No dia 3 de abril, seguinte ao desembarque argentino nas ilhas, instalou-se uma crise política nos altos escalões do governo britânico. Margaret Thatcher foi acusada de ter subestimado os acontecimentos nas ilhas Geórgia do Sul e os indícios das intenções argentinas. Na verdade estes acontecimentos já vinham sendo acompanhados de perto pelos britânicos e algumas medidas já haviam sendo tomadas. Alguns políticos vestiram "saia justa" e outros perderam seus cargos
Os preparativos para uma invasão haviam sendo notados por satélites americanos e repassados ao serviço secreto de sua majestade, que acompanhava as movimentações. No dia 29 SSNs da Royal Navy receberam ordem suspenderem de suas bases rumo ao Atlântico Sul. O HMS Spartam partiu em 48 horas rumo a Gibraltar, o HMS Splendid seguiu no dia 1º e o HMS Conqueror no dia 4. A uma velocidade média de 23 nós o Spartam só chegaria às imediações de Port Stantey no dia 12, tarde demais para frustrar a provável invasão.
Dia 29 também iniciaram-se os estudos para composição de uma força-tarefa que rumaria ao Atlântico sul. Considerou-se que seriam necessários todos os meios disponíveis como porta-aviões e meios anfíbios. Em manobras ao largo de Gibraltar, a 1ª Flotilha com cerca de 20 navios foi considerada como sendo o núcleo de uma frota capaz de cumprir esta missão. Estes navios já acumulavam alguns dias de mar pois estavam operando, e demandavam manutenção junto a suas bases. No entanto, devido a urgência da situação, tiveram que se deslocar ao outro extremo do hemisférios para operar por mais 2 meses em condições atmosféricas desfavoráveis. O comandante da frota chegou a notificar o alto comando em Londres, alguns dias antes da capitulação argentina, que teria que abandonar a área de operações devido a precariedade das condições de muitos de seus navios, entre eles os porta-aviões, se o conflito não se resolvesse nos próximos dias.
Dia 31 iniciou-se um período frenético de preparação do HMS Hermes que estava em Portsmouth para reforma e do HMS Invencible, recém chegado de exercícios no mar. Improvisações de todos os tipos para adequar os navios a missão foram implementadas, pois o Almirante Sir Henry Leach, primeiro lorde do almirantado, prometeu ao gabinete da ministra que até o dia 5 eles estariam em condições de se lançarem ao mar. Conforme o prometido, acompanhado dos anfíbios Fearless e Intrepid, o núcleo capitânea da FT partiu de Portsmouth, sob o comando do Alte. Sir John Sandy Woodward. Foram precedidos em dias anteriores pelo navio-tanque Tidespring, o submarino diesel-elétrico Onyx e o navio de apoio logístico Sir Geraint, por inciativa do comandante da Royal Navy.
Seguiram navios logísticos de desembarque e os transatlânticos SS Camberra e Queen Elizabeth II para transporte de tropas e o SS Uganda convertido em navio-hospital, entre outros mercantes, que embarcaram a Brigada Commando 3 dos Royal Marines e os 2º e 3º Batalhões de Paraquedistas, tropas com blindados leves e artilharia, além de equipes do SAS e SBS. Navios civis de vários tipos foram rapidamente mobiliados com pistas de pouso para helicópteros e meios de reabastecimento no mar, 48 no total. As improvisações implementadas não partiram do zero, visto que a RN já tinha planos para operar em águas distantes sem o apoio de bases navais, com a utilização de navios complementares, devido ao reduzido número que a RFA dispunha. Eles complementaram as 22 unidades de navios tanques, logísticos e navios-hospital da RFA (Royal Fleet Auxiliary).
Somaram-se a FT os contratorpedeiros e fragatas provenientes da 1ª flotilha e outros complementares. Durante o deslocamento pelo Canal da Mancha os navios continuaram a receber suprimento por helicópteros, guarnições aéreas de Caças Sea Harrier da RN. Ao todo, mais de 38 navios de guerra acrescidos de 22 logísticos da RFA e 48 mercantes requisitados ao serviço civil seguiram para o sul do Atlântico, totalizando 114 navios num primeiro momento. Dia 12 de abril foi declarado o bloqueio aéreo e naval em torno de 200 milhas da ilhas com as chegada do primeiro SSN, e no dia 30 de abrir a frota britânica já estava em condições de começar a operar nas proximidades de Port Stanley, efetuando os primeiros contatos em 1º de maio.
Composição da British Task Force no conflito das Falklands/Malvinas
| Porta Aviões (2) | |||
| HMS Hermes | |||
| 706 NAS | 4 Sea Kings | ||
| 800 NAS | 12 Sea Harrier | ||
| 809 NAS (-4) | 4 Sea Harrier | ||
| 826 NAS | 12 Sea King | ||
| 846 NAS | 6 Sea King | ||
| HMS Invincicle | |||
| 801 NAS | 8 Sea Harrier | ||
| 809 NAS (-4) | 4 Sea Harrier | ||
| 820 NAS | 10 Sea King | ||
| Anfíbios-Doca (2) | |||
| HMS Intrepid | |||
| 4 LCVP | |||
| 4 LCU | |||
| HMS Fearless | |||
| 4 LCVP | |||
| 4 LCU | |||
| Destróieres e Fragatas (23) | |||
| HMS Bristol | Type 82 | ||
| HMS Coventry | Type 42 | ||
| HMS Cardiff | Type 42 | ||
| HMS Exeter | Type 42 | ||
| HMS Sheffield | Type 42 | ||
| HMS Glagow | Type 42 | ||
| HMS Glamorgan | County | ||
| HMS Antrim | County | ||
| HMS Brilliant | Type 22 | ||
| HMS Broadswoord | Type 22 | ||
| HMS Active | Type 21 | ||
| HMS Antelope | Type 21 | ||
| HMS Ardent | Type 21 | ||
| HMS Ambuscade | Type 21 | ||
| HMS Avenger | Type 21 | ||
| HMS Arrow | Type 21 | ||
| HMS Alacrity | Type 21 | ||
| HMS Andromeda | Leander | ||
| HMS Argonaut | Leander | ||
| HMS Minerva | Leander | ||
| HMS Penelope | Leander | ||
| HMS Yarmouth | Rothesay | ||
| HMS Plymouth | Rothesay | ||
| Quebra Gelos (1) | |||
| HMS Endurance | |||
| SSN (5) | |||
| HMS Conqueror | Churchill | ||
| HMS Courageous | Churchill | ||
| HMS Spartam | Swiftsure | ||
| HMS Splendid | Swiftsure | ||
| HMS Valiant | Valiant | ||
| SS (1) | |||
| HMS Onyx | Oberon | ||
| Mineiros (5) | |||
| HMS Cordella | |||
| HMS Farnella | |||
| HMS Junella | |||
| HMS Junella | |||
| HMS Northella | |||
| HMS Pict | |||
| Auxiliares (5) | |||
| HMS Hecla | |||
| HMS Herald | |||
| HMS Hydra | |||
| HMS Leeds Castle | |||
| HMS Dumbarton Castle | |||
| Real Frota Auxiliar (22) | |||
| RFA Olna | Tanques | ||
| RFA Olmeda | Tanques | ||
| RFA Tidespring | Tanques | ||
| RFA Tidepool | Tanques | ||
| RFA Blue Rover | Tanques | ||
| RFA Appleleaf | Tanques | ||
| RFA Brambleleaf | Tanques | ||
| RFA Bayleaf | Tanques | ||
| RFA Plumleaf | Tanques | ||
| RFA Pearleaf | Tanques | ||
| RFA Sir Lancelot | Transporte de desembarque | ||
| RFA Sir Geraint | Transporte de desembarque | ||
| RFA Sir Percival | Transporte de desembarque | ||
| RFA Sir Tristan | Transporte de desembarque | ||
| RFA Sir Galahad | Transporte de desembarque | ||
| RFA Sir Bedivere | Transporte de desembarque | ||
| RFA Regent | Suprimento | ||
| RFA Resource | Suprimento | ||
| RFA Fort Austin | Suprimento | ||
| RFA Fort Grabge | Suprimento | ||
| RFA Stromness | Suprimento | ||
| RFA Engadine | Oficina | ||
| Royal Maritime Auxiliary Services (2) | |||
| RMAS Typhoon | |||
| RMAS Goodsander | |||
| Requisitados do serviço civil (46) | |||
| SS Camberra | transatlântico como transporte de tropas | ||
| SS Uganda | transatlântico como hospital | ||
| RMS Queen Elizabeth | transatlântico como transporte de tropas | ||
| Elk | Ferry | ||
| Norland | Ferry | ||
| Baltic Ferry | Ferry | ||
| Europe Ferry | Ferry | ||
| Nordic Ferry | Ferry | ||
| Ragatira | Ferry | ||
| St Edmund | Ferry | ||
| Tor Caledonia | Ferry | ||
| Astronomer | Porta Conteiner | ||
| Atlantic Conveyor | Porta Conteiner | ||
| Atlantic Causeway | Porta Conteiner | ||
| Contender Besant | Porta Conteiner | ||
| MV Mirmidon | Porta Conteiner | ||
| Avelona Star | Transporte | ||
| Geestport | Transporte | ||
| Laertes | Transporte | ||
| Lycaon | Transporte | ||
| Saxonia | Transporte | ||
| Strathewe | Transporte | ||
| St. Helena | Transporte | ||
| Alvega | Petroleiro | ||
| Anco Charger | Petroleiro | ||
| Balder Londres | Petroleiro | ||
| British Avon | Petroleiro | ||
| British Dart | Petroleiro | ||
| British Esk | Petroleiro | ||
| British Tamar | Petroleiro | ||
| British Test | Petroleiro | ||
| British Tay | Petroleiro | ||
| British Trent | Petroleiro | ||
| British Wye | Petroleiro | ||
| Eburna | Petroleiro | ||
| Fort Toronto | Petroleiro | ||
| G.A. Walker | Petroleiro | ||
| Scottish Eagle | Petroleiro | ||
| Empresa Britânica III | Rebocador | ||
| Iris | Rebocador | ||
| Irishman | Rebocador | ||
| salvegeman | Rebocador | ||
| Stena Inspector | Rebocador | ||
| Stena Seaspread | Rebocador | ||
| Wimpey Seahorse | Rebocador | ||
| Yorkshire | Rebocador | ||




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