Em condição de combate, a ocupação de uma posição deve cercar-se de cuidados e medidas de segurança a fim de preservar a integridade e poder de combate dos efetivos envolvidos, e ao mesmo tempo permitir que as unidades exerçam com eficiência máxima todas as funcionalidades que lhes são inerentes.
Uma unidade é considerada desdobrada no terreno, e conseguinte em condições plenas de cumprir sua missão quando está com seu material operando em um dispositivo mínimo considerado operacional e com a devida munição disponível, quando a unidade a demandar; suas ligações de comando e controle estabelecidas com um fluxo regular de ordens necessárias através de redes de comunicação orgânicas; sua rede de observação e vigilância instalada e produzindo os informes operacionais afins ou no caso de unidades de apoio a capacidade de inteirar-se tempestivamente das demandas das unidades apoiadas e, seus apêndices logísticos proporcionando o suporte mínimo necessário para que a unidade opere com eficácia.
O desdobramento de uma unidade no terreno deve considerar um grande número de aspectos para que possam cumprir sua missão com a segurança e eficiência. Devem ser observados:
- Ciência dos planos do escalão superior que possam envolver a unidade, de forma que esta possa estar em condições de oferecer os recursos que este demandar.
- Tamanho da área a ser ocupada, de forma a comportar todos os meios da unidade, e sua posição relativa na área de operações mais adequada a sua missão.
- Segurança em relação ao assédio do inimigo, sua posição relativa às unidades mais capazes de absorver o choque direto, inserção na malha de defesa antiaérea do escalão superior, desenfiamento dos campos de tiro das unidades de artilharia do inimigo e cobertura de retaguarda e flancos eventualmente expostos, cobertura natural e capacidade de camuflagem e ocultação.
- Segurança em relação a infortúnios da natureza, como avalanches, enchentes e enxurradas, deslizamentos, doenças veiculadas por mosquitos e outros meios naturais, frio e calor, presença de animais selvagens perigosos e outros.
- Estradas e meios de ligação que permitam a unidade cumprir com suas obrigações, que suportem o tráfego necessário e existam em número suficiente, com pontes capazes e áreas de estacionamento suficientes.
- Capacidade de trocar de posição de forma fluida e natural quando se fizer necessário, com posições nas proximidades se esta possibilidade for considerada importante, bem como a disponibilidade de rotas de fuga ou retraimento.
- Capacidade de uso do espaço aéreo a partir do solo se esta condição for necessária; disponibilidade de acessos ao mar, rios e lagos.
- Proximidade de vilas e cidades e os prós e contras que esta localização acarreta.
- Disponibilidade de água e energia elétrica para as unidades que delas necessitem.
- Capacidade, em relação a posição, de ser apoiada pelas unidades logísticas e de apoio ao combate necessárias.
O Reconhecimento
Escolhidas as possíveis áreas de desdobramento da unidade através de estudos nas cartas da área de operações, seu estado maior providencia as ações de reconhecimento da posição, onde o pessoal especialista da unidade avalia se as condições das áreas pré-selecionadas atendem as suas necessidades específicas. O reconhecimento deve ser executado por efetivos mínimos de forma a ser ágil e eficaz, envolvendo oficiais mais experientes podendo contar até com o comandante da unidade. Ações de reconhecimento devem levar em consideração a presença do inimigo na área as cercar-se de efetivos de segurança, caso se julgue necessário.
Ocupações de posição se dão em áreas pacificadas e sob controle amigo, porém em combate toda a cautela se faz necessária, pois imprevistos acontecem àqueles mais desavisados e negligentes. São verificadas a adequação da área, se seu tamanho comporta a dispositivo, a situação em relação a forças amigas e inimigas e a capacidade da unidade ali desdobrada operar conforme o esperado.
Pode-se empregar vários meios para o reconhecimento como a observação aérea, a indispensável presença no local pelo alto comando da unidade, além do estudo de arquivos e dados existentes sobre as locações consideradas.
Particularmente importante é o reconhecimento dos itinerários de acesso, a resistência das pontes e as condições das estradas,a presença de áreas minadas e propícias a emboscadas. Também deve ser considerado o volume de tráfego dos itinerários escolhidos, pois em terrenos restritos as estradas podem ser escassas e o deslocamento difícil. Uma unidade que tem seu deslocamento interrompido por problemas, como um congestionamento por exemplo, podem ter sua capacidade operativa prejudicada ou interrompida.
O reconhecimento pode ainda envolver procedimentos técnicos como a pontaria de peças, no caso da artilharia de campanha por exemplo. Pode envolver levantamentos topográficos e trabalhos de engenharia, se dando de dia ou a noite.
Em campanha o posicionamento das unidades no terreno e em relação a suas pares, bem como em relação ao inimigo é muito importantes e pode fazer a diferença na eficácia operacional desta, principalmente quando se opera em terreno restrito e com poucas estradas e áreas aproveitáveis, tendo-se que dispensar especial atenção a disciplina de tráfego adotada vigente e a existência de congestionamentos, que podem comprometer de forma séria a operatividade de todo o sistema. O congestionamento aéreo e aquaviário também deve ser considerado.
O reconhecimento pode ainda envolver procedimentos técnicos como a pontaria de peças, no caso da artilharia de campanha por exemplo. Pode envolver levantamentos topográficos e trabalhos de engenharia, se dando de dia ou a noite.
Em campanha o posicionamento das unidades no terreno e em relação a suas pares, bem como em relação ao inimigo é muito importantes e pode fazer a diferença na eficácia operacional desta, principalmente quando se opera em terreno restrito e com poucas estradas e áreas aproveitáveis, tendo-se que dispensar especial atenção a disciplina de tráfego adotada vigente e a existência de congestionamentos, que podem comprometer de forma séria a operatividade de todo o sistema. O congestionamento aéreo e aquaviário também deve ser considerado.
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