleção possível de alvos e o bombardeio mais preciso; (2) isso reduziria as vítimas civis; (3) daria aos artilheiros antiaéreos inimigos apenas um tiro fugaz nos B-24s; (4) permitiria aos artilheiros B-24 a chance de atirar de volta Unidades terrestres; (5) privaria os combatentes inimigos da metade de sua esfera normal de ataque; (6) colocaria os B-24s abaixo do nível mais baixo alcançado pelo radar alemão; (7) seria dar aos B-24 sua melhor chance de sobreviver a uma aterrissagem forçada; e (8) seria contrário à doutrina americana do bombardeio de alta altitude e, portanto, seria uma surpresa completa para os alemães.

Maremoto

O plano do Coronel Smart, codinome Tidal Wave, foi aprovado pelo General Arnold e apresentado a Roosevelt, Churchill e os Chefes Combinados na Conferência Tridente em maio de 1943. Eles também aprovaram o plano, mas queriam que o comandante de teatro, General Eisenhower, concordasse com a missão. Ele o fez, mas com reservas de sua equipe. Seus conselheiros, General Spaatz e General Marshal Tedder questionaram a eficácia de uma única incursão e anteciparam uma taxa de perda de 40%. O Coronel Smart reconheceu uma falha em seu planejamento, pois o B-24 era apenas parcialmente projetado para esta missão. Ele tinha a velocidade e o alcance, mas sua carga paga relativamente pequena era uma grande desvantagem, e sua grande configuração semelhante a um vagão não era adequada para uma missão de baixa altitude. No entanto, o Major General Brereton, Comandante da 9ª Força Aérea, que teria que dar a ordem, o fez depois de estudar as pastas de destino por 2 semanas – a incursão começou em 1º de agosto de 1943.

As Tripulações Aéreas

O General Brereton tinha 5 grupos de bombardeio: o 376º (30 B-24s sob Coronel Compton); o 98º (46, Coronel Kane); o 44º (36, Coronel Johnson); o 93º (36, Tenente Coronel Baker); e o 389º (30, Coronel Wood) . Os grupos do Coronel Compton e do Coronel Kane estavam baseados na Palestina e no Delta do Nilo para reforçar o 8º Exército Britânico bombardeando navios e portos no Mediterrâneo. Os grupos do Coronel Johnson e do Coronel Baker foram os B-24 componentes da 8ª Força Aérea dos EUA na Grã-Bretanha, enviado para reforçar a invasão de Norte da África. O grupo do Coronel Wood havia chegado recentemente à Grã-Bretanha vindo dos EUA. No final de junho de 1943, todos estavam reunidos nos aeródromos perto de Benghazi, na Líbia, em treinar para o ataque a Ploesti.

O Treinamento

As tripulações viviam em tendas no deserto em condições miseráveis. Eles tiveram que lidar com tempestades de vento diárias que exigiam que o equipamento fosse continuamente limpo. Boa comida estava em falta e isso prejudicou a saúde geral das tripulações. Em 19 de julho de 1943, os 5 grupos de bombardeio foram retirados das operações da Sicília e o treinamento começou para seu ataque de baixo nível contra Ploesti. Eles foram bem informados e receberam excelente apoio de inteligência. Eles tinham mapas detalhados de cada refinaria-alvo, acompanhados por um esboço oblíquo de como seria para eles quando fizeram sua abordagem final. Ao sul de Benghazi, no deserto, era um plano em escala real de Ploesti pintado no chão em branco. Por duas semanas antes da invasão, eles bombardearam o alvo simulado com bombas de prática. Em seu ensaio geral final com bombas reais, eles destruíram o deserto de Ploesti em menos de 2 minutos. Eles estavam prontos, mas nada poderia prepará-los para as defesas ferozes que os aguardavam na Ploesti real.

O Alvo: Ploesti

Em 27 de julho de 1943, os planejadores de missão e chefes foram surpreendidos por dados de inteligência obtido através de um piloto romeno que desertou - afirmou que as defesas ao redor Ploesti era umas das mais pesadas ​​da Europa. Até este ponto, as tripulações foram informadas que as defesas de Ploesti eram fracas, com muitas armas e aeronaves que se acredita serem tripuladas por Romenos sem entusiasmo pela guerra. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

No longo período de calmaria desde a missão HALPRO, há um ano em junho, Coronel da Luftwaffe Gerstenberg tinha feito seu trabalho bem, tornando a cidade uma fortaleza invencível. Ploesti fica entre 2 cristas. Ao longo deste terreno elevado, Gerstenberg colocou 237 armas antiaéreas, de 88 e 105 mm. 80% destas armas eram operadas por guarnições alemãs. Dentro das áreas da refinaria havia balões de barragem, torres FLAK (canhões de 88 mm) e centenas de metralhadoras. A principal base aérea alemã estava 20 milhas a leste, onde havia 4 alas de Messerschmitt (Me)109s, das quais aproximadamente metade era pilotada por pilotos alemães; outra base próxima realizava combates noturnos com Me 110s. Outras unidades da Luftwaffe também estavam à sua disposição na Grécia e na Itália, bem como unidades romenas e búlgaras espalhadas por toda a área geral.

O fato mais ameaçador de tudo e desconhecido para os planejadores americanos, era que Gerstenberg tinha estabelecido uma rede de detecção de radar eficiente. Isso, juntamente com uma Unidade de interceptação de sinais perto de Atenas que estava decodificando as transmissões da 9ª Força Aérea, e a Luftwaffe com um Comando de Caças em Bucareste com capacidade de rastrear todas as aeronaves.

A Caminho de Ploesti

No domingo, 1º de agosto de 1943, 178 B-24s decolaram de Benghazi ao amanhecer em seu caminho para fazer história - o bombardeio de baixo nível das refinarias e campos de petróleo em Ploesti. O grupo do Coronel Compton estava na liderança, seguido em sucessão por Baker’s, Kane’s, Johnson’s, e Wood, todos sob o comando do Brigadeiro General Ent que estava voando com Compton. Cada B-24 carregava aproximadamente 3.100 galões de combustível e uma carga média de 4.300 libras de bombas e munição, excedendo assim sua capacidade máxima de carga - tirar cada aeronave do solo foi um grande sacrifício.

Assim que a frota aérea entrou em formação, dirigiu-se para o norte, através do Mediterrâneo, à 2 para 3 mil pés, mantendo o silêncio do rádio para evitar a detecção pelos alemães. Infelizmente, essa precaução foi em vão. Os alemães os pegaram quase imediatamente. Uma mensagem informal enviada a outras forças aliadas no norte da África para anunciar sua partida de Benghazi foi decodificada em Atenas e retransmitida para Comando de caça da Luftwaffe que entrou em alerta.

Quando o grupo do coronel Compton se aproximou da ilha de Corfu, o azar começou. O avião de chumbo começou a cambalear e, em seguida, inexplicavelmente bateu no mar. Então, outro O B-24 violou os procedimentos e desceu para investigar - não conseguiu recuperar a altitude e teve que ir para casa. Perderam-se os navegadores da missão. Neste ponto, a força estava agora reduzida a 165 B-24s - outra aeronave abortou a missão devido a dificuldades mecânicas.

À medida que o grupo se dirigia para o nordeste através da Albânia e Iugoslávia se aproximaram de uma cordilheira com forte cobertura de nuvens, com 4 dos comandantes do grupo escolhendo voar sobre as nuvens - Coronel Kane passou por baixo delas.Quando eles saíram do outro lado na fronteira com a Bulgária, não apenas sua sequência de ataque foi confundida, mas o grupo do Coronel Kane foi deixado para trás. Uma vez nas montanhas da Bulgária, o grupo desceu e desapareceu das Telas de radar alemãs. Não importa. Os alemães sabiam que os americanos dirigiam-se para Ploesti e acionou sua aviação de caça.

Apesar da perda de ambos os navegadores da missão, a força principal (o Coronel Kane tinha ficaram para trás) fizeram seu ponto inicial (PI) em Targovisti. Infelizmente, neste ponto, por ordem do General Ent, a missão tomou o caminho errado e, em vez de seguirem para Ploesti, aproaram para Bucareste. A confusão havia começado e o ataque de Gerstenberg e os caçadores estavam prestes a piorar as coisas.

Acima do Alvo

O Coronel Baker foi o primeiro grupo a corrigir o erro com rumo a Ploesti. À medida que seu grupo se aproximava, o céu se enchia de arrebentamentos de fogo antiaéreo e balões de artilharia. O avião do Coronel Baker pegou fogo e caiu quando os tanques de armazenamento de óleo começaram a explodir ao redor. Dos 32 aviões que atingiram a área alvo, apenas 15 emergiram, agora para enfrentar a ira dos caças alemães.

O Coronel Compton corrigiu sua abordagem logo depois que o Coronel Baker o fez, aproximando-se de Ploesti pelo sul. Fogos de Flak pesados os forçaram a leste e o General Ent ordenou um ataque a alvos de oportunidade. Parte de sua força atingiu uma das principais fábricas de craqueamento eliminando 40% de sua capacidade. O restante da força não foi capaz de encontrar alvos e despejou suas bombas ao norte de Ploesti.

Neste ponto, outros grupos chegaram à área de destino de diferentes direções, e agora, o maior problema para os B-24 passou a ser evitar bater uns nos outros. Enquanto isso, Gerstenberg ficou maravilhado com a precisão com que os B-24s manobravam sobre Ploesti, sem saber que isso era na verdade o resultado de um plano que havia dado errado.

O grupo do Coronel Wood teve um ótimo desempenho neste dia. Depois também compensando a curva errada, eles destruíram totalmente seu alvo (Steaua Romana Refinaria). Essa refinaria só voltaria a operar em 6 meses. Apenas 6 aviões foram perdidos entre os 29 que atacaram Ploesti. O Grupo do Coronel Posey de 21 B-24 da força do Coronel Johnson também teve um bom desempenho. Eles receberam uma usina de combustível de aviação ao norte de Ploesti (Creditul Refinaria Minier), que era a instalação mais moderna da Europa. Eles perderam apenas 2 aviões, e seu alvo ficou fora de operação pelo resto da guerra.

Finalmente, o Coronel Kane e o restante do grupo do Coronel Johnson atacaram do sul entrando em uma Ploesti cheia de fumaça (de ataques anteriores), complicado por bombas de ação retardada ainda explodindo. O Fogo Flak era tão pesado que 8 dos 57 bombardeiros dos 2 grupos foram duramente atingidos antes de chegar à área alvo. O coronel Johnson perdeu 5 aeronaves sobre Ploesti, e o coronel Kane perdeu 15, mas tiveram sucesso em destruir metade da capacidade produtiva das maiores refinarias de petróleo (Astra Romana,Phoenix-Orion e Columbia Acquila) na Europa.

No caminho para casa, os caças alemães começaram a pegar os bombardeiros danificados enquanto eles deixavam Ploesti. Inicialmente, a baixa altitude tornou difícil para o Me 109s efetivamente atacar os B-24s sem que eles próprios colidissem com o solo. Infelizmente, o Os pilotos de caça alemães aprenderam a improvisar suas táticas e abateram uma parte dos B24s.

A Consequência

A contagem final de aeronaves foi impressionante. Da força que partiu para Ploesti, 93 retornaram a Benghazi, 19 pousaram em outros campos de aviação aliados, 7 pousaram na Turquia, e 3 caíram no mar. Os números finais mostraram que 54 aviões foram perdidos (quarenta e um em combate) e 532 homens estavam mortos, capturados, desaparecidos ou internado (de um total de 1.726).

Se não fosse pelo caminho errado feito em Targovisti, tudo indica que a missão Ploesti teria conseguido cumprir todos os seus objetivos; destruindo 90% do complexo da refinaria. Em vez disso, na confusão de que em seguida, as refinarias Romano Americana, Standard Petrol e Unirea Sperantza saíram ilesas.

Desde então, a história concluiu que Ploesti, como um todo, havia perdido 42% de capacidade total, a produção da planta de craqueamento foi cortada em 40%, e a produção de óleos lubrificantes foi consideravelmente reduzida. Infelizmente, nada disso fez muita diferença, já que Ploesti estava operando a apenas 60% de capacidade. Isso significava que a perda efetiva de longo prazo não era de quarenta e dois por cento, mas de 2%. Assim, as plantas inativas foram ativadas, outras reparadas e em semanas Ploesti estava produzindo em uma taxa mais alta do que antes do ataque.

Retrospectiva e Avaliação

Embora tenha sido argumentado que Ploesti não foi um sucesso estratégico, muitos consideraram isso uma vitória moral pronunciada para os Aliados, especialmente os americanos. Para os europeus, o Tidal Wave era a prova de que as tripulações americanas eram corajosas o suficiente para lutar entre suas próprias bombas explodindo. Eles mostraram que podiam lançar bombas precisamente em objetivos militares com um mínimo de baixas civis. Isso passou uma boa impressão para o povo da Europa que desprezava os imprecisos bombardeios de alta altitude dos Aliados que mataram muitas pessoas inocentes. Eles consideraram esta missão como o último grande ato de cavalaria no bombardeio aéreo.

A reação ao ataque dos militares alemães e romenos em Ploesti foi de pura admiração pela ousadia dos americanos. Sob o comando do General Gerstenberg's, os americanos mortos no local do ataque receberam funerais com honras militares completas. As mulheres romenas fizeram vigílias para os americanos, e nos caixões elas colocaram bolos finos especiais - cada um com uma pequena bandeira americana feita de doces coloridos. Um oficial alemão perguntou por que essas mulheres faziam isso e choravam pelos americanos, e uma senhora respondeu: "Nós choramos, porque sabemos que as mães americanas logo estarão chorando por seus filhos”.

Depois de construir um doutrina por 20 anos baseada em alta altitude, luz do dia e bombardeio de precisão, por que, em seu primeiro grande esforço de bombardeio, os EUA "afastaram-se da doutrina" e conduziram um missão de bombardeio de baixa altitude em Ploesti, a única missão de bombardeio de baixo nível realizada na guerra? Ao responder a esta pergunta, deve-se considerar 4 áreas: (1) o afastamento da doutrina - do que você faz de melhor; (2) a necessidade de surpresa no ataque Ploesti; (3) a falácia da crença em um único golpe; e (4) a flexibilidade que o poder aéreo oferta ao planejamento.

Faça o que Você Faz Melhor

A doutrina, em definição simples, é determinar a melhor maneira de fazer algo. Para o EUA que antecederam a Segunda Guerra Mundial em termos de bombardeio estratégico, tinham por doutrina as incursões a alta altitude, luz do dia e bombardeio de precisão. Como vimos, os teóricos americanos forjaram por um tempo longo e de forma cuidadosa sua doutrina militar nesta área. Seu treinamento, armas a todas as suas táticas apoiavam-se e giravam em torno dessa doutrina. Treinou-se uma força para voar e lutar em bombardeiros. Desenvolveu-se bombardeiros de longo alcance para atacar o inimigo a grande distâncias. Equipou-se fortemente esses bombardeiros para que fossem fortalezas defensivas. Foi desenvolvida também a mira de bombardeio Norden para permitir precisão no bombardeio em grandes altitudes. Foram desenvolvidas táticas, como voar em formações de caixa apertada para fornecer o melhor concentração de poder de fogo contra um inimigo atacante. Em suma, esta foi o a doutrina de bombardeio do Army Air Corps com todos os seus “sinos e apitos”. Embora não tenham tido a oportunidade de usar esta doutrina em conflito, era o que os aviadores sentiam que eles faziam de melhor!

Ploesti foi um grande desafio como alvo, não se engane quanto a isso, e a lógica foi conduzir a missão de baixa altitude era sensata, razoável e apropriada. Contudo, essa doutrina de bombardeio não foi completamente testada neste ponto. Por tudo que se sabia, e se deveria acreditar, o bombardeio de alta altitude poderia ter feito o trabalho facilmente – e não havia nenhuma lição aprendida para indicar o contrário. Ainda não se tinha as experiências frustrantes de Regensburg e Schweinfurt (agosto de 1943) e então Schweinfurt novamente (outubro de 1943).

É realmente uma virtude ser adaptável e não ser pego por dogmas - pergunte a quem viveu os horrores da guerra de trincheiras na Primeira Guerra Mundial; uma mudança na doutrina certamente foram apreciadas lá. No entanto, Ploesti não era o lugar. Foi a primeira vez em grande escala para se testar esta doutrina. A liderança devia isso aos homens que enviaram para lutar e morrer para fazer isso conforme foram treinados - para permitir que eles o fizessem o que fazem de melhor!

Muitos aviadores corajosos e lutaram e morreram no ataque a Ploesti, e em retrospectiva, as perdas acabaram sendo tão catastróficas quanto Regensburg e Schweinfurt. Isto foi uma missão que exigiu grande oportunidade, sorte incrível e aviadores corajosos. Infelizmente, só se viu o último desses três, e pagou-se caro por isso.




O Elemento Surpresa

Muito tem sido escrito sobre o elemento surpresa na escolha do bombardeio de baixa altitude contra Ploesti. Entre outras razões, o coronel Smart acreditava que os alemães seriam pegos de surpresa, já que a doutrina preconizava ações a partir de grandes altitudes. Além disso, voar baixo colocaria a força de bombardeiros abaixo da capacidade de detecção do radar alemão e, juntamente com o silêncio de rádio, garantiriam a chegada à Ploesti sem aviso prévio. Este foi um empreendimento ambicioso, dada a longa distância (cerca de 2.400 milhas) que os bombardeiros precisavam cruzar para alcançar seus respectivos alvos. No entanto, os aviadores exibiram grande disciplina na execução desse aspecto da missão.

Infelizmente, a surpresa era a última coisa que o Tidal Wave tinha a seu favor. Como nós saibamos, todas as defesas de Ploesti estavam posicionadas e esperando pelos bombardeiros do General Ent. Completamente desconhecido para os americanos foi o fato de os alemães terem quebrado o Código da 9ª Força Aérea, sendo de seu conhecimento o momento em que a força atacante partia de suas bases em Benghazi. Com a extensa rede de radar que estabeleceram, os alemães rastrearam facilmente os bombardeiros até que eles descessem para atacar Ploesti, e por isso a Luftwaffe e a cidade estavam em alerta total.

Apesar de tudo o que foi dito acima, o elemento surpresa foi realmente perdido por muito tempo antes de 1 de agosto de 1943. Pode ter sido até um ano antes, quando conduziu-se a missão HALPRO contra Ploesti em 12 de junho de 1942. Naquela época, em que acabou sendo um esforço simbólico, como uma reflexão tardia, alertou-se os alemães que Ploesti era um alvo considerado. Esta mensagem não foi perdida por eles. Eles colocaram estes 13 meses de aviso prévio transformando Ploesti em uma fortaleza defensiva. Gerstenberg recebeu todo o apoio de que precisava de Hitler (por meio de Goering), e foi apenas responsável por fazer de Ploesti um dos alvos mais difíceis do Terceiro Reich.

A Fantasia do Golpe Único

Ironicamente, embora os EUA possam ter comprometido sua doutrina de alta altitude em Ploesti, se agarrou à crença de que qualquer alvo poderia ser nocauteado com um único golpe; golpe decisivo. Obviamente, Ploesti se tornou a primeira grande lição aprendida de que não era bem assim. À medida que a guerra avançou, constatou-se que os alvos precisavam ser atingidos com força, mas então frequentes missões de acompanhamento também eram necessárias para inibir os esforços de reparo alemães. O sucesso limitado em Ploesti foi apenas temporário. As refinarias foram rapidamente reconstituídas. Durante a longa calmaria após a missão HALPRO, as refinarias tiveram muito tempo para desenvolver soluções alternativas em caso de danos durante um bombardeio. Os alemães fizeram bom uso dessas ideias para se reerguer. Além disso, foi uma pena para os americanos que, naquela época, Ploesti era apenas operanda a 60% da capacidade. Portanto, em nenhum momento, as refinarias de Ploesti foram produzindo em um nível mais alto do que antes do ataque.

O ataque à Ploesti continuaria - a 15ª Força Aérea pegaria este encargo em 5 de abril de 1944 e o levaria até 19 de agosto de 1944. Quando as tropas russas marcharam para Ploesti em 30 de agosto, eles encontraram o local literalmente fechado, mas a 15ª Força Aére também pagou o preço. 19 missões de alto nível foram realizadas durante esse tempo - 5.479 surtidas - 223 bombardeiros perdidos - quase 1,2 milhão de toneladas de produção de petróleo destruída. Ploesti ficou conhecido como o “cemitério dos bombardeiros” .

Flexibilidade é a Chave para o Poder Aéreo

De muitas maneiras, o ataque a baixa altitude em Ploesti seria um dos muitos eventos históricos liderando o caminho para uma tendência futura de expectativas cada vez mais altas sobre as capacidades de poder aéreo. Sua notável adaptabilidade e capacidade de reagir rapidamente, colocou-o diretamente no meio dos planos atuais para o futura segurança nacional dos EUA. Na época, Ploesti provou quão rápido o Corpo da Força Aérea poderia “mudar de direção em tempo real” e realizar uma missão única; isso não foi considerado pelos visionários do período entre guerras.

Os preparativos para a missão a Ploesti foram um processo relativamente rápido. Vários meses de planejamento foram seguidos por extensa coordenação para cima e para baixo na estrutura de comando - Roosevelt deu a ordem em Casablanca e aprovou o plano na Conferência Trident. O treinamento para esse ataque especial durou apenas algumas semanas. Ao longo do caminho, muitos obstáculos foram superados; carregando combustível extra para permitir que os B-24s alcançassem Ploesti, mudando o nível do bombardeio, e o ajuste de espoletas e bombas para atrasar a detonação e permitir que a força agressora deixasse a área, e durante todo o tempo, a segurança era de a maior importância na esperança de manter um elemento surpresa. Foi realmente um empreendimento impressionante de um incipiente Corpo de Aviação.

Hoje, o poder aéreo é um jogador integral na arena da segurança nacional - sua capacidade de reagir rapidamente está no centro de todas as tomadas de decisão. Seja um B-2 cruzando o globo em uma demonstração de projeção de força, esquadrões de F-15s destacando-se para realizar uma possível parada, ou o conceito prestes a ser empregado da Força Expedicionária Aérea (AEF) pronto para responder ao apelo em alguma ação hostil futura, a gênese de todas essas começou com o potencial inicial exibido pelo poder aéreo em lugares como Ploesti e outras operações aéreas.

Aqui possivelmente reside uma explicação para o afastamento da questão doutrinária – flexibilidade e a capacidade de reagir rapidamente. O coronel Smart e sua equipe de planejamento perceberam que a potência aérea, neste caso, o bombardeio estratégico, tinha potencial em outras altitudes - e assim o empregou. O poder aéreo oferecia outras opções, e eles continuavam o processo de desbravar novos caminhos - um processo que começou com os visionários do poder aéreo da década de 1920 e 30, e que continuaria pelos próximos 50 ou mais anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário