17 a 25 de Setembro de 1944
Situação
Após o sucesso dos aliados na cabeça de praia da Normandia em agosto de 1944, as forças alemãs recuaram em direção ao leste da França, Bélgica, Holanda e a fronteira alemã. No norte, o 1º Exército Canadense e o 2º Exército Britânico estavam avançando pela Bélgica e Holanda, enquanto ao sul, 4 exércitos americanos estavam avançando em direção à fronteira alemã pela França. No entanto, todo o avanço aliado começou a enfrentar grandes dificuldades, devido à distância do porto e ao consequente estresse das linhas de suprimento. No início de setembro de 1944, os Aliados ainda tinham o domínio de apenas um porto de águas profundas, Cherbourg, com os defensores alemães ainda resistindo em portos como Dunquerque. Além disso, uma grande parte da rede ferroviária francesa havia sido destruída pelo bombardeio aliado em preparação para o Dia D. Em um esforço para superar o problema, os Aliados organizaram "The Red Ball Express", uma operação massiva para abastecer os exércitos aliados por estrada. No entanto, isso se tornou cada vez mais difícil à medida que os Aliados avançavam e, no final de agosto, foram necessárias 5 toneladas de combustível para entregar uma tonelada de suprimentos às tropas na frente. A resistência alemã também começou a se intensificar e as forças alemãs se prepararam para deter o avanço dos Aliados na linha de defesa ao longo da fronteira alemã, conhecida como Linha Siegfried.
Estratégia Aliada
O Comandante Supremo Aliado, General Dwight D Eisenhower, favoreceu a perseguição dos exércitos alemães derrotados pela França, Bélgica e Holanda em uma frente ampla. O avanço britânico e canadense em direção à principal área industrial alemã do Ruhr recebeu suprimentos adicionais, mas Eisenhower também queria continuar o avanço em direção ao Rio Reno e à Alemanha pelos exércitos americanos no sul, particularmente o 3º Exército do General Patton. Montgomery argumentou vigorosamente contra uma estratégia de frente ampla. Os suprimentos para seus exércitos ainda eram inadequados e significavam que não seria possível chegar ao Ruhr. Capturar o Ruhr prejudicaria o esforço de guerra alemão e tornaria improvável que a Alemanha pudesse continuar a lutar. Montgomery, portanto, queria que seus exércitos recebessem prioridade em termos de suprimentos para permitir um avanço Aliado em uma frente muito mais estreita no norte em direção ao Ruhr.
A Operação Market Garden - O Plano
Montgomery propôs um plano ambicioso (megalomaníaco) para avançar para o norte da Alemanha, que passaria ao redor do extremo norte da Linha Siegfried e potencialmente terminaria a guerra até o final de 1944. Ele também argumentou que tal avanço era necessário para capturar os locais V2 que estavam sendo usados para atacar Londres. Após uma reunião dramática com Montgomery, Eisenhower concordou com o plano e deu a ele uma prioridade maior para suprimentos, embora o amplo avanço da frente fosse continuar.
O plano era essencialmente tomar uma travessia sobre o Baixo Reno em Arnhem, o que permitiria que os exércitos aliados entrassem no norte da Alemanha. Havia seis grandes obstáculos de água entre as forças britânicas na Bélgica e o lado norte do Baixo Reno. Esses obstáculos eram o Canal Wilhelmina em Son, o Canal Zuid-Willemsvaart em Veguel, o Rio Maas em Grave, o Canal Maas-Waal e o Rio Waal em Nijmegen e o Baixo Reno em Arnhem. Essas travessias seriam tomadas por tropas aerotransportadas, pousando de paraquedas e planador. Capturar essas travessias permitiria ao XXX Corpo Britânico, comandado pelo Tenente-General Brian Horrocks, acelerar as 62 milhas até Arnhem em 4 dias, no máximo, substituir a 1ª Divisão Aerotransportada Britânica e estabelecer uma cabeça de ponte através do Baixo Reno.
4 divisões aerotransportadas com quase 35 mil homens deveriam desembarcar, 20 mil de paraquedas e 15 mil de planador. A 101ª Divisão Aerotransportada dos EUA saltaria em torno de Son e Eindhoven, a 82ª Divisão Aerotransportada dos EUA saltaria em torno de Grave e Nijmegen e a 1ª Divisão Aerotransportada Britânica e a 1ª Brigada Independente de Paraquedistas Polonesa saltaria em torno de Arnhem e Oosterbeek. Também era essencial que essas tropas capturassem terrenos altos em Groesbeek e a noroeste de Arnhem. Além disso, era necessário lançar mais de 1.700 veículos, 260 peças de artilharia e mais de 3.000 toneladas de munição. Quase 1.300 aeronaves americanas e 480 britânicas seriam usadas no transporte aéreo. No entanto, o número de aeronaves disponíveis só tornou possível levantar 60% da força em uma operação e, portanto, foi decidido desembarcar as tropas aerotransportadas em 2 dias.
O comando geral da operação foi dado ao tenente-general americano Brereton e a responsabilidade pelo planejamento e comando imediato foi dada ao tenente-general britânico Browning. Nenhum deles tinha experiência em realmente comandar tropas aerotransportadas em uma situação de combate.
O sucesso do plano dependia de uma série de fatores. 2 diias de bom tempo eram necessários para fazer os lançamentos aéreos. Também era importante que todas as pontes fossem capturadas rapidamente. Se alguma ponte não fosse capturada ou fosse destruída, o avanço do XXX Corpo seria interrompido ou muito atrasado. 2.300 veículos com equipamento de ponte e 9.000 engenheiros foram reunidos para o caso de alguma ponte ser destruída. O XXX Corpo deveria avançar pela Highway 69, mais tarde apelidada de "Hell's Highway", que tinha apenas 2 faixas de largura. Ela passava por terreno plano, que era macio em muitas áreas e atravessado por diques e valas. Isso significava que a força de ataque ficaria confinada a um corredor muito estreito. Supunha-se que a resistência alemã seria leve e que nenhuma unidade blindada alemã estava presente na área.
Defesas Alemãs
As forças alemãs na França e na Bélgica estavam em plena retirada em direção à fronteira alemã desde o final de agosto. No entanto, no início de setembro, isso começou a mudar. Como o ímpeto do avanço aliado foi reduzido devido a problemas de suprimento, os alemães começaram a reorganizar suas defesas no oeste. O marechal de campo Gerd von Rundstedt foi chamado para fora da aposentadoria e começou a colocar uma linha defensiva no lugar de Antuérpia até a Linha Siegfried. Tropas aerotransportadas, os remanescentes de divisões de infantaria, retardatários, fuzileiros navais, unidades SS e uma série de outras unidades foram enviadas para a Holanda e Bélgica para manter esta linha. As 9ª e 10ª Divisões Panzer também foram enviadas para a área de Nijmegen-Arnhem, onde deveriam descansar e se reequipar para fornecer uma reserva blindada.
O monitoramento das comunicações alemãs por Bletchley Park, fotografias aéreas e relatórios da resistência holandesa identificaram o movimento de unidades blindadas alemãs para a área. No entanto, esses relatórios foram descartados por Browning e Montgomery (soberba, megalomania e irresponsabilidade).
A Operação Aerotransportada - Domingo 17 de setembro
Os desembarques em 17 de setembro foram bem-sucedidos e realizados com baixas perdas. A grande maioria das tropas aerotransportadas também pousou em suas zonas de lançamento e não foi dispersada, como ocorreu em operações anteriores. A 101ª Divisão Aerotransportada Americana (101ª Airborne) encontrou pouca resistência e logo capturou 4 das pontes designadas. Apenas a ponte em Son foi destruída pelos alemães antes que pudesse ser tomada. A 82ª Divisão Aerotransportada Americana (82ª Airborne) tomou a Ponte Grave e a ponte em Heumen. A divisão também tomou o terreno alto ao redor de Groesbeek. No entanto, não conseguiu tomar a ponte em Nijmegen, o que foi um grande revés.
A 1ª Divisão Aerotransportada Britânica pousou com sucesso em Oosterbeek, mas apenas metade da divisão chegou no primeiro dia e metade dos disponíveis foram necessários para defender a zona de pouso, o que reduziu muito a força disponível para capturar a ponte em Arnhem, que ficava a 13 km de distância. 3 batalhões do Regimento de Paraquedistas partiram para a ponte em jipes, mas logo encontraram resistência alemã. Apenas o 2º Batalhão, comandado pelo Tenente-Coronel John Frost, chegou à ponte, tomando sua extremidade norte. As tentativas de capturar a extremidade sul falharam. Um outro grande problema surgiu quando se percebeu que os aparelhos de rádio da divisão não funcionavam.
Domingo 17 de setembro, XXX Corpo
Às 14:15, 300 canhões abriram uma barragem de artilharia escalonada e às 14:35 os tanques e a infantaria dos Guardas Irlandeses partiram para liderar o avanço para Arnhem. Os Guardas cruzaram o Canal Meuse-Escaut para a Holanda, mas foram atacados por unidades antitanque alemãs. Estas foram superadas com a assistência dos Typhoons da RAF e a cidade de Valkenswaard foi alcançada à noite, embora o plano já tenha ficado atrasado.
Segunda-feira 18 de setembro
O mau tempo resultou no atraso da segunda fase do transporte aéreo. O transporte aéreo foi finalmente concluído, mas grandes problemas continuaram a se apresentar. O padrão de desembarques tornou a intenção da operação óbvia para os alemães, o que foi confirmado quando encontraram planos no corpo de um oficial americano. Os defensores reagiram rapidamente e as tropas aliadas logo enfrentaram resistência determinada.
Tentativas de aliviar os homens de Frost na Ponte de Arnhem falharam e ambas as divisões aerotransportadas dos EUA enfrentaram contra-ataques. A Divisão Blindada de Guardas chegou a Eindhoven, mas enfrentou ataques de infantaria e tanques alemães. Também houve um atraso enquanto uma ponte Bailey era erguida sobre o Canal Wilhelmina em Son.
Terça-feira 19 de setembro
Aproximadamente 600 homens, a maioria do 2º Regimento de Paraquedistas, ainda estavam segurando a extremidade norte da Ponte de Arnhem. Os alemães começaram a destruir sistematicamente os edifícios dentro da área ocupada pelos britânicos, usando morteiros, artilharia e tanques. 2 tentativas de alcançar a ponte por tropas da 1ª Divisão Aerotransportada foram derrotadas com pesadas perdas. Percebeu-se que qualquer tentativa adicional de alcançar os homens na Ponte de Arnhem seria inútil e a atenção agora estava focada em tentar criar um perímetro defensivo ao redor de Oosterbeek.
Unidades aerotransportadas polonesas ficaram presas na Inglaterra devido à neblina, mas seus planadores finalmente chegaram à zona de pouso. A resistência alemã em outros lugares continuou. Um esforço conjunto da Divisão Blindada de Guardas e da infantaria aerotransportada americana não conseguiu tomar a ponte de Nijemegen (A Batalha de Nijmegen). Um plano foi feito para que as tropas americanas cruzassem o rio Waal usando barcos, mas eles não conseguiram chegar e mais uma vez o avanço do XXX Corpo foi interrompido. Em outros lugares, os ataques alemães continuaram, incluindo um grande ataque aéreo em Eindhoven.
Quarta-feira 20 de setembro
Os homens de Frost conseguiram estabelecer comunicação com a 1ª Divisão Aerotransportada usando o sistema telefônico local, para saber que as tropas aerotransportadas não tinham esperança de alcançá-los e que o XXX Corpo havia sido parado em Nijmegen. Uma trégua foi feita e os feridos, incluindo Frost, foram passados para os alemães como prisioneiros. Os defensores restantes agora estavam lutando em grupos isolados com munição, água e suprimentos médicos praticamente esgotados. Ao meio-dia, a resistência havia chegado ao fim. A 1ª Divisão Aerotransportada também estava em uma luta pela sobrevivência, enfrentando ataques constantes e tentando desesperadamente manter aberta uma rota para o rio, que era seu único meio de fuga.
26 barcos de lona chegaram a Nijmegen e homens da 82ª Airborne começaram um ataque através do Rio Waal. Metade dos barcos chegou à margem oposta durante a primeira travessia, mas 2 batalhões de paraquedistas foram transportados através do rio e atacaram a extremidade norte da ponte, que foi tomada finalmente. No entanto, em outros lugares, os ataques alemães de infantaria e tanques tiveram que ser repelidos, pois os alemães tentaram cortar a estrada principal, atrás do XXX Corpo.
Quinta-feira 21 de setembro
3.500 sobreviventes da 1ª Divisão se desdobraram em Oosterbeek contra ataques pesados repetidos, a prioridade era manter a posse de uma seção da margem do rio Reno para permitir sua evacuação quando o XXX Corpo chegasse. Tropas aerotransportadas polonesas chegaram à margem sul do Reno com 2 dias de atraso, pousando em suas zonas de lançamento diante do pesado fogo alemão. As tropas polonesas também não conseguiram cruzar o Reno para reforçar a 1ªDivisão, pois grande parte da margem norte estava ocupada pelos alemães e não havia meios de atravessar. Para piorar a situação, seus suprimentos foram jogados do outro lado do rio.
5 tanques do XXX Corpo agora cruzaram a Ponte de Nijmegen, mas não avançaram em Arnhem. Horrocks ordenou uma parada de 18 horas para permitir a organização de suas tropas, que se espalharam durante a luta em Nijmegen e também para repelir ataques alemães atrás delas. Esse atraso permitiu que os alemães se reorganizassem e reforçassem suas defesas e, quando os Guardas avançaram em direção a Arnhem, enfrentaram firme oposição.
Sexta-feira 22 de setembro
À medida que os remanescentes da 1ª Divisão se fortificavam, os alemães agora repetiam as táticas que haviam tido sucesso em Arnhem, destruindo sistematicamente as áreas ocupadas pelas tropas britânicas ao redor de Oosterbeek. À noite, a 43ª Divisão do XXX Corpo havia se unido aos poloneses. Tentativas foram feitas agora por engenheiros poloneses e britânicos para transportar tropas polonesas através do Reno para reforçar a 1ª Divisão, mas apenas pouco mais de 50 foram desembarcadas e isso foi a um custo alto.
Sábado 23 de setembro
A situação dos Aliados continuou a se deteriorar significativamente. Ao norte do Reno, os alemães agora tentavam subjugar os restos da 1ª Divisão do rio para evitar que os poloneses os reforçassem. Ataques alemães repetidos ao longo da rota para Arnhem continuaram, alguns dos quais cortaram a estrada principal, exigindo que unidades do XXX Corpo seguissem para o sul, para longe de Arnhem, a fim de manter a estrada aberta atrás deles.
Domingo 24 de setembro
Qualquer tentativa de cruzar o Reno foi abandonada. Uma tentativa de reforçar a 1ª Divisão pelo XXX Corpo falhou, pois a maioria dos homens que conseguiram cruzar o Reno vindos de Dorsets foram cercados e capturados. A decisão foi tomada para retirar a 1ª Divisão Aerotransportada, no que ficou conhecido como Operação Berlim.
Segunda-feira 25 de setembro
Continuando a enfrentar pesados ataques alemães, a 1ª Divisão tentou esconder os preparativos para a retirada. Coberta por paraquedistas poloneses, a evacuação através do Reno começou às 22h. Na manhã seguinte, quase 2.400 homens foram evacuados, deixando 300 homens para se renderem na margem norte. Dos 10.600 homens originais da 1ª Divisão Aerotransportada que desembarcaram, 1.500 foram mortos e 6.400 feitos prisioneiros.
Perdas
Houve algum debate em relação às baixas, mas o total de baixas do lado Aliado ficou entre 15 mil e 17 mil. As baixas alemãs provavelmente ficaram entre 6 mil e 9 mil. Também houve 500 baixas civis holandesas.
Por que a Operação Market Garden falhou?
O plano geral era altamente ambicioso e seu sucesso exigia que uma série de fatores trabalhassem a favor dos Aliados. Entre outras coisas, presumia-se que a resistência alemã seria leve, que o clima seria favorável e que todas as pontes seriam capturadas intactas. Os historiadores debateram longamente as razões do fracasso da operação e há opiniões divididas sobre quais razões eram de maior importância:
- O ataque foi ao longo de uma frente muito estreita e amplamente confinada a uma estrada principal, com muito do terreno em ambos os lados inadequado para veículos pesados. Isso tornou difícil manter o ímpeto do ataque e muito mais fácil para os alemães desacelerá-lo.
- O lançamento de tropas aerotransportadas em 2 levas reduziu muito sua força em terra no início da operação; isso teve um sério impacto em Arnhem.
- O clima estava ruim, o que interrompeu as operações aéreas e principalmente a chegada da brigada polonesa.
- O fracasso na captura da Ponte Son e, particularmente, o atraso na captura da Ponte Nijmegen causaram sérios atrasos no avanço para Arnhem.
- O mau uso da inteligência, em particular em relação às unidades blindadas alemãs, resultou em uma grande subestimação da oposição alemã.
- As zonas de lançamento em Nijmegen e particularmente em Arnhem ficavam muito longe das pontes.
- Atrasos, como o do XXX Corpo após a captura da ponte em Nijmegen.
- A falha dos rádios da 1ª Dovisão Aerotransportada resultou na falta de comunicação e impediu o apoio aéreo eficaz.
A Operação Market-Garden foi um misto de megalomania e arrogância inglesa com uma carga enorme de irresponsabilidade, onde o desejo de fazer algo espetacular e superar o avanço americano do sul para chegar primeiro à Alemanha cegou Montgomery e seus oficiais quanto a dimensão do que estavam implementando. A inteligência sabia que a resistência alemã seria forte pela presença de unidade blindadas em Arnhen, mas levar em consideração esta informação resultaria no cancelamento da operação, e por este motivo foi ignorada. Ao sul o Gen Patton cruzou o Reno sem grandes peripécias mirabolantes e com poucas baixas.
Para conhecer a operação em maiores detalhes recomendo o excelente livro de Cornelius Ryan, "The Bridge Too Far" (Uma Ponte Longe Demais, tem um filme com o mesmo nome baseado no livro, porém não mostra a riqueza de detalhes que o livro mostra).
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