FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 18 de maio de 2019

Fundamentos das Operações Militares *170



A guerra é a resolução de um conflito por meio da força, situação onde se esgotou o poder da palavra e da negociação. Ela se faz através de uma sequência de operações militares planejadas no tempo, no espaço e na finalidade, de magnitudes diversas e correlacionadas, onde cada lado procurar adquirir a superioridade estratégica sobre seu oponente, através da aplicação do poder militar, até se chegar a um ponto onde a situação tende a se tornar irreversível, configurando a vitória de um dos contendores.

Uma operação militar é um conjunto de ações empreendidas por forças e meios militares, seguindo um plano de ação previamente elaborado e buscando cumprir um objetivo bem definido, que pode ser o objetivo do conflito em si, ou um objetivo intermediário que vise a criar condições para que outro objetivo maior seja buscado. Ela pode ser executada por uma única força em situações limitadas, ou por várias forças operando combinadas em situações de maior amplitude.

O emprego de uma força armada deve ser baseado em princípios e fundamentos que rejam sua atuação, condicionando seu emprego em bases de racionalidade e cautela, a fim de evitar abusos e perdas desnecessárias, que podem comprometer o próprio sucesso das operações. São 5 os principais fundamentos das operações militares: a doutrina, os fatores da decisão militar, o fator militar, os princípios da guerra e os elementos do poder de combate.

Doutrina Militar

O primeiro destes fundamentos é a doutrina militar, que rege o preparo da força na condução de seu adestramento e instrução, na sua organização, no tipo e quantidade do equipamento a ser empregado e na forma como ela é empregada; além de definir as bases de sua orientação moral e ética. A doutrina militar é o conjunto de normas e preceitos que deverão ser obedecidos para a elaboração de todas as demais instruções e orientações da força, delineando a emissão de ordens e elaboração de manuais de campanha.




Fatores da Decisão Militar

O segundo fundamento operacional tange os fatores da decisão militar, que são as variáveis a serem consideradas quando do planejamento e condução de uma operação militar. Prestam-se tanto a gestão das operações em curso, quanto ao estudo de operações passadas e história militar. Qualquer decisão militar é fruto de uma análise lógica desses fatores, no clássico Estudo de Situação, que é conduzido analisando 5 fatores distintos: A missão, o terreno, o inimigo, os meios disponíveis e o tempo a ser cumprido.

  • A Missão que nada mais é do que um objetivo a ser alcançado. Ao receber uma missão, o comandante militar deverá reunir em um plano de ação factível, baseado no bom senso, preceitos de doutrina, conhecimentos e treinamento que possui, sempre consultando os manuais de campanha afins, tudo aquilo que for necessário para cumpri-la.
  • Para buscar a melhor forma de cumprir a missão recebida, o comandante procede a análise do Terreno onde será executada. Leva em consideração todos seus aspectos topo-táticos, como observação e campos de tiro, cobertas e abrigos, obstáculos, vias de acesso, acidentes capitais, condições meteorológicas, assuntos civis e outros; identificando nele seus objetivos.
  • Uma vez familiarizado com o terreno onde irá desdobrar seus meios, o comandante da operação passa a estudar o Inimigo, analisando suas capacidades e limitações, organização, equipamento, instrução e forças morais, concluindo sobre suas deficiências, vulnerabilidades e possibilidades.
  • O quarto aspecto que será levado em consideração serão os Meios disponíveis, onde o comandante e seus estado maior farão um estudo crítico da própria situação, sobre o mesmo enfoque anterior, para concluir sobre suas deficiências, vulnerabilidades, pontos fortes e possibilidades reais.
  • Após tomar pé de toda a situação, passa-se então a coadunar as principais idéias formuladas dentro do Tempo em que deverá ser concluída a missão. Toda operação deve ser viabilizada em tempo hábil e com suas diversas operações devidamente sincronizadas, de forma a não permitir que o inimigo consolide sua situação e que o elemento surpresa possa ser explorado ao máximo. Ações subsequentes poderão depender do sucesso de sua missão, e em alguns casos o não cumprimento do prazo poderá inviabilizar as ações que seguirão, parcial ou totalmente.

Baseado nesta pré-análise, o comandante decidirá sua linha de ação, sempre procurando explorar seus pontos fortes contra as vulnerabilidades do inimigo, e adotando medidas de segurança para impedir que ele faça o mesmo. Sempre assessorado por seu Estado Maior, a linha de ação adotada será detalhada no plano de ação, fruto de trabalho minucioso, baseado nas informações disponíveis e em outras que deverão ser buscadas. A decisão resultante de um Estudo de Situação, sempre traz em seu bojo a aplicação dos princípios universais de guerra.





O terceiro fundamento é a consideração das inúmeras variáveis que influem no desempenho de uma força militar. O comandante deve avaliá-las de forma a tirar o máximo de proveito da situação, corrigir falhas e viabilizar um estratégia viável e bem sucedida. Ao conjunto destes elementos denominamos Fator Militar. São eles: logística, comando, estado-maior, tropa, equipamento, terreno, condições meteorológicas, imponderáveis da guerra, incerteza da situação, confusão no combate, aplicação dos fundamentos da arte da guerra, grau de operacionalidade, moral, pensamento militar e tecnologia. 

São variáveis sempre presentes que influenciam a missão, e que interagem sempre. O Fator Militar é composto de duas ordens de forças: As materiais e as morais. As últimas assumem relevância nos exércitos menos abastados.

Os princípios da guerra são um conjunto de conceitos que representam a base das operações militares modernas, e não um roteiro ou sequência a ser seguida. São o ensinamento colhido ao longo dos tempos e da história, nas inúmeras campanhas, batalhas e conflitos travados e que refletem o bom senso militar em qualquer situação (veja no link para maiores detalhes).




O poder de uma força militar é definido pela balanceamento de 5 fatores que o comandante deve lançar mão no campo de batalha. Sua utilização é vital e necessária a consecução bem sucedida das operações. São eles: A Manobra, O Poder de Fogo, A Liderança, A Proteção e a Informação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário