É, sem dúvida a operação
militar mais complexa a ser realizada em um cenário de conflito e envolve
elementos de todos os tipos, como navios, aeronaves, tropas e outros sistemas
de armas. A diversidade de meios empregados implica em custos altos, e
potenciais reveses podem causar grande perda de vidas. Seu emprego contra
costas moderadamente defendidas só se justifica contra objetivos relevantes e
também constitui-se em alvo de grade valor para artefatos nucleares táticos.
Apesar destes óbices, é um recurso valioso e tanto seu emprego como suas
técnicas continuam a ser aprimoradas.
A guerra
anfíbia é a forma mais antiga de guerra naval, datando do dia em que uma tribo
cruzou um lago primeira vez para pegar seu inimigo de surpresa. Desde então, a
arte de mover soldados através de corpos d’água para território inimigo tem
sido praticada em um número impressionante de variações em todo o mundo. No
final da Idade do Bronze, os povos do mar praticavam a guerra anfíbia no
Mediterrâneo oriental, invadindo e derrubando várias civilizações.
Navios Encalhados
em Maratona
A primeira
operação anfíbia bem atestada é o desembarque persa em Maratona em 490
a.C. Dario da Pérsia queria colocar Atenas sob seu controle como uma base para
conquistar toda a Grécia, e despachou uma força através do Egeu para fazer
isso. Os atenienses conseguiram impedir que os persas se movessem para o
interior da planície de Maratona, então os atacaram 5 dias depois que
desembarcaram, jogando-os de volta ao mar, apesar de estarem em grande
desvantagem numérica. É possível que uma tentativa de reembarcar parte do
exército e atacar Atenas diretamente estivesse envolvida. Em qualquer caso, os
persas aprenderam a primeira lição da guerra anfíbia: um exército deve se
mover rapidamente para fora da praia, e não se deixar imobilizar. Eles
não seriam os últimos a pagar por essa lição com sangue.
Um Navio Longo
Viking
Podemos
dividir as operações anfíbias em 2 grandes categorias, ataques e invasões. Os
ataques são geralmente pequenos e de duração limitada, tentando destruir ou
apreender algo específico antes de recuar de volta para o mar. Nos dias
anteriores ao transporte e às comunicações modernas, estes eram fáceis e
lucrativos, pois os navios podiam se aproximar sem serem detectados além do
horizonte, desembarcar tropas em uma área indefesa e então recuar antes que uma
resposta pudesse ser feita. Os praticantes mais conhecidos do ataque anfíbio
eram os vikings, que frequentemente remavam rios acima para saquear cidades,
embora tenha permanecido uma estratégia comum até o século XIX.
Invasões são
muito mais difíceis porque eles não podem simplesmente recuar antes que as
forças de defesa cheguem. O desafio do invasor é colocar forças suficientes na
cabeça de praia rápido o suficiente para conseguir vencer a batalha resultante.
A mobilidade fornecida pelo mar é útil para desembarcar onde o inimigo não
está, mas os navios são relativamente caros, o que limita o tamanho da força
invasora.
Normandos Desembarcando
Uma invasão
notável é a da Inglaterra por William, o Conquistador, em 1066. Ele desembarcou
sua força em Pevensey, então marchou para Hastings, onde ergueu um castelo. O
rei da Inglaterra, Harald, foi distraído por uma invasão norueguesa no norte, e
levou quase um mês para responder. A batalha resultante viu Harald morto e
seu exército derrotado, e os normandos sob William logo assumiram o controle do
país. Esta invasão é notável por seu sucesso, auxiliada pela distração de
Harald, mas a maioria das invasões falhou. Exemplos notáveis incluem
as tentativas de invasões mongóis no Japão e a invasão espanhola da Inglaterra.
Fuzileiros
Navais Continentais Desembarcam em Nassau, 1776
O conceito
moderno de fuzileiros navais remonta ao século XVI. As tropas iam para o mar
desde os tempos antigos, mas à medida que as forças militares se
profissionalizavam, viu-se a necessidade de uma força de infantaria dedicada,
para uso em ações de abordagem e desembarques em praias hostis, em vez de usar
infantaria normal nessa função. Esperava-se que a tripulação do navio lutasse
ao lado deles nessas operações. Os desembarques eram geralmente ataques de
algum tipo, muitas vezes interrompendo expedições lançadas para capturar navios
inimigos. Uma excelente imagem dessas operações durante as Guerras Napoleônicas
pode ser encontrada em vários volumes da série Aubrey-Maturin de Patrick
O’Brian.
A Queda de
Louisbourg, 1745
Esses
fuzileiros também formaram o núcleo das forças de invasão, algo comumente
necessário nas Américas durante as guerras do século XVIII. Com algumas
exceções notáveis, como a tentativa fracassada de tomar Cartagena, os
britânicos, muitas vezes auxiliados pelos colonos americanos, geralmente
varriam a maioria das colônias de quem quer que estivessem lutando. O maior
problema era que eles tinham que devolvê-las depois que a guerra acabasse. O
melhor exemplo é provavelmente Louisbourg, na Nova Escócia. Foi tomada pela
primeira vez pelos colonos sozinhos em 1745, durante a Guerra da Sucessão
Austríaca, e depois uma segunda vez 13 anos depois, durante a Guerra dos 7
Anos. Isso abriu caminho para o ataque britânico a Quebec, que culminou em uma
grande travessia do rio St. Lawrence. Durante a Revolução Americana, Washington
cruzou o Delaware, pegando os britânicos de surpresa.
O Desembarque
em Abukir
Durante as
Guerras Napoleônicas, a primeira grande invasão contra uma praia defendida
ocorreu na Baia de Aboukir, no Egito. Os britânicos estavam tentando destruir
os remanescentes do exército de Napoleão que ele havia deixado para trás após a
Batalha do Nilo. O general Abercromby, o comandante britânico, planejou e
treinou seu desembarque e invadiu os defensores, auxiliado pela aparente apatia
por parte dos franceses. Mais tarde, Napoleão reuniu uma frota para para seguir
Guilherme, o Conquistador através do Canal da Mancha, mas a dispersou em 1805
para lutar contra os austríacos depois que a derrota de sua frota em Trafalgar
removeu qualquer chance de arrancar o controle do Canal dos britânicos.
A Guerra
Mexicano-Americana, a Guerra da Crimeia e a Guerra Civil Americana testemunharam
grandes operações anfíbias, com sucesso crescente em lidar com as forças de
defesa.
Tropas Chilenas Desembarcam em Pisagua
Em todas
essas campanhas, e muitas outras que não mencionei, a embarcação de desembarque
primária era o barco padrão do navio. Ele podia transportar infantaria, e
alguma artilharia e suprimentos, mas não era adequado para carregamento e
descarregamento rápido, e era totalmente incapaz de transportar cavalos,
importante para fornecer mobilidade e reconhecimento uma vez em terra. Havia
alguns transportes especializados construídos em uma base experimental, mas os
ancestrais da embarcação de desembarque moderna não foram desenvolvidos até a
Guerra do Pacífico, que viu uma grande operação anfíbia enquanto os
chilenos se moviam para o norte, para o Peru.
No alvorecer
do século XX, a operação anfíbia tradicional estava condenada. Comunicações e
transportes aprimorados permitiram que o defensor respondesse muito mais
rapidamente, e o tradicional pouso lento não era mais viável.
A era moderna
das operações anfíbias é geralmente identificada como tendo começado com a
invasão de Galípoli durante a Primeira Guerra Mundial. Os Aliados estavam
tentando abrir uma rota marítima para a Rússia através do Estreito Turco entre
o Mediterrâneo e o Mar Negro. Seu ataque naval inicial falhou
terrivelmente, então um plano foi feito para desembarcar tropas para
silenciar as armas que protegiam o estreito.
Tropas Descarregando
do Rio Clyde em Galípoli
Infelizmente,
os Aliados fizeram quase tudo errado. O plano e o equipamento tiveram que ser
improvisados no mês entre a decisão de desembarcar
e o desembarque real em abril de 1915. Nenhum planejamento sério havia sido
feito para operações anfíbias em larga escala antes da guerra, e as 5 divisões
reunidas, apesar de representarem algumas das melhores tropas disponíveis,
eram insuficientes para o trabalho. Como tantas invasões anteriores, esta foi
feita em barcos a remo até a costa. O único navio de desembarque especializado,
o River Clyde, era um carvoeiro convertido intencionalmente encalhado perto do
Cabo Hellas. Os otomanos perto da praia foram insuficientes para repelir a
força de desembarque, mas infligiram sérias baixas devido à falta de apoio de
fogo e ao caos geral. Os comandantes não deram ênfase suficiente à necessidade
de avançar para o interior e o avanço aliado, como o dos persas milênios antes,
atolou, dando aos turcos tempo para responder.
A primeira
embarcação de desembarque moderna, a “X Lighter”, foi usada durante o
desembarque em agosto. Construídas para comportar 500 homens cada e blindadas
contra fogo de metralhadora, além de equipadas com uma rampa de proa para
permitir desembarque rápido, elas definiriam o padrão para futuras embarcações
de desembarque. Infelizmente, os britânicos aprenderam pouco mais, e o
desembarque falhou devido à letargia nas praias, assim como os desembarques
anteriores
As forças em
Galípoli permaneceram empoleiradas em suas posições estreitas e escarpadas por
8 meses, lutando ferozmente com os otomanos. Finalmente, em 8 de janeiro de
1916, as últimas tropas foram retiradas. O fracasso da operação foi um grande
escândalo, e seu maior proponente, Winston Churchill, teve que renunciar ao
cargo de Primeiro Lorde do Almirantado. A maior operação anfíbia das
Potências Centrais foi a Operação Albion, parte do ataque alemão ao Golfo de
Riga.
Durante os
anos entre guerras, estrategistas, principalmente os do US Marines, tentaram
digerir as lições de Galípoli. Os fuzileiros navais enfrentaram um desafio
assustador. No caso da guerra mais provável, a do Japão, eles seriam
responsáveis por proteger ilhas no Pacífico
para dar suporte ao avanço americano, e teriam que desembarcar diante das
defesas japonesas para fazer isso. Então, eles começaram a fazer planos, que
acabariam levando às maiores batalhas anfíbias que o mundo já viu.
Tropas Desembarcando
na Noruega do Cruzador Almirante Hipper
A primeira
grande operação anfíbia da Segunda Guerra Mundial foi a Campanha
Norueguesa. A invasão alemã do país mal derrotou os britânicos e
franceses, que planejavam fazer a mesma coisa. Apesar de um plano
supercomplicado com 11 desembarques separados, os alemães tomaram tudo, exceto
a parte norte do país, graças ao despreparo dos noruegueses. No norte, os
britânicos aniquilaram sua força naval em Narvik, então desembarcaram tropas
para retomá-la. No entanto, a Kriegsmarine sofreu pesadas perdas, principalmente
o novo cruzador pesado Blucher
Tropas Aguardam
Evacuação em Dunquerque
Um aspecto
particularmente difícil da guerra anfíbia é a retirada de forças através de uma
praia, o que aconteceu de forma mais famosa em Dunquerque, quando os
britânicos retiraram suas tropas da França. 338.000 homens foram evacuados
usando qualquer coisa que os britânicos pudessem colocar as mãos, de
contratorpedeiros a barcos de excursão civis. No final das contas, 85% dos
homens presos contra o Canal foram evacuados para o Reino Unido, embora tenham
tido que abandonar tudo mais pesado do que suas armas pessoais.
Barcaças
sendo Preparadas para a Operação Leão Marinho
Com os
britânicos forçados a sair do continente, Churchill ordenou os preparativos
para uma invasão através do canal, o que eventualmente levou a muitos dos
navios críticos para os ataques anfíbios que dominaram os últimos dois
anos da guerra. Hitler também ordenou os preparativos para suas forças cruzarem
o Canal. Na prática, o Estado-Maior Alemão respondeu ordenando que seus
subordinados produzissem a papelada para a Operação Leão Marinho. Uma
invasão através do canal em 1940 teria sido um empreendimento quase impossível,
mesmo que os alemães tivessem garantido milagrosamente a superioridade marítima
e aérea. Eles planejaram fazer sua invasão em barcaças costeiras convertidas,
que poderiam ter sido atacadas por contratorpedeiros britânicos navegando em
alta velocidade para afundá-los sem disparar um tiro. Como os generais
provavelmente esperavam, Hitler acabou ficando entediado e decidiu atacar a
Rússia.
Navio de Desembarque
Japonês Shinshu Maru
Os japoneses
foram líderes na guerra anfíbia durante os anos entre guerras, e sua conquista
do Extremo Oriente teve um importante componente anfíbio. Sua doutrina
enfatizava o ataque rápido em praias sem oposição, muitas vezes usando navios
de guerra como transportes, e funcionou bem na maior parte do Pacífico. O único
ataque que foi firmemente resistido foi sua tentativa de tomar a Ilha Wake,
onde o primeiro desembarque foi repelido por tiros dos fuzileiros navais em
terra antes que o segundo tomasse a ilha. Sua inovação mais notável foi o porta-embarcações
de desembarque (navio desembarque-doca), um navio projetado para transportar
embarcações de desembarque internamente e então lançá-las inundando um convés
de poço interno.
Suprimentos
Empilhados na Praia, Guadalcanal
Os EUA
revidaram surpreendentemente rápido com os desembarques em Guadalcanal em
agosto de 1942. Inicialmente sem oposição em terra, a ameaça da frota de
superfície japonesa forçou os navios a se retirarem antes de descarregarem
todos os seus suprimentos. O resultado foi uma campanha de 6 meses em que os
japoneses tentaram repetidamente jogar os fuzileiros navais no mar, e os
fuzileiros navais resistiram obstinadamente, então gradualmente avançaram para
proteger o resto da ilha.
Destroços
Deixados pelo Ataque a Dieppe
Menos de duas
semanas após os fuzileiros desembarcarem em Guadalcanal, para ganhar
experiência para a invasão da Europa, os britânicos e canadenses
encenaram um grande ataque em Dieppe. Eles acreditavam que seria
necessário capturar um porto no primeiro dia do ataque à Europa para permitir
que os suprimentos fluíssem para a costa, e queriam ganhar experiência do que
seria necessário. O ataque foi um desastre completo, mais de 60% dos que
desembarcaram foram mortos, feridos ou capturados, em grande parte devido às
dificuldades em levar tanques para terra para dar suporte à infantaria.
Melhores embarcações seriam necessárias para isso.
Azeru,
Argélia, Durante a Operação Tocha
Em novembro
daquele ano, os Aliados invadiram o norte da África francesa, o atual
Marrocos e a Argélia. Esperava-se que os franceses recebessem os americanos em
terra, mas eles ofereceram resistência, mais em algumas áreas do que em outras.
Esta operação teve a distinção de ser a de maior alcance da guerra, com algumas
das unidades americanas navegando diretamente dos EUA continentais. Apesar dos
desembarques um tanto confusos, os Aliados conseguiram se firmar no norte da
África, pegando as forças do Eixo lutando na Líbia e no Egito por trás e,
eventualmente, forçando-as a sair da África completamente. A dificuldade de
tomar portos diretamente do mar durante esta operação, combinada com o fracasso
em Dieppe, os convenceu de que futuras invasões precisariam ser abastecidas
diretamente pela praia.
Um Navio
de Desembarque, Descarregamento de Tanque em Bougainville, Ilhas Salomão
Ao longo de
1943, os Aliados fizeram uma série de desembarques. Os americanos
começaram a ocupar as Ilhas Salomão, aproximando-se lentamente da base japonesa em
Rabaul. Na Nova Guiné, um novo tipo de guerra anfíbia foi desenvolvido, onde as
tropas eram embarcadas na embarcação de desembarque e levadas diretamente para
a praia, conhecida como costa a costa, em oposição à invasão mais típica de
navio a costa, e usada para ultrapassar posições japonesas, movendo-se ao longo
da Nova Guiné em questão de meses. Em julho, os Aliados desembarcam na Sicília com 8 divisões, estabelecendo um recorde para a
maior força de assalto de qualquer invasão anfíbia e rapidamente invadindo a
ilha. Em setembro, os Aliados desmebarcam em Salerno, Itália. Esta invasão não foi particularmente
bem-sucedida, pois eles esperavam encontrar apenas italianos, em processo de
rendição, e em vez disso encontraram resistência alemã que os deixou
paralisados por quase um ano.
A Invasão
de Tarawa
Tarawa, uma
das Ilhas Gilbert, foi alvo dos EUA como o primeiro ponto conquistado do
Pacífico Central que havia sido planejada logo após a Primeira Guerra
Mundial. Marcou um novo tipo de operação anfíbia para os americanos, desembarcando
em um pequeno atol nas garras das defesas japonesas e longe do apoio aéreo
terrestre. O ataque a Tarawa e o ataque simultâneo a Makin, nas
proximidades, envolveram aproximadamente 200 navios, 27.600 tropas de assalto,
7.600 tropas de guarnição, 6.000 veículos e 117.000 toneladas de carga.
As tropas que
desembarcaram na Ilha Betito, o pedaço de Tarawa com o importantíssimo campo de
aviação, pertenciam principalmente à 2ª Divisão de Fuzileiros Navais,
estacionada na Nova Zelândia. Elas foram levadas ao seu alvo pela Força de Ataque Sul sob o comando do Contra-Almirante Harry W Hill. Esta
força de 16 transportes, 3 navios de guerra, 5 cruzadores, 5 porta-aviões de
escolta, 21 contratorpedeiros, 2 caça-minas, 1 LSD e 3 LSTs começaram as
operações de desembarque no início de 20 de novembro de 1943.
Havia 3
conjuntos de praias adequadas, designadas como Black, Green e Red. Black ficava
do lado de fora do atol, enquanto Green ficava no final da ilha, e Red
ficava de frente para a lagoa. Os EUA fizeram um reconhecimento extensivo, e
as defesas pesadas em Black e Green significavam que Red foi selecionada como o
local de desembarque. Isso significava que a corrida dos navios até a praia
seria muito longa, mas não havia como evitar.
Os
transportes começaram a baixar seus barcos às 0355. As tropas entraram
principalmente em LCVPs, barcos de 10 m projetados para transportar 36
homens ou um jipe para uma praia e descarregá-los sobre
uma grande rampa na frente. Depois que cada um era baixado, ele vinha ao lado
do transporte e as tropas desciam por uma rede de escalada. Quando era
carregado, ele se afastava e circulava por perto até a hora de partir. As 4
primeiras ondas, no entanto, se encontraram com os LSTs para transferir suas
tropas.
O Landing
Ship Tank , ou LST, foi um dos navios projetados a pedido de
Churchill como parte de seu plano de retomar a Europa. Era um navio
marítimo de 5.000 toneladas projetado para atracar em uma praia e descarregar
cerca de 20 tanques diretamente, embora na prática eles fossem mais
frequentemente usados para transportar caminhões e cargas.
Neste caso, os LSTs transportavam um veículo que seria a chave para Tarawa.
O Landing
Vehicle Tracked (LVT) teve suas origens em uma aeronave projetada para
resgatar pilotos acidentados dos Everglades da Flórida. Era um veículo anfíbio,
impulsionado por esteiras tanto na água quanto em terra. Não era
particularmente bom em nenhum dos ambientes, mas podia rastejar por recifes e
deixar seus 24 passageiros em solo seco.
A ação
começou às 0503, quando um canhão japonês abriu fogo contra o encouraçado Maryland,
capitania da FT. Durante a hora seguinte, houve duelo com canhões em terra, até
que um ataque aéreo dos porta-aviões os forçou a suspender o fogo. Então o
bombardeio programado começou, cerca de 3 mil toneladas de projéteis navais foram
lançados na ilha no espaço de 70 minutos, além do bombardeio aéreo. Os
americanos esperavam que isso fosse o suficiente para atordoar os defensores,
mas eles subestimaram muito a resistência das fortificações japonesas. Seus
troncos de coco e canoas de coral resistiram a todos, exceto a ataques diretos,
embora o bombardeio tenha silenciado a maior parte da artilharia japonesa mais
pesada e interrompido suas comunicações.
Sob cobertura
deste bombardeio, os caça-minas Pursuit e Requisite varreram um canal da área de
transporte para a lagoa, liderando 2 contratorpedeiros. Esses 4 navios
forneceram todo o suporte de fogo direto naquele dia, embora em invasões
posteriores, tais navios seriam reforçados por embarcações de desembarque
convertidas. O próximo navio foi o Landing Ship Dock (LSD) Ashland, um
descendente conceitual dos porta-aviões de desembarque japoneses. Ele carregou
os tanques para o ataque inicial, em LCMs, essencialmente LCVPs maiores
projetados para transportar 1 ou 2 tanques.
As 3
primeiras ondas, que deveriam desembarcar em intervalos de 3 minutos, estavam
nos LVTs. Devido às condições do mar mais pesadas do que o esperado, os LVTs
estavam lentos, e os primeiros fuzileiros navais, originalmente programados
para desembarcar às 0830, não o fizeram até as 0913. Eles foram recebidos por
fogo japonês intenso, e os LVTs sem blindagem sofreram muito. Eles não
conseguiram cruzar o paredão, e a maioria dos fuzileiros navais que conseguiram
desembarcar ficaram presos na praia. Pior, os planejadores não conseguiram
prever as marés com precisão, e 20 de novembro não teve maré alta. Isso
significava que todas as embarcações de desembarque, exceto os LVTs, estavam
presas no recife a cerca de 450 m da praia. Alguns tanques conseguiram vadear
até a costa, mas não foram usados de forma muito eficaz, com muitos
sendo rapidamente neutralizados.
A situação
que se desenvolveu foi uma das piores na história do US Marines. Cerca de 1.500
homens ficaram presos em uma estreita faixa de praia, enquanto milhares ficaram
presos no mar. Os que estavam em terra lentamente destruíram as posições
japonesas com lança-chamas e TNT, seus rifles e granadas se mostraram
ineficazes. Pior, as complexidades da operação anfíbia significavam que quase
todas as tropas, equipamentos e suprimentos destinados ao desembarque no
primeiro dia estavam em seus barcos, dificultando que os fuzileiros navais em
terra obtivessem o apoio de que precisavam. Os comandantes de transporte
seguiram o plano de descarregamento e, no meio da tarde, havia 100 embarcações
de desembarque cheias de suprimentos indesejados circulando na lagoa. No final
do dia, 5.000 homens desembarcaram e 1.500 deles pereceram.
A maré
finalmente virou, literal e figurativamente, ao meio-dia do dia seguinte.
Reforços estavam chegando a noite toda, mas o reforço dos novos desembarques permitiu
que os fuzileiros poderiam sair e começar a limpar a ilha.
A batalha de
Tarawa durou apenas 76 horas, e dos 18.309 homens que desembarcaram, 1.099
foram mortos e 2.101 ficaram feridos, uma taxa de baixas de 17%. As baixas
entre os defensores, mais de 4.500, foram quase totais. Apenas 17 foram
capturados, junto com 129 trabalhadores coreanos.
Tarawa não
foi a maior ou mais sofisticada operação da guerra, mas foi vital na longa
estrada para a Baía de Tóquio, e um bom exemplo das técnicas sofisticadas
necessárias para capturar uma cabeça de praia fortemente defendida.
A segunda
metade da Segunda Guerra Mundial viu as maiores operações anfíbias que o mundo
já viu, e provavelmente verá. Tropas desembarcaram em praias na Europa e no
Pacífico, para libertar as conquistas de Hitler e fornecer bases para a derrota
final do Japão por bloqueio e bombardeio.
Tropas Desembarcam
em Tinian
Depois
de Tarawa, os EUA continuaram sua investida pelo Pacífico, fazendo vários
desembarques nas Ilhas Marshall para ganhar bases de frota para
a investida até Tóquio. O próximo passo foi o desembarque em Saipan, nas
Marianas. Enfrentou feroz resistência dos japoneses tanto em terra quanto no
mar, e a Batalha do Mar das Filipinas atrasou os desembarques
subsequentes em Guam por um mês. Tinian foi invadida pelas
mesmas forças que tomaram Saipan, após o bombardeio pré-invasão mais extenso da
história. Engenheiros rapidamente seguiram as tropas até a costa para converter
todas as três ilhas em campos de aviação gigantes para o bombardeio do Japão.
LSTs Encalhados
em Hollandia, Nova Guiné
Mais ao sul,
as forças de Douglas MacArthur se moveram para a Nova Guiné Ocidental. Ao
fazer isso, eles foram pioneiros em um novo padrão de guerra anfíbia. Em vez de
desembarques massivos contra praias fortemente defendidas, os homens de
MacArthur fizeram uma série de desembarques de menor envergadura, evitando as
concentrações mais fortes de tropas japonesas. Eles capturaram bases aéreas e
portos, e então avançaram rapidamente. Essas invasões foram conduzidas em curto
prazo, e a maioria das tropas foi transportada em suas embarcações diretamente
de uma praia a outra. Dessa maneira, os Aliados avançaram por todo o oeste da
Nova Guiné em apenas 4 meses.
Tropas Britânicas
Desembarcando em Anzio
Na Itália, a
investida aliada emperrou, e um desembarque de flanco foi lançado em Anzio em
janeiro de 1944. A surpresa foi alcançada durante o desembarque inicial, mas o
comandante aliado se entrincheirou em vez de avançar para o interior, e o
resultado foi a aproximação mais próxima de Galípoli que foi vista
durante a Segunda Guerra Mundial. Por 4 meses, as tropas aliadas ficaram presas
em um bolsão na praia, sob fogo assassino da artilharia alemã, enquanto navios
no mar desviavam de bombas guiadas alemãs. Eles finalmente avançaram em
maio e prontamente cometeram outro erro. Em vez de cortar o exército alemão,
eles tomaram Roma (por vaidade do General Clark, que queria ser lembrado como o
conquistador de Roma) permitindo que a maioria dos alemães escapasse.
Soldados Americanos Desembarcam na Praia de Omaha
A tomada
aliada de Roma foi ofuscada um dia depois pelos desembarques na Normandia,
mais conhecidos como desembarques do Dia D. As primeiras tropas em terra
vieram do ar. 3 divisões aerotransportadas, retiradas dos exércitos americano,
britânico e canadense, saltaram atrás das linhas alemãs para proteger as
aproximações às praias e atrasar qualquer contra-ataque alemão. Os lançamentos
foram uma bagunça completa devido a problemas de navegação, mas os
paraquedistas conseguiram lutar e causar caos atrás das linhas alemãs.
O Desembarque
de Utah Beach
Ao amanhecer
daquela manhã, mais 6 divisões desembarcaram nas praias e começaram a lutar
para atravessar o alardeado Muro do Atlântico de Hitler. A praia mais
ao sul, Utah, era relativamente pouco defendida, e os americanos ali
tiveram menos de 1% de baixas. O mesmo não aconteceu com a outra praia
americana, Omaha. As 2 divisões americanas que desembarcaram ali, enfrentaram
uma divisão alemã completa, e o ataque quase emperrou antes que as defesas
alemãs fossem derrubadas. Os objetivos iniciais não foram alcançados conforme o
plano, atrasando mais de 3 dias.
Reforços Canadenses
Desembarcam em Juno Beach
No norte, as
coisas foram um pouco melhores. Nenhum dos objetivos iniciais foi totalmente
alcançado, mas os britânicos em Gold Beach e os canadenses em Juno conseguiram
avançar a 11 km das praias ao cair da noite contra uma oposição bastante
pesada. O desembarque mais ao norte, pelos britânicos em Sword Beach, correu
bem inicialmente, mas depois encontrou forte oposição, incluindo um
contra-ataque da 21ª Divisão Panzer. No geral, os desembarques correram bem.
Mais de 5.000 embarcações de praia e 500 escoltas e caça-minas participaram,
colocando 160.000 homens em terra somente no primeiro dia. Até o final de
junho, quase um milhão de homens havia pisado na Normandia.
Os Sherman
DD com Saia de Flutuação
Algumas
inovações interessantes merecem menção. A primeira foi o tanque
Duplex-Drive (DD). Uma das principais lições de Dieppe foi a necessidade de
suporte de blindagem para a primeira onda de assalto, então os tanques Sherman
foram modificados com uma saia de flutuação e equipados com pequenas hélices.
Eles foram em grande parte um fracasso, pois o mar agitado fez com que a
maioria deles afundasse ou demorasse muito para desembarcar.
A segunda foram
os portos Mulberry. Devido à dificuldade de capturar um porto, foi
decidido trazer 2 do Reino Unido e montá-los no local, um em Omaha, o outro em
Gold Beach. Cada um era composto de navios obsoletos e caixões de concreto construídos
para esse fim, afundados para criar um quebra-mar e estradas flutuantes
especiais. Infelizmente, o Omaha Mulberry foi destruído em uma tempestade em 19
de junho, e as forças americanas foram abastecidas pelas praias até setembro.
Descarregando
Suprimentos em Omaha Beach, em Meados de Junho de 1944
Em agosto, a 2ª
invasão da França foi lançada, desta vez na Costa do Mediterrâneo. A
Operação Dragoon tinha a intenção de ocorrer simultaneamente com a
Overlord, mas uma escassez de embarcações de desembarque a forçou a ser adiada
por 2 meses. Ao contrário das forças invasoras na Normandia, que ficaram presas
perto das praias até a época em que a Dragoon começou, as do sul conseguiram um
avanço rápido, e logo os Aliados estavam avançando contra a fronteira alemã.
Nenhuma outra grande operação anfíbia ocorreu na Europa depois dessa.
Douglas
MacArthur Retornando a Leyte
Em outubro de
1944, MacArthur cumpriu sua promessa de retornar às Filipinas. Os
americanos desembarcaram em Leyte em 20 de outubro, embora a campanha
terrestre tenha sido ofuscada pela maior batalha naval da história alguns
dias depois. Depois de Leyte, os americanos tomaram Mindoro, um importante
trampolim para seu destino final, a ilha principal de Luzon. Essa invasão começou
em meados de dezembro e se transformou na maior campanha terrestre americana no
Pacífico.
Fuzileiros
Navais na Areia Vulcânica de Iwo Jima
Para fornecer
uma base para escoltas de caça para os B-29s que estavam lentamente reduzindo o
Japão a escombros, os fuzileiros desembarcaram em Iwo Jima, dando início a
uma batalha que rivalizou com Tarawa em brutalidade. A pequena ilha
vulcânica foi defendida por 21.000 japoneses, que conseguiram infligir mais de
26.000 baixas aos fuzileiros atacantes. Esta foi a única das invasões do
Pacífico em que os defensores conseguiram infligir mais baixas do que sofreram,
embora, para ser justo, 99% dos japoneses tenham sido mortos na luta.
Infantaria
de Embarcações de Desembarque - Bombardeio de foguetes em Okinawa
Em 1º de
abril de 1945, ocorreu a invasão de Okinawa , o maior ataque anfíbio
no Pacífico. No mar, os Kamikazes cobraram um preço feroz da frota de assalto,
embora a luta inicial em terra tenha ocorrido surpreendentemente bem. Os
japoneses recuaram para a metade sul da ilha e tiveram que ser retirados de
suas posições, um de cada vez.
O Navio de Comando Anfíbio Ancon Durante
o Sobrevoo na Baía de Tóquio
Quando os
japoneses se renderam, o planejamento estava em andamento para uma invasão
do próprio Japão. Na prática, isso provavelmente não teria acontecido. Os
japoneses tinham adivinhado o plano de invasão e estavam se mobilizando
rapidamente para se opor a ele. Do jeito que estava, o plano pré-guerra de
bloqueio e bombardeio provavelmente teria sido seguido assim que a inteligência
sobre a resposta japonesa chegasse a Washington. Felizmente, o desastre
humanitário que teria resultado foi evitado pelas bombas atômicas.
O fim da
Segunda Guerra Mundial não trouxe um fim à guerra anfíbia, apesar das profecias
daqueles que disseram que a bomba atômica a tornaria obsoleta. Em vez disso,
ocorreram desenvolvimentos que permitem que as forças navais coloquem tropas em
terra com velocidade e precisão sem precedentes.
Após a
Segunda Guerra Mundial, os militares em todo o mundo começaram uma reavaliação
da guerra anfíbia. O desenvolvimento da bomba atômica tinha, em
teoria, tornado obsoletas as frotas de invasão em massa da Segunda Guerra Mundial, e a busca começou
por novas maneiras de colocar tropas em terra, dificultadas pelas finanças
tensas do mundo pós-guerra. Claro, quando a guerra chegou à Coreia, a guerra
anfíbia tradicional voltou uma última vez.
Quando os
norte-coreanos lançaram seu avanço para o sul em junho de 1950, eles empurraram
os sul-coreanos, e as forças das Nações Unidas que os apoiavam, para o perímetro
de Pusan, na ponta sul da Península Coreana. À medida que mais forças da
ONU chegavam ao Extremo Oriente em agosto, a maioria esperava que Douglas
MacArthur os empurrasse de volta em uma ofensiva convencional. Em vez disso,
ele escolheu lançar um desembarque anfíbio em Inchon, perto da
capital Seul e a mais de 240 km das linhas aliadas. Esta foi uma aposta
incrível. MacArthur estava comprometendo forças limitadas em um ambiente com
canais estreitos e sinuosos, altos muros marítimos e a maior amplitude de maré
da Ásia. No entanto, ele acreditava que os norte-coreanos achariam que era
muito perigoso e não esperariam o desembarque.
Graças em
grande parte a uma extensa operação de dissimulação e uma ousada missão de
reconhecimento antes da invasão, foi um sucesso total. Elementos da 1ª Divisão
de Fuzileiros Navais protegeram Inchon com apenas pequenas baixas, precipitando
a investida para o norte pelas forças da ONU. Foi um golpe brilhante,
perturbando totalmente o equilíbrio da guerra. As forças da ONU alcançaram
profundamente a Coreia do Norte antes que os chineses interviessem,
empurrando-os de volta para perto da antiga fronteira, onde a guerra estagnaria
pelos próximos 2 anos.
Helicópteros
UH-34 Operando a Partir do USS Boxer
Durante e
após a guerra, novas doutrinas anfíbias foram desenvolvidas para permitir
invasões durante a era atômica. O desenvolvimento mais proeminente veio na
forma do helicóptero, e a tática resultante era conhecida como envolvimento
vertical. Como os helicópteros, principalmente na década de 1950, não podiam
transportar cargas pesadas para terra, esforços foram feitos para acelerar as
operações sobre a praia também. Ao mesmo tempo, a velocidade crescente dos
submarinos e o desejo de trabalhar de forma mais eficaz com unidades de frota
levaram os EUA a aumentar a velocidade da frota anfíbia para 20 nós. Os LSTs da
Segunda Guerra Mundial eram limitados a cerca de 11 nós, e mesmo os navios mais
rápidos raramente conseguiam fazer mais do que 15.
O resultado
foi uma nova geração de navios anfíbios especializados. Os transportes anfíbios
básicos da Segunda Guerra Mundial, APAs e AKAs, foram projetos civis
convertidos. Os novos navios foram projetados desde o início como embarcações
anfíbias e incorporaram vários conjuntos diferentes de recursos em um.
LPD
HMS Fearless em 1982
Talvez o
navio definidor desta geração seja o LPD. Isso é frequentemente interpretado
como “Landing Platform Dock”, mas é mais provável que tenha vindo de AP/LP
(Transport, Personnel) e um D para dock. Essencialmente, é um navio de
desembarque tudo-em-um destinado a transportar tropas e alguns veículos e desembarcá-los
por meio de embarcações de desembarque transportadas no convés da doca. Um
pequeno convés de voo geralmente também é instalado, destinado a dar alguma
capacidade de enviar tropas para terra por helicóptero.
USS Guadalcanal (LPH-7)
O complemento
do LPD foi o LPH. O primeiro deles foram porta-aviões excedentes, convertidos
para transportar tropas e helicópteros para enviá-los para terra. Mais tarde,
vários países começaram a construir porta-aviões dedicados, que eram geralmente
mais bem adaptados aos problemas de transporte de tropas. Tropas carregadas são
mais volumosas do que marinheiros regulares, exigindo corredores mais largos, e
seus espaços de atracação podiam ser dispostos muito mais eficientemente do que
nos LPHs anteriores. A grande desvantagem do LPH era que ele só podia pousar
suas tropas quando o clima era adequado para voar helicópteros, e os primeiros
helicópteros eram muito mais prejudicados pelo clima do que as embarcações de
desembarque. Em alguns casos, os LPHs não conseguiam pousar tropas quando
necessário, e o último americano, Inchon, foi equipado com docas para
LCVPs.
Classe
LST de Newport
Os LSDs
rápidos também foram construídos, com foco em carga e transporte de
embarcações de desembarque para outros navios para complementar os LPDs de
transporte de tropas. Mas os aspectos realmente interessantes desta geração
foram as tentativas contínuas de criar um LST rápido. O problema é que um LST
precisa ter um calado raso para poder encalhar em uma quantidade razoável de
água, enquanto a alta velocidade precisa de um casco profundo e uma proa
afiada. Vários projetos diferentes e inovadores foram elaborados. Em alguns
casos, os navios foram projetados com hélices voltadas para a frente e foram
projetados para recuar para a praia, descarregando pela popa. Outros foram
projetados para transportar e lançar pontões. A solução final escolhida, que
resultou no LST da Classe Newport,
foi uma rampa de proa de 33 m suspensa por um guindaste.
USS Ilha
Makin (LHD-8)
Durante os
anos 60, as limitações nas operações do LPH fizeram com que os EUA
desenvolvessem o último grande tipo de navio anfíbio, o LHA/LHD. Esses
eram navios que combinavam a capacidade de helicóptero do LPH com um convés de doca.
Esses navios, embora facilmente confundidos com porta-aviões, não são. Seu
design é especializado para mover tropas para terra, e eles não têm os recursos
que você esperaria a bordo de um porta-aviões especializado, como um trampolim
para aeronaves STOVL.
Wisconsin Fornece
Apoio de Fogo Durante a Operação Tempestade no Deserto
Muito poucos
desses navios foram usados em uma grande invasão, embora tenham
prestado um serviço excelente transportando fuzileiros navais para várias
crises ao redor do mundo. No Vietnã, a ameaça de invasão anfíbia americana
manteve as tropas no norte, e Norman Schwartzkopf usou a mesma ameaça para
imobilizar as tropas no Kuwait, onde elas poderiam ser destruídas pelo Missouri e Wisconsin.
A invasão
anfíbia mais famosa do final do século XX foi a libertação britânica das Falklands/Malvinas.
Os britânicos lançaram uma força em espaço de tempo incrivelmente curto para
remover a força argentina que havia ocupado as ilhas. Apesar de muitos
contratempos, os Royal Marines e Paras recapturaram com sucesso primeiro as Geórgia do Sul, uma ilha
ainda mais isolada, e então desembarcam em San Carlos nas
próprias ilhas, cruzando-as e forçando os defensores argentinos e se renderem.
Durante os
últimos anos do século XX, a crescente ameaça de armas antinavio forçou os
navios anfíbios a se afastarem ainda mais da costa. Isso exigiu velocidades
mais altas dos vários elementos de transporte, resultando no desenvolvimento
do V-22 Osprey e
do Landing Craft, Air Cushion e do abortado Expeditionary Fighting Vehicle. Os sistemas em serviço dão alcance e velocidade
sem precedentes às operações anfíbias. O LCAC também permite que as forças
sejam colocadas em terra em áreas inacessíveis a embarcações de desembarque
convencionais e que as tropas se movam para o interior antes de descarregar.
O século 21
viu apenas uma grande operação anfíbia, durante a invasão americana inicial do
Afeganistão. Isso marcou um marco importante, como a primeira invasão anfíbia
de um país sem litoral. A 15ª Unidade Expedicionária do Fuzileiros Navais, operando no Mar Arábico,
forneceu as primeiras unidades terrestres convencionais no país no final de
2001. Nos últimos anos, a US Navy e US Marines têm dado uma nova olhada em como
a mobilidade anfíbia pode ajudar a combater a ameaça da China, embora os
resultados ainda não estejam claros. Uma operação menor ocorreu em 2022, quando
a Rússia desembarcou tropas na costa ucraniana como parte de sua invasão
daquele país, embora os detalhes ainda não estejam claros.
A guerra
anfíbia continua sendo uma parte crítica das capacidades de uma grande potência
hoje. Embora os dias de desembarque de tropas nas garras das defesas inimigas provavelmente tenham
acabado, melhorias na tecnologia podem permitir que uma força de assalto
flanqueie as defesas. E as tropas a bordo também podem ser usadas para socorro
em desastres, manutenção da paz ou para lidar com as crises que ocasionalmente
preocupam os EUA e seus aliados ao redor do mundo.
Características das Operações Anfíbias
Uma operação anfíbia é uma
ação lançada do mar por forças navais e de desembarque, a fim de conquistar um
perímetro em uma costa hostil para servir de base para o avanço a um objetivo
definido, ou cumprir uma missão naquele perímetro. Para tanto pode lançar mão
de todos os tipos de meios disponíveis como navios de escolta para prover
segurança e apoio de fogo, navios de características anfíbias que podem abicar
diretamente na praias ou lançar embarcações menores (ED) a uma distância
segura, veículos blindados com características marinheiras ou embarcados em
embarcações de desembarque (ED), navios-aeródromo servindo de base flutuante a
meios aéreos de transporte e de apoio de fogo, tropas cuja finalidade será
ocupar a cabeça de praia e consolida-la, e outros meios disponíveis que se
mostrarem úteis. Toda a ação é desenvolvida visando subjugar um inimigo que
esteja defendendo este perímetro da forma mais eficiente possível. É uma
operação naval de projeção de poder sobre terra, pois resulta de uma escaramuça
de meios de marinha procurando construir um cenário que confunda os defensores
e potencialize o fator surpresa, buscando a consecução dos objetivos com um
mínimo de baixas humanas e de material.
Ela acontece, nos dias de
hoje, dentro de um espectro mais amplo de operações, onde componentes
aeroterrestres ocupam o espaço dominado pelo inimigo em concomitância com o
componente anfíbio e desembarques administrativos posteriores de meios mais
volumosos em portos ocupados pelas tropas em assalto. Pode-se optar pelo
desembarque aeroterrestre em substituição ao desembarque anfíbio, porém esta
manobra está limitada a menor capacidade de carga das aeronaves, seu menor
alcance e condicionamento a condições meteorológicas favoráveis, em que pese ao
seu favor a maior velocidade as aeronaves. Seu emprego conjunto é, no entanto,
o mais provável de ser empreendido. Uma equação que combine massa com velocidade
resulta favorável aos meios navais em concorrência com os aéreos, embora seu
emprego conjunto seja desejável. Uma operação puramente aérea não permite
conduzir todos os meios necessários a um desembarque a “full power” e forças
complementarem se farão necessárias bem como complemento logístico, sendo as
duas operações complementares. Seja em Anzio, na Normandia ou Suez, todas se
valeram de meios complementares. O helicóptero trouxe nova dimensão à estas
operações, com seu primeiro emprego no assalto à Incheon, na Guerra da Coréia.
Com seu advento, grande parte das tarefas destinadas aos elementos aeroterrestres
passaram a ser atribuídas a eles.
Existem várias modalidades
de emprego das operações anfíbias no contexto estratégico de um conflito. A
primeira delas, refere-se às operações de desembarque à viva força “full power”
para servir de ponta de lança a uma ofensiva em território inimigo profundo. Este
foi o caso dos assaltos montados, por exemplo, na Normandia em 1944 e, ainda, nas
Falklands/Malvinas em 1982. Uma segunda modalidade de emprego se dá quando se
destina a apoiar um esforço militar maior, desbordando o inimigo e permitindo abrir
uma nova frente de combate como o realizado em Anzio e Incheon. Ambas se
caracterizam como operações de Assalto Anfíbio.
A terceira modalidade é a Incursão
Anfíbia quem têm sido empregada para obter efeito moral como no fiasco de
Dieppe na 2ª Guerra Mundial; para coleta de informações ou em apoio à uma
operação de maior vulto, como na Ilha Pebble, no conflito argentino-britânico
no Atlântico Sul em 1982; para resgate de prisioneiros, como a fracassada
incursão no Irã em 1979; e para destruição ou desgaste do inimigo, como nas
operações germânicas contra as instalações industriais e de comunicações das
Ilhas Britânicas, em fevereiro e setembro de 1942, e a famosa incursão contra
Saint Nazaire em 1942.
Uma quarta modalidade é a
Demonstração Anfíbia, sempre empregada com o propósito de induzir o inimigo a
adotar uma linha de ação determinada, e forçá-lo a ações equivocadas. Para
conquista de Midway, em 1943, os japoneses tentaram, sem lograr êxito, fazer os
americanos cair nesse ardil, planejando uma demonstração em Attu, nas Ilhas
Aleutas. Já os americanos conseguiram seu intento com a diversão ao sul da Ilha
de Okinawa, no assalto a essa ilha.
Por fim o último emprego da
modalidade de guerra anfíbia é a Retirada Anfíbia, que trata-se da extração de
um efetivo para o mar, através da utilização dos meios de guerra anfíbia, que
pode ocorrer de forma coordenada, ou se a situação assim o exigir como for
possível, como aconteceu em Dunquerque, na França, em 1940.
Levada a luz dos Princípios de Guerra, as Operações anfíbias exploram majoritariamente os princípios da
Mobilidade e da Massa (Concentração de Meios), sem esquecer da Surpresa e da
Segurança. Uma Operação Anfíbia deve se concentrar em um ponto específico do
litoral, pois uma dispersão de meios enfraquece os atacantes frente a forças
geralmente superiores do inimigo ali estacionado. Deve ser rápida e dinâmica a
fim de atingir “massa crítica” antes que o inimigo mobilize suas defesas nos
pontos de desembarque. Esta força deverá ter um efetivo adequado a resistência
que irá enfrentar e valer-se da máxima surpresa de forma a pegar o inimigo
desavisado, sob pena de um grande fracasso, pois os meios de combate chegam à
praia em vagas e vai tomando corpo aos poucos. Estes momentos são críticos ao
desembarque e retardar a mobilidade das tropas inimigas em reforço é vital à
manobra. Esta vulnerabilidade não é exclusividade das forças anfíbias, mas
também da frota que às apoia e a superioridade aérea se faz imprescindível para
a proteção dos navios, seja ela alcançada por aviação de caças navais ou uma
eficiente rede de baterias antiaéreas embarcadas, e preferencialmente as duas.
Manter o impulso é vital para se alcançar no menor tempo possível em terra um
dispositivo com real poder de combate capaz de fazer frente às defesas. Poder
de combate é tudo nesta operação, e esta “massa crítica” depende visceralmente
do sigilo em torno da operação para ser alcançada, de forma que os princípios
da Surpresa e da Segurança não devem ser menosprezados.
Existem 2 níveis diferentes
de surpresa em uma Operação Anfíbia: O Tático e o Estratégico. A surpresa
tática se consegue quando o inimigo, apesar de saber que o desembarque irá
ocorrer, não tem ideia da área de desembarque e demais características a ela relacionadas.
Por exemplo, no conflito do Atlântico Sul em 1982, os argentinos conheciam a
intenção dos britânicos de reconquistar as Ilhas e que o arquipélago seria um
Objetivo Anfíbio, mas não sabiam onde seus oponentes do norte desembarcariam,
área que foi selecionada na baía de São Carlos, e tampouco sabiam do momento do
desembarque. A surpresa de local e data permitiu aos britânicos desembarcarem
sem oposição e consolidarem sua cabeça-de-praia rapidamente, inclusive com
peças antiaéreas, de forma a oferecer reação aos meios aéreos argentinos,
possibilitando dessa forma, a posterior marcha em direção ao seu objetivo
final, que certamente era Port Stanley. A surpresa estratégica é obtida quando
o inimigo pouco o nada sabe sobre a Operação Anfíbia. Desconhece a área onde
será realizada ou até mesmo a intenção de se realizar uma operação deste tipo.
O desembarque em lncheon, na Guerra da Coréia, configura-se um ótimo exemplo de
surpresa estratégica. Dentre as modalidades acima citadas, temos na incursão como
aquela que possui maior dependência da surpresa, pois está implícito que a
retirada da área deve efetuar-se antes que o inimigo possa organizar-se para
esboçar reação. A concentração é o princípio que envolve a mensuração de meios
de pessoal e material - aéreos, navais e terrestres - que venham a permitir, em
face das possibilidades de oposição que o inimigo possa oferecer em cada
situação, conquistar e manter a cabeça-de-praia e, dessa forma, atingir o
propósito da missão. Tal princípio, no entanto, deverá ser balanceado com o
princípio da Economia de Meios, prevalecendo é claro, o primeiro.
O princípio do Controle deve
ser especialmente observado quando a operação contar com mais de uma força, e
também no que diz respeito ao controle da esquadra de apoio e dos meios
anfíbios, pois a unidade de comando e controle (C2) deve ser sempre buscada. A
história nos mostra a participação dos exércitos neste tipo de operação, como
por exemplo no desembarque da Normandia em 1944, o que requer treinamento
especial. Considerando o poderio inicial pequeno das forças de desembarque
durante as primeiras horas do assalto, fica ressaltada a vital importância da
participação da esquadra de apoio para a consecução de uma operação deste tipo,
lançando as ED e meios aéreos, bem como proporcionando fogo de apoio. Após o
desembarque, a participação da força naval será de mais focada no apoio
logístico. Desta forma, fica evidente a necessidade de fina sintonia (vital)
entre os comandos das forças navais e de desembarque, com subordinação óbvia.
Quando forças singulares diversas estão envolvidas, o problema do
estabelecimento das relações de comando fica majorado, mas nenhum tipo de
operação será mais propício de se tornar combinada do que esta. Até mesmo em uma
incursão de pequena envergadura como na operação "Desert One", para
resgate dos reféns no Irã, grande parte do insucesso foi atribuído à falta de
unidade de comando e imprópria organização da cadeia de relações.
Em operações de grande
vulto, com outras forças singulares e multiplicidade de meios, deve-se durante
o planejamento dispensar especial atenção ao princípio da Simplicidade. Com a
tendência moderna de se realizarem campanhas cada vez mais abreviadas e com
aviso prévio mínimo, deve-se ter sempre em consideração o princípio da
Prontidão, visando-se ter forças para operarem com um tempo de mobilização bem
pequeno. Os demais princípios de guerra afetam às operações anfíbias
praticamente na mesma forma que os demais tipos de operações.
Condicionamentos de Emprego
Muitos são os fatores que influenciam
ou podem, até mesmo, determinar a forma de condução destas operações. Dentre
eles temos os fatores geográficos, a disponibilidade de material adequado, a influência
de estrategistas famosos e as preferências pessoais dos planejadores.
Os fatores geográficos são os
mais óbvios deles, e mais fáceis de analisar. O teatro de operações do Pacífico
na 2ª Guerra Mundial certamente condicionava a utilização sucessiva de
desembarques anfíbios como único meio de operação, devido as grandes distâncias
e características oceânicas. No que concerne ao Atlântico, outras estratégias
poderiam ter sido adotadas. As situações peninsulares da Itália, Noruega,
Coréia e Vietnam também propiciam a adoção de uma estratégia de guerra conduzida
pelo litoral. Faltou visão aos líderes americanos no teatro de operações do
Vietnam, em 1972, quando oportunidade idêntica à lncheon se apresentou na
primeira ofensiva do Vietnam do Norte, com suas forças organizadas como tropa
regular, empregando táticas convencionais. É difícil saber porque tal
oportunidade foi perdida e em que nível influiria no resultado final do
conflito. Podemos afirmar, no entanto, que a perda dessa oportunidade acelerou
a campanha a favor das forças comunistas. Algumas das características da área
de operações desfavorecem uma operação anfíbia, como a batimetria e a
oceanografia costeira, a topografia das praias, as marés e correntes das
regiões em análise, a existência de densas florestas litorâneas, etc. Em lncheon,
inúmeros eram os fatores desfavoráveis, e chegou-se a dizer que "se aquela
operação houvesse sido planejada na Escola de Guerra, não faltariam traços
vermelhos no exercício e, certamente, seria considerada como um absurdo". No
entanto poucos desembarques foram tão bem sucedidos e os lucros auferidos tão
valiosos.
A disponibilidade de
material também condiciona de forma bastante forte as operações. Apesar de
disporem de fartos meios, os aliados por diversas vezes tiverem de adiar o
desembarque no norte da França. A introdução de helicópteros de grandes
dimensões e os veículos sobre colchão de ar vieram diminuir a dependência das operações
anfíbias das restrições impostas por características hidrográficas e
oceanográficas, transformando as costas em grandes portas de acesso. Conquanto
para as embarcações de desembarque convencionais apenas 17% das costas permitem
abicagem, com o emprego de "hovercrafts", esse percentual ascende a
70%, e para o helicóptero não existe linha de desembarque inexpugnável.
Os principais estrategistas
militares nunca fizeram inteira justiça às operações anfíbias. Eles sempre
procuraram "departamentalizar" a guerra em terrestre, naval e aérea.
Enquanto uns defendiam que a pressão ativa e passiva exercida pelo peso das
belonaves nos mares conduziria à vitória, outros preconizavam que uma idêntica
pressão, quando exercida por meio de ataques aéreos concentrados contra
cidades, centros de grande densidade populacional e áreas de concentração de
indústrias, iriam aterrorizar as populações que impeliriam seus governos na
busca de rendição. Estas teorias desses pensadores tiveram forte influência na
condução das campanhas.
Executando a Operação Anfíbia
Caracterizada como a mais difícil e melindrosa das operações militares, as operações anfíbias detém esta alcunha devido a fragilidade de suas bases de lançamento a partir de meios flutuantes (e vulneráveis); da impossibilidade recuo depois da operação ser iniciada e da relativa fragilidade das forças que a executam, que chegam a praia em vagas e aumentam seu poder de combate gradativamente a medida que mais efetivos conseguem atingir terra firme. Outro fator de vulnerabilidade é a provável complexidade na cadeia de comando da operação, que primariamente é composta por uma força anfíbia e uma força puramente naval, mas pode ainda ser integrada por várias forças diferentes seja no meio naval como no anfíbio, e de mais de uma nacionalidade.
A partir de um grupo-tarefa naval uma força de combate terrestre e seus meios de suporte ao combate devem ocupar uma cabeça-de-praia com poder suficiente para lá se manter com seus próprios meios, em profundidade adequada e assegurar que forças subsequentes possam desembarcar em segurança. Para tanto, devem contar com o apoio de uma força naval que lhe proporcionará cobertura, meios de desembarque, suporte logístico e relações de comando e controle. Esta força naval poderá ainda ser reforçada por meios da força aérea igualmente proporcionando cobertura, fogos de apoio e transporte de tropas aeroterrestres. Todas estas forças componentes devem ser eficientemente coordenadas e possuírem relações de comando bem definidas e adequadamente integradas por meios de ligação modernos e eficazes.
Estas operações são caracterizadas por 5 fases: planejamento, ensaio, embarque, travessia e assalto. O planejamento ocorre durante toda a operação, porém com intensidade maior nos períodos que antecedem ao desembarque. As fases se dão de forma sobreposta e cada uma delas predomina em determinados períodos da operação.
Coleta de Inteligência e Planejamento
Como toda operação militar, as operações anfíbias se iniciam com seu planejamento e coleta de inteligência com o provável envio de operadores ao local de desembarque. Os planejadores devem observar, além do que é feito em outras operações, das especificidades inerentes a operação em si e a missão em questão, pois será necessária coordenação minuciosa entre as diversas forças componentes. O apoio logístico virá igualmente do mar e apresentará dificultadores específicos, como a exigência de portos em muitos casos e a necessidade de transportar grande quantidade de suprimento enquanto estes não estiverem disponíveis. Na operação Overlord os aliados construíram portos “portáteis” (Portos Mulberry) na Gra-Bretanha e os rebocaram até as costas francesas para uso enquanto o porto de Cherbourg ainda não estivesse disponível. A sincronização entre os fogos navais, aéreo e de artilharia com os movimentos em terra é vital e evitará o fratricídio, bem como contribuirá para uma maior sinergia dos meios de desembarque e de apoio. A construção do dispositivo da cabeça de praia, extremamente vulnerável nas primeiras horas devido ao tempo que leva para desembarcar todos os meios necessários é um problema que deve ser bem planejado. Outro fator de incerteza é a possível falta de contato inicial entre os oponentes, que dificultará a obtenção de informes, mas facilitará o desembarque pela falta de oposição. E por fim a necessidade de planejamento simultâneo em todos os escalões sem que o planejamento final do alto comando esteja concluído, sob pena de retardar demais a operação. Os planejadores deverão definir prioritariamente as informações iniciais e distribuí-las aos operadores como ordens fragmentárias a fim de que estes possam iniciar os seus planejamentos específicos como: Os Objetivos a serem alcançados, as unidades e meios envolvidos, as linhas e áreas de desembarque (praias) e zonas de lançamento e aterragem, a extensão das cabeças de praia e serem consolidadas, o dia e hora prováveis dos embarques e desembarques, e os locais de embarque de cada unidade. Após estas definições iniciais se procedem os planejamentos detalhados, seja no alto escalão como nas unidades operadoras. O planejamento é uma atividade constante e só se encerra quando a operação estiver concluída. Vale-se dizer que a dependência de condições meteorológicas favoráveis é total, bem como de marés e outros fatores naturais.
Estabelecimento da Superioridade Aérea e Naval
O controle da área marítima e de espaço aéreo que influenciará na operação deve ser assegurado, evitando-se que as forças em operação sejam inviabilizadas antes mesmo de deixarem os seus transportes. Bombardeiros táticos inimigos e submarinos serão as maiores ameaças. É sempre desejável que as áreas de operações estejam dentro do alcance da cobertura aérea baseada em terra, seja para permitir o apoio aéreo aproximado (CAS) ou para a obtenção da superioridade aérea, ou se não for possível, contar com aviação embarcada capaz de desempenhar este papel. Na operação Overlord as áreas da Normandia e de Pas de Calais satisfaziam esta condição, porém as áreas ao sul da Bretanha ficavam fora do alcance, o que diminuiria o poder das forças de invasão. Meios navais com vocação de defesa antiaérea também são valiosos.
Ensaio, Embarque e Travessia
Se segue o ensaio, o embarque e a travessia, período durante o qual as forças tem suas habilidades consolidadas e seus meios são aferidos para posteriormente serem embarcados nos navios e aeronaves previamente designados. No ensaio se testam procedimentos novos e se consolidam os tradicionais, confere-se a validade e adequação dos planos e se cronometram o tempo das ações. Ocorrem antes do embarque, principalmente em ações mais específicas que exijam terreno preparado e também podem ocorrer durante a travessia. A travessia deve contar com meios de escolta e cobertura proporcionados pela frota de apoio.
Operações de Preparação
Ações preparatórias são desencadeadas antes da chegada da força de desembarque, como o envio de comandos para, por exemplo, destruírem alvos específicos como uma ponte que retardaria a chegada de reforços, o que pode denunciar a execução da operação. Elementos balizadores farão o reconhecimento dos pontos de desembarque e sinalizarão às vagas de assalto seus itinerários e pontos de abicagem. Bombardeios preparatórios por artilharia naval e de apoio aéreo procederão a debilitação das defesas, facilitando o desembarque das forças anfíbias. Operação de contramedidas de minas, sejam navais como terrestres, também devem ser efetuadas antes que as vagas de assalto cheguem à terra. Tropas de cobertura, para proteção de flancos e domínio de pontos capitais poderão ser infiltradas por meios aéreos, sejam de asas rotativas ou lançadas por paraquedas, garantido a proteção contra a chegada de reforços. Na operação Overlord, as divisões aeroterrestres aliadas garantiram a posse de pontes para o avanço pós-desembarque.
Os fogos de apoio são inicialmente proporcionados pelos meios navais e aéreos, sendo o fogo dos meios orgânicos possível apenas após as primeiras fases do desembarque quando unidades de apoio já estiverem em terra e áreas para seu desdobramento disponíveis. Operações de características especiais também são amplamente empregadas por forças especialmente adestradas (forças especiais), buscando informações, destruindo alvos pontuais e checando as condições de abicagem dos grandes meios anfíbios, entre outras.
Ao desembarcarem as forças poderão ou não enfrentarem resistência dos defensores, sendo importante que se lancem ações que visem impedir o envio de reforços, como a destruição de pontes e interdição de gargalos de fluxo de tráfego por meios adequados; direcionamento de fogo de apoio a alvos de alto valor como artilharia de costa inimiga e outros elementos dificultadores, destruição da estrutura de comunicações e outros. Estas ações podem ser coordenadas e/ou executadas por elementos infiltrados por meios aéreos ou mergulhadores de combate em incursões incógnitas, e também por forças de resistência.
Desembarque
O desembarque se fará através do lançamento de blindados anfíbios, hovercrafts, embarcações de desembarque (ED) e meios de asas rotativa. As forças inimigas que defendem os locais de desembarque já devem estar pontualmente debilitadas pelas ações de preparação. A força de desembarque deve contar com superioridade significativa sobre estas forças de defesa. As áreas escolhidas para desembarque devem oferecer condições para desdobramento do dispositivo defensivo que assegure a integridade a força desembarcada, além de suficiente vias de acesso para fora da praia a fim de que se possa estabelecer um perímetro seguro de desembarque (cabeça de praia). No desembarque da Normandia o terreno depois da praia foi alagado dificultando a progressão, e os planejadores não levaram em consideração a “sebes” (cercas vivas) ali existentes o que obrigou às forças a improvisarem meios de transposição. Após o desembarque inicial, a força-tarefa anfíbia deve ter condições de prestar apoio tático e logístico contínuo as forças desembarcadas, que poderão ou não estabelecer as condições para o desembarque de uma força maior e mais poderosa. Por fim ficam estabelecidas condições para que navios de maior porte possam desembarcar sua carga diretamente nas praias, proporcionando uma maior velocidade às operações. O apoio logístico é vital ao sucesso, e a tropas deverão levar consigo meios de se manterem por um tempo mínimo, até que as linhas de suprimento comecem a funcionar, o que deverá ser implementado o mais depressa possível. A falta de munição ou combustível poderá comprometer toda a operação. Os embarques, da mesma forma, deverão ser feitos em ordem inversa aos desembarques, sempre que houver prioridade de meios.
Consolidação da Cabeça de Praia
A progressão ao interior deve ser feita na maior velocidade possível, sem perder o ímpeto inicial, normalmente até que seja estabelecida a ligação com as tropas precursoras aerolançadas. Esta progressão deve ser balanceada com a capacidade dos meios disponíveis em assegurar a segurança das vanguardas e de forma a não estrangular a "cauda" logística. Deve ser estendida até os limites planejados para assegurar um perímetro "seguro" para o desembarque nas tropas subsequentes ou se estas não existirem até onde seja necessário para a consolidação de uma cabeça-de-praia segura. As operações serão consideradas concluídas quando os objetivos estabelecidos forem atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário